Pedido de nacionalidade aprovado - E agora?

Bom dia, pessoal! Meu pedido de cidadania através do ACP foi aprovado! E recebi o seguinte comunicado por email:

"O Arquivo Central do Porto tem o prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso. Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá requerer em qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal e através do site http://www.civilonline.mj.pt/, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC). Para agendar o pedido de cartão de cidadão aceda a https://agendamento.irn.mj.pt/, escolha o local, dia e hora que lhe for mais conveniente."

Fiquei em dúvida sobre os próximos passos e se posso continuar fazendo o resto SEM precisar do Consulado. As dúvidas são as seguintes:

1) Na finalização do processo, tem uma mensagem que diz que foi enviada uma notificação de registo pro meu endereço. Talvez eu precise esperar primeiro esse número de registo chegar por correspondência pra pedir os outros documentos, né?

2) Preciso depois fazer um pedido de "certidão de nascimento" portuguesa pelo CivilOnline, como se eu tivesse nascido lá?

3) Depois da certidão de nascimento, já posso fazer o pedido do cartão-cidadão? Mas tem que ser presencialmente em Portugal? Porque eles falam no email em agendamento. Em caso de ter que ser presencial, eu poderia fazer pelo Consulado?

Queria também aproveitar pra agradecer toda a ajuda que recebi até agora neste grupo!

Abraço.

Karina

Comentários

  • @baiucha82 , tudo bem?

    Respondendo seus questionamentos:

    1) Na finalização do processo, tem uma mensagem que diz que foi enviada uma notificação de registo pro meu endereço. Talvez eu precise esperar primeiro esse número de registo chegar por correspondência pra pedir os outros documentos, né?

    Resp.: Verifique se você não recebeu por e-mail o registro. Caso não tenha recebido, pode ser que ACP tenha encaminhado por carta. Geralmente a carta se extravia ou demora a chegar. Sendo assim, e dependendo da sua urgência, sugiro que peça o registro no civil online.

    2) Preciso depois fazer um pedido de "certidão de nascimento" portuguesa pelo CivilOnline, como se eu tivesse nascido lá?

    Resp.: Não, você coloca os dados do seu nascimento aqui mesmo.

    3) Depois da certidão de nascimento, já posso fazer o pedido do cartão-cidadão? Mas tem que ser presencialmente em Portugal? Porque eles falam no email em agendamento. Em caso de ter que ser presencial, eu poderia fazer pelo Consulado?

    Resp.: Você pode fazer o pedido do passaporte e do cartão cidadão aqui no Brasil mesmo ou em Portugal. A maior dificuldade de se pedir no Brasil consiste no fato de ser muito difícil conseguir agendamento para tanto junto aos consulados. Mais uma vez, dependendo da sua urgência e disponibilidade, pode ser mais vantajoso solicitar diretamente em Portugal. Lembrando que em qualquer hipótese, no Brasil ou em Portugal, a solicitação deverá ser feita presencialmente.

  • editado August 2022

    @baiucha82

    Karina, em que cidade tu moras?

    Só para reforçar o que disse o Ricosne, com mais detalhes.

    Dependendo de onde tu moras, o correio pode demorar muito. Mesmo em centros como Rio ou São Paulo demoram 28 dias ou mais pelo correio e muitos se extraviam. A sua carta enviada em 28/12, demorou quase 2 meses para chegar lá, por volta de 21/02/22.

    Por isso, o melhor para você seria pedir o assento português pelo CivilOnline, e imprimir em casa. Custa €10, lhe entregam em 24h úteis, e a chegada é garantida. Você mesma imprime em casa. Se chegar a outra depois pelo correio, ótimo. Mas tendo recebido antes, tu tens tempo de pedir que consertem. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Tú podes fazer o Cartão de Cidadão e Passaporte (PEP) quando queiras. Só faz presencialmente, num consulado ou em PT na conservatória. Em qualquer dos dois, tu tens que agendar antes, geralmente é pelo link que lhe enviaram. Também depende de onde moras. A maioria das pessoas faz pelo consulado. Alguns poucos aproveitam uma viagem a PT, e reservam 2-3 dias para fazer os documentos lá.

    E alguns nem fazem o CC e PEP, porque só desejam é garantir o direito para as próximas gerações, e para isso ter o assento é suficiente.

    Qual é o teu desejo, e onde moras?

  • Obrigada, Ricosne e Gandalf!

    Ah, então vou solicitar pelo CivilOnline o meu assento! Já que é mais rápido e mais garantido.

    Depois de obter o meu assento (certidão de nascimento), devo agendar uma ida presencial a um Consulado pra pedir cartão cidadão e passaporte português, certo? Essa era a minha principal dúvida.

    Em relação a onde moro, essa pergunta está cada vez mais difícil de responder, porque estou me dividindo entre RS e BA. Mas fiz o processo com base no meu endereço no RS (cidade de Rio Grande). Acredito que eu não possa fazer isso em qualquer Consulado, porque eles costuma pedir comprovante de residência pra conseguir agendar. Então acho que o meu único caminho seria o Consulado de Porto Alegre.

  • Gandalf, tu escreveu ali que "Mas tendo recebido antes, tu tens tempo de pedir que consertem. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1".

    "Consertar" te referes a caso a certidão tenha algum erro?

  • @baiucha82

    Bah-ia guria, eu percebi o sotaque... Rsrsrs

    No inverno dos pampas, 2 graus, o gaúcho senta e toma um chimarrão pra espantar o frio.

    No inverno baiano, 32 graus, o gaúcho senta e toma um chimarrão pra espantar o frio.

    Pelo que sei, o consulado na BA funciona muito melhor que o do RS. Tal como a Leticialele lhe mandou na notícia recente.

  • @gandalf , já nem sei se mais gaúcha ou mais baiana. Ehehehhe!

    Estou pensando em fazer por aqui mesmo o resto do processo!

    Inverno aqui na Bahia tá massa! Rsrsrs.

    Obrigada!

  • @Leticialele , vou olhar agora o link, obrigada! :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.