Em caso de adoção do sobrenome do marido, é necessário a transcrição?
Boa tarde a todos.
Gostaria de perguntar se é necessária a transcrição do meu casamento para meu processo de atribuição de cidadania portuguesa como neta de português, tendo em vista que quando me casei, adotei o sobrenome do meu marido.
Obrigada pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pelo que eu entendo, não tem nem como fazer a transcrição antes do processo de cidadania. O que você precisa é verificar se seu casamento está averbado na sua certidão de nascimento de inteiro teor, se não estiver, precisa mandar a certidão de casamento. Daí depois que o processo de cidadania for concluído, você faz a transcrição do casamento pra poder fazer seu passaporte/cartão cidadão e caso também seus filhos queiram a cidadania.
Então não tem problema colocar o Passaporte com nome de casada e as Certidões com nome de solteira?
@MariaClotilde , você vai preencher seu requerimento com o nome de casada, que é o que deve constar no seu RG.
Vai mandar uma ceridão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG ou passaporte que con tenha a filiação.