Divórcio
Olá ,
Sou cidadã portuguesa, porém , quando tirei meus documentos há uns anos atrás eu era casada com outra pessoa. ( eu sou a portuguesa , contudo, averbei meu casamento para que ele tivesse direito ). No entanto, agora eu preciso solicitar o divórcio português , e refazer meu cartão cidadão e passaporte ? Ou posso permanecer com estes -devido mudança de sobrenome .
Agradeco !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@DeboraLara21
Você já perguntou em 2020 com o mesmo título. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16929/divorcio
Se você se divorciou no BR e já recebeu a certidão com a averbação da sentença, precisa fazer a homologação dessa sentença em PT.
Você só precisa fazer isso se 1) for se casar novamente; 2) se quiser que o nome no CC e PEP passem a figurar com o apelido atual.
Se fizer antes da renovação, ao renovar o CC e PEP, eles já virão com o nome correto. Demora uns 6-8 meses se ambos assinarem os papeis do divórcio (amigável), e fica mais rápido e bem mais barato (€600-800). Se não fizer agora, e perder o contato com ele, pode ter que fazer litigioso (sem a assinatura dele), e nesse caso demora 8-12 meses, e custa uns 50% a mais.
Nesse momento, isso pode interessar aos dois, e talvez dividir as despesas, ou ele pagar tudo, já que vc o ajudou nessa, sei lá.
Ou você pode ficar esperando que ele venha pedir pra fazer, porque as chances são de que ele vai querer isso antes de você. Hehe