Prova de vida do Brasileiro com 90 anos
Olá,
Boa tarde.
Estou dando entrada no processo de cidadania para o meu avô que tem 90 anos.
Vou levá-lo ao cartório para assinar o formulário 1C e acabamos de tirar um RG novo para ele. Minha dúvida é se ainda assim preciso levá-lo no consulado para fazer a prova de vida? Mesmo com os documentos assinados por ele e a RG recém tirada.
A segunda pergunta é se o formulário 1C precisa mesmo estar colorido ou serve a cópia em preto e branco (acabei imprimindo e preenchendo assim)?
Desde já agradeço a ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@marinaaazevedo o consulado parou de fazer prova de vida. Deverá ser realizada no cartório.
Em relação ao documento colorido ou não, eu recomendaria que imprimisse colorido.
Olá @vinisousa4166 , obrigada pela resposta!
Eu posso fazer a prova de vida em qualquer cartório? Sabe dizer?
@marinaaazevedo qualquer cartório de notas.
Veja este comentário https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291361/#Comment_291361
Está ótimo, muito obrigada pela ajuda!
@marinaaazevedo
Em qual Estado vc reside?
Se for no Rio, vc pode levar o idoso lá (depois de verificar o que urei dizer a seguir) e assinar o formulário 1C.
Há relatos de que seria gratuito e outros de que seria cobrada uma taxa, mais barata do que o valor da PV em cartório + apostila.
Essa assinatura feita pelo Consulado conta como prova de vida.
Infelizmente, mesmo com o RG recente, são grandes as chances de pedirem uma PV.
===
Se você e/ou o idoso residem longe de um Consulado Português, vc pode ir a qualquer cartório e fazer.
Os de notas fazem com certeza. Os de Pessoas Naturais, a maioria.
Verifique tudo isso por telefone ou email, antes de levar o idoso até lá.
Obs: Em alguns Estados, há leis que possibilitam a feitura de atos notariais na casa da pessoa, em razão de idade ou problema de saúde.
Verifique se isso existe no seu Estado.
Mas, na prática e a contrario sensu, é mais rápido levar o idoso no cartório mais próximo da residência dele.
===
Sobre o formulário, é recomendável mandar colorido.
Eu não me lembro de uma exigência nesse sentido, mas é bom pesquisar no site pelo termo "colorido" pela barra de buscas.
O idoso já assinou o formulário por autenticidade no cartório?
Caso a resposta seja negativa, vc pode abrir firma, assinar o formulário (vc pode imprimir de novo, mesmo o personalizado) por autenticidade e fazer a PV apostilada, tudo num mesmo dia.
Basta achar um cartório que disponibilize esses serviços.
Abraços
Olá @guimoss, obrigada pela orientação!
Eu levei meu avô hoje num cartório de notas, ele assinou o formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade, aproveitei para pedir a prova de vida. O cartório não sabia o que isso significa, por sorte havia levado um modelo de formulário que baixei aqui do fórum, Trata-se de uma declaração simples, contendo o nome dele, RG, CPF, endereço, data de nascimento, constando o local e a data, e afirmando que ele está vivo e em juízo. No cartório pedi a assinatura do tabelião, mas eles falaram que isso não seria possível. Eles me orientaram a meu avô mesmo assinar, eles reconheceram a firma (então no selo tem a assinatura do escrevente) e em seguida eu pedi também para apostilarem o documento.
Enfim, espero mesmo que essa declaração sirva como prova de vida, vou enviá-la junto com o restante da documentação.
Agradeço muito a ajuda de vocês e apoio. Se precisarem que eu compartilhe mais informações para ajudar em outros processos, estou à disposição.
Abraços, Marina.
@marinaaazevedo
Olhe esse modelo do JONVASQUES:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277413/#Comment_277413
Eu mencionaria tds os dados do Requerente que serão usados no fórmulário e deve mencionar o propósito, conforme doc acima.
Como o cartório nao conhecia, achei melhor postar.
Fique atenta, caso caia em exigência.
Abraços
@marinaaazevedo
O cartório não pode dizer que ele "está em perfeito juízo", concorda?
O modelo dizia "aparenta estar saudável".
Essa PV não é ele que assina e reconhece por autenticidade.
Esse documento é uma declaração do tabelião, de que a pessoa esteve em sua presença. Quem assina é o tabelião, autenticada e apostilada.
Se não conseguiu, terá que ir ao consulado, e fazer lá.
@gandalf
Também achei estranho a descrição da @marinaaazevedo , pois ficou parecendo que o próprio Requerente atestou que estava vivo.
Marina, eu sugiro vc procurar um outro cartório próximo e depois levar o seu avô até lá.
Vc não mencionou o Estado/cidade em que vc reside.
Boa Sorte!
Oi,
Eu moro no Rio de Janeiro. Eu fui no cartório ali da Santa Sofia, na tijuca. Eles me informaram que só fariam assim.
Sinceramente, levar meu avô para qualquer lugar é uma dificuldade muito grande. Não só pq ele tem 90 anos e dificuldade de locomoção, mas principalmente pela minha família, que não tem nenhuma paciência para ajudar.
No documento está escrito que ele está vivo, tem a data, o local, o estado civil dele e o endereço de moradia. Tem a assinatura dele, e o reconhecimento de firma por autenticidade pelo tabelião, o que significa que ele esteve lá presente e assinou o documento na frente do tabelião. Além disso, tem o apostilamento.
Será mesmo que não é suficiente? Será que tem algum cartório que vá em casa fazer essa prova de vida? Porque infelizmente convencer a minha família a levá-lo ainda no consulado, vai ser muito difícil.
Uma última pergunta, enviando o caso dele para a central do Porto, sabem dizer em +- quanto tempo o processo fica pronto? Para ele que tem 90 anos.
Obrigada pela ajuda, Marina.
@marinaaazevedo muitos cartórios têm serviço em domicílio. No seu caso, peça uma ata notarial de constatação (no caso, de constatação que o seu avô está vivo e parece lúcido), ou caso o cartório não conheça o nome desse ato, peça simplesmente uma escritura pública declaratória.
ATA NOTARIAL DE CONSTATAÇÃO
CONCEITO: instrumento dotado de fé pública pelo qual o tabelião ou seus prepostos, a pedido de pessoa interessada, constata fielmente fatos, coisas, pessoas ou situações, a fim de comprovar a sua existência ou o seu estado, com presunção de veracidade para todos os efeitos, em juízo ou fora dele.
Está bem, Amanda
obrigada.
@marinaaazevedo que o @Jonvasques fez foi o documento que a @amandacgbezerra mencionou.
O processo dele tb era de idoso com idade avançada e ele nao relatou nenhum problema até então.
===
O processo no ACP leva em torno de 6 meses, em média.
Pela idade, já vi relatos de diminuição de 1-2 meses.
Verifique no tópico da ACP.
Acredito que há uma tabela, como acontece no processo de netos.
Boa sorte!