Localização da certidão casamento e obito

Bom dia pessoa, estou tendo uma baita dor de cabeça para localizar informações do avô de minha avó. Sei que ele era portugues pois consta em alguns documentos do pai dela. Mas nao falam de onde ele era. Bem o pai dela era brasileiro. Acredito que o avô veio para o Brasil com 11/12 anos. Pois encontrei um registro de uma criança que veio da ilha da madeira acompanhada de um cara que ainda nao sei o que ele era da familia. Mas o nome desta criança em seu registro de nascimento está como jose da silva mariana e seu passaporte esta como jose da silva jorge. Porem tudo bate nas informações de pai e mãe e origem.

Aqui no Brasil, nao possuo o registro de nascimento do pai dela apenas o batismo. E que depois encontrei o batismo dos outros irmaos dele na mesma igreja. Depois encontrei em um registro de um dos filhos do pai dela a informação de bisavós dela. Porém, apenas nome e o nome da bisavó materna mas sem nome do marido. Ja o lado Paterno bate todos os nomes como os que citei a cima que vieram da ilha da madeira e para a mesma região no Rio de janeiro.

Consegui encontrar um certidao de casamento do pai da minha avó que dizia que os avós dela viviam na época do casamento em Minas Gerais e nada mais.

Após encontrei em um registro dessa família que informei supostamente veio os tataravos com as filhas mais novas e dentro de um registro de casamento de uma dessas filhas vi o nome da testemunha que batia com o nome do avô de minha avó. Sendo que todos os homens da família vieram primeiro.

Todos os registros que achei foram no FamilySearch, e depois perguntei a paroquia e a um cartório que encontraram os batismos e um nascimento que citei. Mas parei ai. Não acho nada mais do avo dela e nem da avó!

Me parece que o FamilySearch faltam livros e registros.

Ja perguntei ao cartório que acredito muito estar as informações lá. Mas eles so acharam 2 pessoas e uma delas eu nao achei ainda o batismo. Mas eles informaram que tudo bate com as filiações que doei. Entao, acredito que o pai dela teve 6 irmãos.

No mais sobre o avô em si o mais perto foi a informação de testemunha do casamento que informava a idade dele que batia com a dele como irmão da pessoa que casava.

Alguém poderia me ajudar?

Posso postar a possivel arvore genealógica para facilitar o entendimento?

Super obrigado

«1

Comentários

  • @Flávio Fernandes

    No nascimento português, o nome que consta é José da Silva Mariana?

    Se for, é esse nome o que vai vales e deverá constar na certidão de casamento e nas certidões dos filhos.

  • Mas isso que é estranho, pois no possivel registro de os nomes dos pais batem. E eu nao encontrei mas ninguém com os mesmo pais e o nome igual. Sendo que o pai não tem mariana e sim apenas Mariano. Acredito ser erro de grafia.

    Mas nos registro que ate o momento encontrei ele esta como jose mariano da silva.

    E inclusive em um registro de um dos irmaos, o filho dele se chama jose mariano da silva sobrinho.

    E a questao do passaporte foi mais estranha ainda. Pois nao achei nada sobre ele apenas um arquivo de as 8 páginas nao lembro bem que inclusive citava a informação toda de nascimento e do nada o cara escreve no passaporte um jose da silva jorge!

  • @Flávio Fernandes

    Você não precisa do pedido de passaporte, então o nome que consta no mesmo não importa.

    No batismo só consta o nome próprio José e o nome do pai é Francisco da Silva MariannA.

  • Mas aí que tá o outro problema o tal "MariannA" se transformou em "MariannO" ou até mesmo como vi em Mariano de todos dessa família.

    Mas quando chego no José, que é o que mais me importa. Pois ele que consta como portugues e é o avô dela, eu nao consigo achar nada dele apenas esse possivel registro.

    Por enquanto as informações que possuo são que todos são da regiao de cantagalo - RJ.

    Juvenal mariano da silva (13/11/1897) filho de jose Mariano da silva com Maria Ferreira. Pais de José são Francisco Mariano da Silva e Maria Pereira da silva. Que não sei as datas de nascimento (caso não sejam os pais que mencionei).

    Mae de maria Ferreira , catharina Brandt.

    Primeiro filho Reinaldo - Nasctº. 17/03/1890; filho de José Mariano da Silva e Maria Ferreira da Silva

    E suposto último filho Francisco - 05/10/1899 em Bom Jardim-RJ - sem registro de batismo na mesma igreja dos outros irmaos.

  • @Flávio Fernandes

    Os dados do português que vc procura são?

    Sintetize os dados das pessoas (em linha reta) que vc procura. Foque nelas.

    Dois documentos que vão definir as certidões subsequentes:

    1. assento de baptismo português
    2. certidão de casamento deste português

    Todas as outras deverão estar alinhadas com essas duas.

    Analise as certidões brasileiras para que fiquem sem nenhuma inconsistência com as informações de Portugal.

  • @mabego isso que tenho tentado fazer, mas como nao possuo data de nascimento, casamento e nem obito dos avós dela tá sendo difícil a busca.

    Quando comecei a ver o que constava nos registro dos filhos como filiação, origem etc. Me deparei com os nomes dos bisos dela. E foi daí que consegui achar esta familia que mencionei. Pois 2 irmaos foram pra região próxima. Um para cantagalo e outro itaocara no RJ (Francisco e Antonio) depois acho que eles se juntaram.

    E em um registro vi que a Maria Ferreira era natural de Friburgo (nova Friburgo- rj), E que em um registro consta Casada em cantagallo, mas depois não achei mais nada. Não sei datas de casamento e nem nascimento dos 2 para confrontar com a da tal família que achei. Ou seja, estagnei no portugues. Que apenas sei que veio de Portugal, e pela idade de nascimento dos filhos, novo. Ja perguntei a igreja de cantagalo se constava o matrimônio e nao encontraram nada. Sei que a região mudou muito com relação as região que faziam parte do distrito mas até agora olhei várias imagens do FamilySearch de uma a uma e nao vi nada.

    Nao sei se os 3 primeiros filhos nasceram em outra região, ou se consta apenas o batismo. Ja que os 3 últimos foram supostamente de Bom Jardim-RJ. E depois disso o tal José Mariano da Silva foi para Minas Gerais como diz em um registro ou se apenas consta algo inverídico dito pelo Juvenal.

    Saberiam me dizer outros sites que eu possa buscar os registros? Pois não sei se faltam livros no site.

    Obrigado pessoal pela ajuda!

  • @Flávio Fernandes

    dificilmente se tem datas e locais de onde os portugueses vieram quando se começa uma busca. Nada se sabe. Todo mundo passa por isso e chega lá.

    Poste:

    nome do português:

    filho de:

    ano de nascimento dos filhos:

  • editado July 2022

    @mabego @Guilherme Jorge


    Nome do português: Jose mariano da silva

    Filho de: Francisco Mariano da Silva e Maria Julia Pereira (da silva)

    Casado com Maria Ferreira (da silva), brasileira, natural de Friburgo, filha de Catharina Brandt

    Filhos do portugues Jose e Maria Ferreira:

    Reinaldo (17/03/1890) ;

    Arthur (14/09/1892);

    Elisa (23/02/1894);

    Elpídio (02/09/1895 - Bom Jardim-RJ);

    Juvenal (13/11/1897) esposa Maria Louro ( Maria Fernandes da silva - 08/10/1884 - pai da minha avó);

    e Francisco (05/10/1899 - Bom Jardim-RJ)

    *todos batizados em cantagalo, menos o último Francisco.

  • @Flávio Fernandes tem aqui o nascimento do Elpidio, no cartório mesmo https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DRGH-JT?i=18&cc=1582573

    Pai: José Marianno da Silva

    Mãe: Maria Ferreira da Silva

    Avós Paternos Francisco Marianno da Silva e Maria Julia da Silva

    Avós Maternos Catharina Brandt

    observações os pais casaram neste distrito (Bom Jardim)

  • de qual dos filhos do jose da silva marianno vc é descendente? @Flávio Fernandes

  • @Flávio Fernandes encontrei este processo de passaporte de francisco mariano da silva e dos filhos acompanhantes não há nenhum josé

    https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/details?id=849309&ht=mariano%7csilva%7cmariana&detailsType=Description

  • @Flávio Fernandes boas notícias, está ai o assento do josé, https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=3833&FileID=846620&recordType=Description imagem 24.

    Agora vc tem que encontrar o casamento dele com a Maria Ferreira, que deve ter ocorrido no bom jardim.

    O nome do pai é Francisco da Silva Marianno e não Marianno da Silva, e a mãe e Maria Julia Pereira e não da Silva. vai ter que retificar isso no assento de casamento, depois transcrever. Acho sinceramente que o Juvenal deve estar registrado no bom jardim já que o irmão elpidio é so 2 anos mais velho e foi la registrado.

  • Ps. antigamente eles eram só registrados com o primeiro nome, entao só fixa o nome com o casamento, assim quando vc transcrever o casamento dele como josé marianno da silva, esse passará a ser o nome dele. mesmo que o do pai e do avô dele fosse silva marianno. Quanto ao passaporte a dizer José da Silva Jorge, ele não fixa o nome dele é o casamento mesmo que vale

  • @nunogomes foram essas as informacoes que eu tinha visto após achar o registro do elpídio. Pois la que consta os nomes dos avós até onde achei as informacoes. Por isso que está complicado de linkar o Juvenal que é a minha linhagem com o José. Pois eu nao acho nada do José. Apenas esse passaporte e que o nome é trocado e o batismo dele na ilha da madeira o nome ta invertido.

    Mas eu nao consigo achar mais nada. Parei nele e no maximo que vi, como falei la em cima, ele aparece como testemunha de um casamento de uma das irmãs se nao me engano o nome é jacintha.

    O Juvenal pelo que me parece ele não foi registrado apenas batizado. Pois já perguntei pro cartório de Bom jardim e eles nao encontraram nada. Nem dele e nem dos 3 primeiros irmãos (Reinaldo, Artur e elisa). Dessa vez perguntei novamente e eles me informaram que consta um outro irmão chamado Francisco nascido em 1899 após Juvenal e que tem todas as informações iguais inclusive avós! Mas nao achei ainda o batizado dele. Ou seja, parece que ele( jose) não estava em bom jardim até 1894. depois veio elpidio, Juvenal e esse Francisco. O estranho é que ate o Juvenal todos foram batizados na matriz de cantagalo onde já solicitei as certidões. E depois elpuduo e Francisco em bom jardim que ja possuo as informacoes para solicitar os registros mais a frente. Mas que nao possui origem do José.

    Por isso que ate agora única informação que bate são essas do Francisco da ilha da madeira. O nome da mãe Maria julia pereira se nao me engano vi com os 2 da silva e sem o da silva. Pois ela já tinha Silva na família também.

    Ja a Maria ferreira eu nao tenho nem pista. Pois a mãe dela se chama cathatina Brandt. Acredito que seja de um segundo casamento. Nao acho registro de Friburgo neste período de 1860 até 1890. Pois na certidão dela de casamento constava que era natural de Friburgo e casada em cantagalo. Mas na época cantagalo era enorme. Entao, se ele viveu perto de Bom jardim acredito que eles tenham casado em Friburgo ou bom jardim. Normalme te se casavam perto da esposa. Pelo que vi. Mas nao consigo contato com o cartorio de Friburgo para procurar.

    O jose veio acompanhado por um cara chamado Eusébio José barreto tenho que achar o papel mas acho que 1876. Ele constava com 11 anos destino cantagalo. No mesmo ano que fez o passaporte.

  • @Flávio Fernandes assento do josé, https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=3833&FileID=846620&recordType=Description imagem 24.

    Isso é o assento de batismo do Jose, que prova que ele é português.

    Agora vc só tem que achar o nascimento do Juvenal, já que o batismo no brasil só vale ate 1889. Pode procurar nos cartórios mais próximos desse de Bom Jardim, já que eles mesmos disseram que lá não estava

  • @nunogomes pelo visto ele nao foi registrado. eu possuo um papel que diz que este mesmo cartorio na epoca (que ele mesmo solicitou) não achou registro do nascimento porém acharam um apontamento de que parecia ser dele. Vou localizar a imagem e adiciono aqui para você ver. Mas que agora eles nao acham esse mesmo apontamento. Talvez eu precise fazer uma certidão tardia. Pois me parece que ele usou este papel como certidão de nascimento para fins militares.


  • @Flávio Fernandes , pede uma certidão por cópia reprográfica desse documento, que tem que estar no Cartório!!

  • editado July 2022

    @Leticialele como posso solicitar? Se eles falam que nao encontram esse apontamento? Eles falam que nao encontram nada do pai dela o Juvenal no cartorio em bom jardim. Inclusive eu ja enviei esta mesma foto para eles via email. E eles falam que nao encontram nada.

  • editado July 2022

    @Flávio Fernandes , o cartório fica longe de onde você mora?

    Se eu fosse você, iria pessoalmente lá, levando o documento e pedindo providências. Diga que não deseja recorrer à Corregedoria!!

  • editado July 2022

    @Leticialele O que mais dificulta agora é o fato de eu estar morando na Europa. Minha irmã não consegue tempo para me ajudar nas buscas. O que tem me ajudado é o fuso horário, por isso tenho andado bem com as buscas. Por exemplo, tem igreja ou cartorio que nao possui contato de email ou outro tipo por mensagem. Apenas ligando e a maioria nunca atende o telefone, entao comolica pro meu lado.

    Você acha que mesmo que eles consigam ver esse documento la. Eu teria que mandar fazer um registro tardio?

  • @Flávio Fernandes , vou mndar mensagem no privado

  • Bom dia a todos! Venho aqui pedir ajuda para encontrar a certidão de óbito de um tio português Joaquim Augusto, . filho de Manoel João e Maria do Céu, nascido em 14/05/1917 e avós Manoel João e Maria Rita de um lado e José Valente e Umbelina Pereira do outro lado. Veio para o Brasil (não sei quando) e faleceu em Dezembro de 1959 (não sei o dia) na sua oficina de borracharia ao lado do hospital Carlos Chagas em Marechal Hermes - Rio de Janeiro - RJ. Por associação, meu avô faleceu neste mesmo hospital em julho de 1960 e sua certidão de óbito é da extinta 12 ° circunscrição - com carimbo no verso Cascadura. Já fui na 6° RCPN Largo do Tanque na Taquara e depois de dez dias de busca, disseram que não estava lá. Já escrevi para o Aspen como me informei numa outra categoria, mas não tive resposta. Peço ajuda se alguém viveu fato semelhante para me ajudar. Agradeço desde já.

  • @cadmon

    por que vc precisa do óbito?

  • @mabego

    Para atualizar o estado civil e os herdeiros fazerem a habilitação de herdeiros

  • editado August 2022

    @cadmon

    A antiga 12a circunscrição é sempre enrolado pois passou por muitas mudanças. Marechal Hermes mais ainda; até 2012 era no atual 11 RCPN (já tentou lá?), depois passou para o 6 RCPN.

    O nome da esposa é Hilda? Se for, esse aqui era português, borracheiro e filho de Manoel João, mas a mãe Maria da Luz. Faleceu em novembro de 1959 com 42 anos no Hosp Carlos Chagas também:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-688S-38Q?i=206&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77TW-SPPZ

    Aqui a ficha de imigração dele com foto:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95B3-SD8Q?i=117&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AKNPC-RV6

    Fui olhar a primeira página do livro de óbito: lá diz Irajá, livro 1 F 65 :

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-688S-SCS?cc=1582573

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-688S-J9Q?i=1&cc=1582573

    Sendo "freguesia de Irajá", provavelmente estará no novo 15 RCPN, desmembrado do 11 RCPN no fim de 2021 (falei que a região é complexa...):

    O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

    O 11 RCPN ficou assim desde o fim de 2021: 11° RCPN - Maré, Cidade Universitária, Cajú (parte), Manguinhos, Benfica (parte), Bonsucesso, Ramos, Higienópolis, Del Castilho (parte), Engenho de Dentro (parte), Inhaúma, Cachambi (parte), Complexo do Alemão, Engenho da Rainha, Tomas Coelho, Cavalcanti, Abolição, Quintino Bocaiúva, Piedade, Encantado, Água Santa, Engenheiro Leal, Cascadura (parte);

    De qualquer modo, sendo ele, já tem a cópia do registro,; já leva no 15 RCPN e mostra - para eles não falarem "não achamos". Se realmente não estiver no novo 15 RCPN, aí seria o 11 RCPN,

  • Gente pedi para fazerem buscas em 2 igrejas diferentes proxima d região que supostamente o avô (José) de minha avó morou - Bom jardim. Mas a igreja não achou nada nem no nome de Portugal e nem no nome do Brasil.

    Alguém tem alguma ideia ou outro site em que eu possa tentar procurar?

    Estou a espera de mais 3 igrejas se nao me engano de outras regiões. Mas deve demorar um pouco a resposta.

  • @CarlosASP

    Bom dia Carlos! Muito obrigado. Não sei se é o mesmo Joaquim Augusto. Vou telefonar para meu primo filho dele para confirmar. E ainda não estive no 11. Vou lá. Muito obrigado. Volto para dar notícias.

  • @cadmon

    Além da esposa Hilda, o óbito cita 5 filhos: Armandina, Mario, Gloria, Cidalia e Ostiles (?).

    Se for ele, mais provável estar no 15 que no 11 RCPN. Não deixe de levar uma cópia da imagem do registro.

  • @CarlosASP

    Bom dia! Acabei de confirmar que é este mesmo que procuramos. Nome da mãe é mesmo Maria da Luz, eu que troquei, nem sei como por Maria do Céu. Acabamos de conhecer vestes parentes quando estivemos na aldeia no mês de maio. Por isso que só agora me pediram para ajudá-los. Nós não nos conhecíamos. Estou saindo para o 15 RCPN para tentar obter a certidão de óbito de inteiro teor. Se confirmar que o livro está lá. Depois volto para informar.

    Agradeço muito mais uma vez. Muito obrigado Carlos, vc foi fundamental. Essa busca que vc fez, nem consigo agradecer esse imenso favor. Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.