Bisneta de Portugues

Estou com uma dúvida, meu bisavô é portugues, e gostaria de saber se posso solicitar o pedido de cidadania portuguesa apenas para a minha vó sem ter a necessidade de pedir para o meu pai e depois para mim. Seria possivel a minha vó me passar sem o meu pai ter?

Comentários

  • @Lorena6

    Possível é, Sua avô "virando" portuguesa, você passa a ser "neta de portuguesa".

    Só que iria levar mais tempo que fazendo a de seu pai primeiro.

    Processos de netos só tramitam na CRCentrais Lisboa, o lugar mais congestionado. Tem levado uns 3 anos e subindo.

    Processos de filhos podem ser feitos, por exemplo, na ACP Porto, que tem consistentemente completado processos em 6 meses.

    Ou seja, fazendo seu pai primeiro, e depois a sua como filha dele, leva a metade do tempo comparado se fizer como neta de sua avó.

  • Entendi Carlos, então já posso dar entrada no do meu pai sem precisar dar entrada no da minha vó primeiro, certo?

  • @Lorena6 , tem que mandar primeiro o processo de sua avó como filha de português.

    Concluído o processo dela, faça o do seu pai (verifique se precisará transcrever o casamento de sua avó).

    Depois que seu pai for português, você manda seu processo como filha de português.

    Em aproximada mente 18 meses, você será portuguesa.

    Se mandar o da sua avó e depois o seu, como neta, sua nacionalidade não sairá em menos de 3 anos e meio.

  • Ok, onde consigo o passo a passo para iniciar todo esse processo, já estou atrás da documentação do meu bisavô

  • @Lorena6 Você vai precisar de alguns documentos;

    • Assento de nascimento/batismo do português (a)
    • certidão de nascimento em inteiro teor cópia reprográfica apostilada em Haia do requerente ( seu bisavô )
    • caso o português tenha casado, a certidão de casamento em inteiro teor cópia reprográfica apostilada em Haia ( se o português não foi o declarante no nascimento do seu Avô, será necessário fazer a transcrição de casamento dele primeiro).
    • histórico de antecedentes criminais do requerente ( pode ser solicitado no site da policia federal ).
    • cópia reconhecida em cartório do documento de identificação do seu avô ( RG ou Passaporte, obrigatoriamente que tenha sido emitido a menos de 10 anos ).
    • Formulário IRN 1C devidamente preenchido ( o formulário precisa ser impresso colorido ).


    os básicos são esses, lembrando que a conservatória tem poder discricionário para solicitar quaisquer outros documentos no antes ou durante o processo

  • @Lorena6

    @VitorAlmeida

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.