duvida

bom dia pessoal!!

fiz o pedido da certidão de nascimento da minha mãe portuguesa, nascida em Lavos / Figueira da foz pelo e-mail da civil.ffoz com o nome de solteira estou aguardando resposta já fui atendida e estou aguardando.

porém ela é falecida e também foi casada aqui no brasil tenho a certidão de casamento e de óbito dela e quero uma ajuda pra continuar, preciso da minha certidão de nascimento ou a de casada serve sendo que preciso tirar apenas minha cidadania. Será preciso tirar a cidadania do meu pai pra conseguir?

Comentários

• caso sua mãe não seja a declarante na sua certidão de nascimento (geralmente costuma ser o pai), você precisa transcrever o casamento dos seus pais.

• @lauraboia_123 não. Você como filha pode requisitar diretamente. Porém terá que transcrever o casamento de sua mãe caso ela não seja a declarante de seu nascimento até seu 1 ano de vida.

Após isso você poderá enviar sua documentação com formulário à AC do Porto, o processo lá costuma levar 6 meses.

• como posso saber se foi ela a declarante vem na minha certidão de nascimento ?

• editado July 2022

@lauraboia_123 sim, na certidão vem escrito "tal dia tal mes tal ano, nesta cidade e em meu cartório compareceu fulano de tal.. 

Essa pessoa é a declarante.

Exemplo:

• @lauraboia_123

Às vezes até uma certidão de breve relato já indica quem foi o declarante; varia de modelo conforme o local, época etc. Nas nossas tem um campo: "Foi declarante:" e depois vem "o pai", "a mãe", "Fulano de Tal", etc.

Mas se não tiver na de breve relato, a de inteiro teor com certeza vai ter; é uma informação obrigatória dizer quem foi ao cartório registrar a criança.

• Muito obrigado!!! minha é minha declarante sim a minha guerreira, meu pai não queria filha mulher.

• @lauraboia_123 , parabéns para sua mãe!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.