Certidão de Nascimento do meu avô (1912) - Minas Gerais

Olá a todos,

Feliz em ter encontrado esse fórum, pois estou desmotivada com o processo e ver a comunidade de ajuda que construíram aqui me deu esperanças.

Estou em busca dos documentos para dar entrada no direito de cidadania para meu pai (neto do português), mas estou há meses em busca da certidão do meu avô brasileiro (filho do português) sem sucesso.

Consegui recuperar o atestado de óbito e certidão de casamento do meu avô, mas os documentos só apontam que ele nasceu em Minas Gerais, sem o nome da cidade. Fui ao cartório onde lavraram o casamento para tentar recuperar a certidão de nascimento, mas incineraram os processos mais antigos.

Conversando com parentes, me indicaram que ele poderia ser de São José das Três Ilhas - MG. Já entrei em contato com o cartório de lá, todos os demais cartórios do distrito de Belmiro Braga e também com os principais cartórios de Juiz de Fora e não encontrei a certidão.

Consegui num arquivo de inventário antigo o número da identidade dele (Instituto Pereira Faustino - RJ) e do CIC. Entrei em contato com o Detran-RJ e eles se recusam a realizar a pesquisa. Alguma dica sobre essa nova pista?

Compartilho com vocês as informações que já consegui recolher, na esperança que vocês enxerguem alguma ponta solta que eu não estou mais vendo.

Nome: Octavio Gomes (no CIC está "Otavio Gomes")

Nascimento: 15 de junho de 1912 (no CIC, o nascimento consta "julho")

Pai: Francisco Gomes Camacho (português, não tenho o nome dos pais, familiares dizem ter vindo da Ilha da Madeira)

Mãe: Alzira da Conceição Gomes (brasileira). Já encontrei inúmeras versões diferentes do nome da minha bisa nas certidões de casamento e óbito de outros tio-avós (nenhum diz o nome da cidade de nascimento). As variações que encontrei foram: Alzira Gomes Camacho / Alzira Gomes da Conceição / Alzira Conceição Camacho / e variações de Alzira com s (Alsira).

[removido pela moderação]

Obrigada!!

Abraços,

Thay

Comentários

  • @ThayRodrigues

    Qual é o português que vc procura? Está confuso seu post

  • @ThayRodrigues

    Já tentou se consegue algo no Instituto Felix Pacheco?

    http://www.policiacivilrj.net.br/iifp.php

    Com a fusão do antigo estado do Rio de Janeiro com o estado da Guanabara, o Pereira Faustino foi absorvido pelo Felix Pacheco. Mais tarde é que as funções de emissões de documentos foram para o Detran.

  • @mabego

    olá!

    Ainda não estou procurando o português, pois não tenho muitas informações sobre ele além do nome completo.

    Fiz esse post porque estou na procura da certidão de nascimento do meu avô brasileiro, nascido em Minas Gerais.

  • @CarlosASP

    Olá!

    Eu entrei em contato com o Felix Pacheco, por e-mail e por telefone, e me informaram que todas as atribuições relativas a registro civil foram repassadas para o Detran, inclusive a busca por registros antigos.

    Liguei para o Detran e afirmaram que eles já não tem mais acesso aos arquivos da época. Não sei se existe o contato de algum departamento específico que cuide disso para que eu possa insistir, mas na central de atendimento essa é a informação que me passam.

    obrigada pela sugestão de toda forma!

  • @ThayRodrigues tem aqui o passaporte do português https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=780072 tem ai tudo sobre ele inclusive o assento de nascimento. Agora só precisa achar o nascimento do octavio e o casamento do francisco

  • Caramba, @nunogomes! Muito obrigada!!

    Deu até um ânimo para continuar procurando o nascimento do meu avô Octavio!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.