Quem pode preencher o requerimento para transcrição de casamento ?
Sou bisneto de portuguesa já falecida, estou com as certidões de nascimento e casamento ambas emitidas e apostiladas.
No entanto preciso preencher o requerimento e não sei se posso preencher eu mesmo ou se precisarei pedir que meu avô preencha e assine.
Uma outra dúvida, vi em comentário do @gandalf que eu precisaria da certidão de óbito de meus bisavós para eles aceitarem o requerimento.
Pretendo solicitar em santos pois aparentemente o prazo é bem mais curto que em SP.
Dizem que é em torno de 1 mês em Santos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@DanielLopes , como bisneto, você não tem legitimidade para solicitar a transcrição.
O filho (manda cópia da identidade) ou o neto (manda certidão de nascimento inteiro teor) é que podem assinar o requerimento.
Pode apenas transcrever o casamento. Como a averbação do óbito é gratuita, pode mandar os documentos juntos com os da transcrição.
@Leticialele Então eu preciso das certidões de óbito de ambos meus bisavós também ? Ambas apostiladas tbm ?
@DanielLopes , se vai averbar os õbitos, sim! E de um requerimento específico, que você pode pegar no site do Consulado.
@Leticialele COmo eu faço pra anexar a certidão do Civil online na transcrição de casamento ?
@DanielLopes , não compreendi muito bem sua dúvida.Para o processo de transcrição, você pode mandar uma cópia impressa da certidão do civil online OU apenas mandar o número da certidão, no formato XXXXX/XXXX e a Conservatória que emitiu. Recomendo, no entanto, que mande a cópia impressa.
Uma ultima pergunta @Leticialele
Aqui no form de transcrição ele pede a Data de Nascimento dos meus trisavós e essa informação não tenho como obter.
Posso deixar em branco ?
@DanielLopes , sim! O que não estiver na certidão, deixe em branco!