Não encontro a certidão de nascimento da minha avó brasileira

Bom dia, tudo bem?

Eu estou em busca da cidadania portuguesa para a minha avó por ela ser neta de português.

Eu encontrei todas as certidões necessárias, inclusive até certidões que não são exigidas para o processo de nacionalidade portuguesa.

A única certidão que não encontrei é a de nascimento da minha avó.

Eu tenho certeza de que a certidão de nascimento da minha avó existe e já fiz de tudo para encontrá-la, mas está impossível.

Cheguei até a encontrar as certidões de nascimento de 5 dos irmãos da minha avó. Até pedi busca nos cartórios onde estão essas 5 certidões, mas disseram que a da minha avó não está neles.

Eu não sei mais o que fazer, sinto que gastei tempo e dinheiro em vão.

Vou listar abaixo tudo o que já tentei fazer para encontrar a certidão de nascimento da minha avó.

Caso alguém tenha alguma sugestão do que fazer, ficarei grato.




01. Pedi busca em 29 cartórios

02. Pesquisei no site do SIAN (provavelmente a minha avó foi registrada em algum cartório da baixada fluminense, mas mesmo assim ainda fiz buscas no site do SIAN)

03. Fui no Arquivo Nacional (provavelmente a minha avó foi registrada em algum cartório da baixada fluminense, mas mesmo assim fui no Arquivo Nacional)

04. Emiti a certidão de casamento da minha avó no formato inteiro teor digitada (só consta que ela é do estado do Rio de Janeiro)

05. Tentei desarquivar o casamento da minha avó (os documentos foram incinerados)

06. Pedi busca no colégio aonde a minha avó estudou (o colégio perdeu os documentos da época em que a minha avó estudou)

07. Emiti a certidão de casamento religioso (só consta que ela é do estado do Rio de Janeiro)

08. Emiti a certidão de batismo (não diz nada)

09. Fui na cúria da igreja católica (não possuem uma cópia da certidão de nascimento dela)

10. Fui na Catedral de São Sebastião do RJ (não possuem uma cópia da certidão de nascimento dela)

11. Fui na sede do Detran do Rio de Janeiro (embora ela nunca tivesse tido um RG emitido pelo Detran)

12. Fui no Instituto Félix Pacheco

13. Minha avó nunca teve identidade de solteira e nem civil

14. Minha avó nunca trabalhou de carteira assinada

15. Fui na Corregedoria

16. Pesquisei no site do Detran

17. Pesquisei no site FamilySearch (o site nao tem registros da época em que a minha avó nasceu)

18. Fui pessoalmente até um CHF do FamilySearch

Comentários

  • @jonatasb

    só faltou vc colocar os dados dela aqui para obter ajuda

  • @mabego Já criei um tópico aqui no fórum com os dados da minha avó pra ver se achavam a certidão de nascimento dela, mas como não obtive nenhuma resposta sobre a certidão dela, acredito que ninguém tenha encontrado.

    Acho que no meu caso é só indo nos cartórios mesmo.

    Eu já fui em 29 cartórios e todos disseram que não encontraram, mas eu não confio muito nas buscas dos cartórios.

    No dia que eu fui ver o resultado da busca que pedi no cartório do Tanque - RJ, uma senhora ouviu a minha conversa com a pessoa que faz as buscas.

    Quando eu estava indo embora, ela me chamou num canto e falou que aquele cartório fazia as buscas de qualquer jeito, que ela também tinha pedido uma busca e tinham falado que não encontraram.

    Ai ela foi no colégio e conseguiu encontrar uma cópia da certidão lá e constava que a pessoa tinha sido registrada no cartório do Tanque - RJ.

    Acredito que o mesmo deve ter acontecido comigo.

    Infelizmente não tenho uma cópia da certidão ou os dados dela. Estou refém da boa vontade dos cartórios de fazerem a busca.

  • @jonatasb

    é sempre mais acertivo vc abrir um único tópico, pois em vários... se perde a linha de raciocínio.

  • @Leticialele Sim, até emiti uma segunda via da certidão de batismo da minha avó e da irmã dela.

    Pelo o que eu vi, no Family Search os registros de nascimento na baixada fluminense vão até 1931. A minha avó nasceu em 1950.

  • @Leticialele e @mabego Quando eu fui no Arquivo Nacional, o funcionário que me atendeu me disse que muitos cartórios do Rio de Janeiro nem fazem as buscas ou fazem de qualquer jeito, mesmo a gente pagando.

    Vocês tem alguma recomendação do que eu posso fazer nessa situação?

  • @jonatasb Partindo da premissa que você já fez todos os procedimentos administrativos cabíveis, a lei de registro publico permite que se possa RESTAURAR, SUPRIR OU RETIFICAR um registro civil para certidão de nascimento, matrimonio ou óbito. eu entraria com um pedido judicial, mas antes disso, tente entrar com contato com parentes distantes, eu só consegui os documentos para o meu processo, pois entrei em contato com o primo de 2° grau de meu avô.


    é muito provável que os cartórios do rio de janeiro estejam de má vontade, afinal, são raros os cartórios do Brasil que não agem assim, se a sua mãe/ pai for natural do RJ, veja em qual cartório ela/ele foi registrado (a) e entre em contato com o mesmo e solicite encarecidamente para o atendente, explique sua situação, se nada funcionar, entre com o pedido judicial, pois também há a possibilidade do registro ter se perdido

  • @jonatasb

    cartórios agem assim não só no Rio de Janeiro.

    Peça a certidão negativa do serviço que vc pediu.

    Sempre procure falar direto com o oficial do cartório.

  • @mabego e @VitorAlmeida Entendi, Obrigado!

    @Leticialele Tem como você me enviar uma mensagem privada? Eu gostaria de conversar com você no privado por você ser moderadora, mas as mensagens privadas não estão disponíveis para mim.

  • Estou na mesma situação. O único cartório de Canutama/AM diz não encontrar o assento de nascimento da minha bisavó, a filha do português, nascida em 1912, mas encontraram o casamento dos pais dela realizado em 1908. Já emitiram até certidão negativa de registro dela. Só tenho o assento de batismo dela na paróquia da cidade, mas nele só vem a assinatura do padre, não tem assinatura dos pais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.