Certidão Nascimento Paterna / RJ

Olá a todos

A quem possa ajudar.


Estou desesperado em busca da Ceridao de nascimento do meu pai

Ele nasceu no RJ. Já fiz busca em diversos cartórios do RJ mas sem sucesso nenhum.

Ele nasceu e viveu no bairro do Méier , onde inclusive já foi feito busca no cartório do bairro mas sem nenhum sucesso.

Não consta livro, folha ou termos da certidao de nascimento . Somente os dados abaixo e quem puder me dar uma luz de onde e como como conseguir agradeço imensamente.

Obs: No RG so cosnta a certidão de casamento e na certidão de casamento só o RG, já buscamos em escola , órgão de educao do RJ, igrejas até no arquivo nacional.

Temos certeza que ele foi registrado pois foi matriculado em escola , serviu exército etc.

Dados:

Nome: Carlos Moreira

Nascimento: 28/05/1949

Mãe: Verginia Andrade Moreira

Pai : João Moreira

Loca: Rio de Janeiro RJ

Comentários

  • @Carlos_mj

    Verifiquei no óbito do pai João Moreira que deixou 11 filhos, nenhum deles tem a certidão de nascimento?

  • Oi Guilherme, sim conseguimos 1 certidão de nascimento da minha tia ( irmã do meu pai ) , isso poderia ajudar a encontrar a certidão do meu pai ?

  • @Carlos_mj , em que RCPN ela foi registrada? E que ano?

  • @Guilherme Moreira

    Se vc tem a certidão de um dos irmãos deles, comece fazendo a busca no mesmo cartorio.

    No site do Arquivo Nacional, há os registros civis que abrange este ano, tem um site para busca, http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php eu já tentei buscar, mas não achei nada. Como os registros ali são de até 1960, há alguma chance de o registro ter sido feito tardio? Ou até em outro local, sem ser na cidade do RJ?

    Essa arvore é da sua família? https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/GZ5C-WLJ

  • Carlos_mjCarlos_mj Member
    editado August 2022

    Oi Guilherme, a minha tia foi registrada na 10 RCPN no ano de 16/08/1959

  • @Leticialele na 10 RCPN na data de 16/06/1958

  • alias @Leticialele ela foi registrada em 16/08/1959 mas nasceu em casa no dia 16/06/1958 de acordo com o certidao dela

  • @Carlos_mj

    Eu tentei subir os pdfs de abril e maio e junho da 10ª circunscrição, mas não estou conseguindo.

    São os livros 86 e 87 da sede.

    Lembro que a 10ª circunscrição tem uma sucursal. O registro pode estar lá tb.

    Marquei o @CarlosASP para te ajudar nas buscas.

    Carlos, acho que não dá para baixar mais os arquivos pelo Chrome.

    Eu tive que usar outro navegador.

    Abraços a ambos

  • @Carlos_mj

    Eu tentaria no 10 RCPN.

    Pelo Arquivo Nacional eu vi a certidão de Yara, nasceu em 16/06/1959 e foi registrada 2 meses depois em 16/08/1959. O endereço da família aparece como Rua Isolina 348, que é no Méier.

    Mencione que a irmã foi registrada na "sucursal"; eles vão saber do que se trata, O cartório tinha 2 locais, cada um com seus livros separados, o principal e a "sucursal". Se a família sempre registrava os filhos no mesmo lugar, Carlos pode estar nos livros da sucursal também.

    A imagem de todas as certidões está no Arquivo Nacional. A busca pelo DocJud que o @guimoss mencionou não é completa, por vários motivos. Eu só achei a Yara pois você tinha a data do REGISTRO e foi olhar direto as imagens no AN; no DocJud não aparece nada para ela - apesar de estar no AN.

    Se quiser, você pode olhar folha por folha todos os nascimentos da sucursal do 10 RCPN a partir da data do nascimento. Como visto no exemplo de Yara, pode ter que olhar um bom período, se Carlos também foi registrado com o mesmo atraso, Se quiser seguir esse caminho, avise e explicamos como faz.

    Ou então já pede no 10 RCPN uma busca; mencionando que a irmã foi registrada na sucursal.

    https://www.cartoriomeier.com.br/

  • @CarlosASP

    Eu não vi no Docjud. Eu busquei no SIAN.

    São os livros 86 e 87 da sede da 10ª circunscrição. Tb havia uma sucursal.

    Eu tentei subir/upar os arquivos, mas não consegui.

  • @CarlosASP vou fazer esse caminho e pedir ao cartorio procurar na Surcusal ...

    Pode , por favor, me ensinar o caminho da surcusal no AN?


    Sei que em :


    https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/resultado_pesquisa_favorito_consulta.asp?v_pesquisa1=registro%20civil

    Favoritos

    Registro Civil - nascimento -casamento e obito


    Apos esse caminho acima abre-se varias opcoes e acredito que a opaço da 10° é a :

    BR RJANRIO 15 - circunscrição de registro civil de pessoas naturais do rio de janeiro, 10 - Fundo


    É esse o caminho?


    Grato!

  • @Carlos_mj

    Favoritos - Registro civil - 10ª circunscrição (1940-1960) - AQUI VC ESCOLHE A SEDE OU SUCURSAL - tipo de livro (nascimento, casamento, obito) - número do livro.

    Na sede, os de abril a junho de 1949 estão nos livros 86 e 87.

    A letra está ruim. Eu vi um Carlos mas, o nome completo tinha 3 partes.

  • Pessaol, é nessa opcao abaixo ( na sucursal)



  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @Carlos_mj

    Na sucursal, são os livros 174 e 175.

  • @guimoss

    Eu acho (não estou 100% certo) que o DocJud e o SIAN dão os mesmos resultados para busca.

    O problema é que, além dos erros normas de qualquer indexação (erros de transcrição; mudanças na ortografia etc), estou cada vez mais desconfiado que uma boa parte dos nascimentos para os anos finais (o AN tem entre 1929 e 1960 mais ou menos) para vários cartórios não foi indexado.

    Já achei no braço vários nascimentos da década de 1950 no AN - e nenhum deles aparece nas buscas. Numa frequência que me faz crer que é mais do que "problemas e erros de indexação". Esse da Yara, irmã do Carlos dessa família, é mais um deles. Depois de achar"no braço" a imagem da certidão, voltei no DocJud - e nada de aparecer como resultado na busca. Nem pelo nome dela, do pai ou da mãe (de várias maneiras).

  • @guimoss , @CarlosASP , @Carlos_mj , nos livros da sucursal, não consta do 173 ao 182 (mai a set 1949).

  • editado August 2022

    @Carlos_mj @guimoss @Leticialele

    O irmão Helio faleceu em Natal; ali dá o nascimento 14/4; o ano está como 1944 na certidão, mas pela idade (49 anos) daria 1954:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDN-F9YR-J?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XWZ-5K92

    Achei que 1954 faria mais sentido e arrisquei na sucursal do 10 RCPN e estava lá: nascido 14/4/1954 e registrado 22/04/1954. Mesmo endereço no Meier (só coloquei a imagem por já ser falecido):

    Tem nomes e datas de nascimento de outros irmãos?

    Tem o casamento de Carlos e Verginia, onde e quando?

    Tudo isso vai ajudando a reconstruir a história da família e dar pistas de onde pode estar o registro.

    Verginia pode ter o nome de solteira Verginia Dias (de) Andrade. Ela tinha um irmão chamado Renato; no óbito dele aparece como endereço a mesma casa no Meier. O óbito de março de 1959 foi aparentemente declarado por alguém da funerária ou cemitério; talvez isso explique por que foi feito na antiga 12a circunscrição (a capa do livro fala Irajá - seria então o que depois virou 11 RCPN mas no fim de 2021 foi desmembrado para o novo 15 RCPN no Penha Shopping).

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6QL7-W3B?i=302&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77D2-2XPZ

    Inclusive Renato foi testemunha no registro de Helio em 1954.

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @CarlosASP

    Os arquivos do Sian tem alguns buracos.

    Eu ja verifiquei um no ano de 1930 na 3ª pretória.

    ===

    @Leticialele @Carlos_mj

    Eu consegui baixar os livros 173 a 175 da sucursal (código FENS), mas nao consegui postar os arquivos por aqui.

    Talvez, pelo tamanho do pdf.

    Alguns navegadores nao fazem o download pelo site do Sian.

  • @Leticialele eu tenho aqui os de 174 e 175 , grato

    Te juro que olhei folha a folha e não achei

  • @Carlos_mj

    Como Carlos nasceu em 1949, antes desses de 1954 e 1959 registrados no 10RCPN, é sempre possível que a família tenha vivido em outro local antes - e se mudado enquanto o Carlos era bem pequeno e ele nem saber disso.

    Por isso é importante tentar descobrir com a família o nome e nascimento de outros irmãos para tentar descobrir onde foram registrados. O mesmo para o casamento dos pais. Converse com seus tios mais velhos para ver o que aparece.

    Naquela árvore parece mostrar que a mãe era de Petrópolis. Será que casaram e viveram por lá?

    No RG de Carlos consta especificamente que ele é do atual município do Rio de Janeiro (que seria ainda Distrito Federal em 1949 e depois de 1960 "Estado da Guanabara"), ou dá margem para ele ser do antigo "estado do Rio" (antes da fusão com a Guanabara)? O AN não tem nada do antigo estado do Rio (por exemplo, Petrópolis).

  • Oi Pessoal,

    Boa tarde

    Só voltando aqui para agradecer a ajuda de voces todos .

    E explicar como achei a certidão de nascimento do meu pai , pois pode ajudar a outros.

    Encontrei os dados da certidao de nascimento do meu pai na certidão de casamento dos meus avós.

    Pois quando meus avôs casaram já tinham filhos e no registro consta os dados dos filhos também , no caso do meu pai lá tinha todos os dados da certidao dele e dai com uma simples busca no SIAN eu consegui encontrar e pedir uma segunda via .


    Então para quem estiver nessa busca fica mais uma informação que possa ajudar.


    Obs: O meu pai e os meus tios foram registrados no cartório de São Cristóvão, sei lá porque ,rs.. não é no bairro que meus parentes sempre viveram e longe do endereço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.