Requerente

Olá, alguém saberia me dizer se qualquer pessoa pode requerer a transcrição de casamento?

Exemplo: preciso fazer a minha transcrição de casamento em Portugal, porém estou morando na França, preciso enviar o formulário para a transcrição de casamento com firma reconhecida, o que é muito burocrático para fazer daqui sendo brasileira, a minha irmã pode ser a requerente? Já que ela está no Brasil e pode reconhecer firma mais facilmente?

Comentários

• editado July 2022

@FlaviaLourenço

Podem requerer qualquer dos nubentes, filhos, netos, ou um advogado da OAP que seja procurador de qualquer deles. Essa é a regra geral, que vale nas conservatórias em PT.

Para os nubentes e para filhos, basta o RG ou Passaporte, onde traz a filiação. Para netos precisa juntar uma certidão de nascimento inteiro teor (digitada) do neto, onde vai constar o nome dos avós, comprovando assim o direito sucessório.

Nos consulados há regras diferentes, e variam de um consulado para outro. Em Santos/SP por exemplo, se um dos nubentes estiver vivo, só eles podem fazer a transcrição. Filhos e netos só podem transcrever se ambos os nubentes são falecidos. Exigem a transcrição do óbito junto.

Se for fazer pelo consulado, consulte o site do seu consulado para esses detalhes, se requer RG ou não, quem pode fazer, etc.

• editado August 2022

@gandalf

Boa tarde.

sobre esse assunto, gostava de relatar uma situação que aconteceu com uma pessoa conhecida.

O filho que foi o requerente para a transcrição do casamento dos pais em uma conservatória em PT, mas a conservadora não aceitou. A mãe que teve que requerer.

Eu não sei o motivo, mas imaginei que talvez seja por um dos nubentes estar vivo.

Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.