Divórcio

Olá ,

Sou cidadã portuguesa, porém , quando tirei meus documentos há uns anos atrás eu era casada com outra pessoa. ( eu sou a portuguesa , contudo, averbei meu casamento para que ele tivesse direito ). No entanto, agora eu preciso solicitar o divórcio português , e refazer meu cartão cidadão e passaporte ? Ou posso permanecer com estes -devido mudança de sobrenome .

Agradeco !

Comentários

• @DeboraLara21

Você já perguntou em 2020 com o mesmo título. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16929/divorcio

Se você se divorciou no BR e já recebeu a certidão com a averbação da sentença, precisa fazer a homologação dessa sentença em PT.

Você só precisa fazer isso se 1) for se casar novamente; 2) se quiser que o nome no CC e PEP passem a figurar com o apelido atual.

Se fizer antes da renovação, ao renovar o CC e PEP, eles já virão com o nome correto. Demora uns 6-8 meses se ambos assinarem os papeis do divórcio (amigável), e fica mais rápido e bem mais barato (€600-800). Se não fizer agora, e perder o contato com ele, pode ter que fazer litigioso (sem a assinatura dele), e nesse caso demora 8-12 meses, e custa uns 50% a mais.

Nesse momento, isso pode interessar aos dois, e talvez dividir as despesas, ou ele pagar tudo, já que vc o ajudou nessa, sei lá.

Ou você pode ficar esperando que ele venha pedir pra fazer, porque as chances são de que ele vai querer isso antes de você. Hehe

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.