Cidadania de filhos de portugueses menores de idade

Boa noite.


Eu e meus filhos já temos a cidadania, mais faz tempo que fiz, e não sei se mudou algo.

Meu sobrinho tirou a cidadania dela pela mãe, já tem o cartão cidadão e passaport, e tem uma filha de 2 (anos), o meu questionamento é o seguinte:

  • Quais os documentos que preciso tirar para a menor de idade(certidão);
  • Preciso tirar a identidade da menor de idade para mandar uma cópia apostilada?
  • Quais os documentos tenho que juntar dos pais, pode ser só o pai portugues ou tem que ter o documentos de ambos?
  • Qual o formulário tenho que usar para a menor de idade;
  • Os dois pais tem que assinar ou só o cidadão portugues pode requerer, pois meu sobrinho separou da mãe da sua filha;
  • Não foram casadaos, tem que mandar uma declaração informando que não foram casados?
  • Atualmente qual o melhor conservatório para enviar o pedido de atribuição para filho menor de idade?

Obrigado a todos pela ajuda!


Att.

Alexandre Cairrão

Comentários

  • @alexandre sm cairrao

    1) Quais os documentos que preciso tirar para a menor de idade(certidão); - terá que garimpar em páginas anteriores.

    2) Preciso tirar a identidade da menor de idade para mandar uma cópia apostilada? Com 2 anos não. Já lhe respondi parecido antes. "Se o menor tiver 14 anos ou mais, precisa mandar cópia do RG ou Passaporte, certificada e apostilada".

    3a) Quais os documentos tenho que juntar dos pais, pode ser só o pai portugues ou tem que ter o documentos de ambos?

    3b) Os dois pais tem que assinar ou só o cidadão portugues pode requerer, pois meu sobrinho separou da mãe da sua filha; A assinatura no form é de ambos os pais, presencial, com firma reconhecida por autenticidade, e a cópia do RG ou passaporte de ambos os pais, autenticada e apostilada. A menos que um dos pais tenha a guarda exclusiva, e seja o português, nesse caso pode apenas uma assinatura, e a cópia autenticada e apostilada do parecer final do juiz dando a guarda exclusiva ao português.

    4) Qual o formulário tenho que usar para a menor de idade; Se o filho nasceu em PT seria outro modelo. Tendo nascido no BR https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    5) Não foram casadaos, tem que mandar uma declaração informando que não foram casados? Sim, tem que fazer a declaração. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/254007/#Comment_254007

    6) Atualmente qual o melhor conservatório para enviar o pedido de atribuição para filho menor de idade? mande para o ACP

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.