Netos - CRC Lisboa

Pessoal, tenho uma duvida e gostaria de saber se alguém sabe a resposta. Sabemos que a CRC de Lisboa é a conservatória mais demorada pois os processos de netos só podem serem feitos lá, então porquê o governo Português não atribui essa responsabilidade a outras conservatórias ? isso não iria descongestionar a CRC de Lisboa ?

Comentários

• @VitorAlmeida

essa é mais uma pergunta que não temos resposta. O que parece óbvio para os brasileiros, para os portugueses nem sempre pois eles tem um andamento com os conservadores distribuídos pelas conservatórias.

A CRC de Lisboa tem os conservadores mais experientes e eles são em maior número.

Não há o que fazer no que diz respeito às atribuições do IRN.

• @VitorAlmeida

Existe uma Conservatória de Registos Centrais, equipada para todo tipo de processo de nacionalidade. Em princípio todos os processos tramitam é por ela.

Há balcões de nacionalidade, e o Conselho Diretivo do IRN comissiona alguns deles para fazer certos tipos de processos para desafogar a CRCentrais. Processos de netos não é um deles.

É considerado complexo, e requer mais atenção a detalhes. Os documentos em geral são muito antigos, têm poucos detalhes, e ficam mais sujeitos a fraude. Mesmo processos de filhos, só delegam para outros balcões de nacionalidade aqueles processos em que o português nasceu em PT ou no BR. Não é qualquer filho que pode ser enviado.

E para você saber, "CRCivil de Lisboa" é uma coisa, e "CRCentrais de Lisboa" é outra. Na área de Lisboa tem várias conservatórias. Netos só na CRCentrais. Para simplicidade, se usa alternativamente o termo "Conservatória de Lisboa" para designar CRCentrais (e ocasionalmente a CRCivil).

Os limites do que cada CRC pode fazer, é definido assim. Veja quem assina. Quem determina isso, sabe o que faz e por que faz.

• Boa tarde!

Meu processo está a um ano na bolinha 1 na conservatória de Lisboa . Isso é normal mesmo? Ou estão demorando mais q antes?

• editado July 2022

@Cla_Ferespi

Processos de netos estão levando 25 meses para aprovar.

• @gandalf , meu processo consta na planilha e foi lá q verifiquei TB a demora na movimentação dos processos. Se não estou enganada, os processo q estão andando, são os com mais de 70 anos Os demais, na minha percepção estão parados . Isso mesmo?

• @Cla_Ferespi

Inclua o seu nome do fórum entre parênteses junto com o nome, para facilitar a localização.

Eu corrigi meu post anterior.

• @gandalf , farei isso amanhã. Obrigada pela dica

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.