Prova de vida do Brasileiro com 90 anos

Olá,

Boa tarde.

Estou dando entrada no processo de cidadania para o meu avô que tem 90 anos.

Vou levá-lo ao cartório para assinar o formulário 1C e acabamos de tirar um RG novo para ele. Minha dúvida é se ainda assim preciso levá-lo no consulado para fazer a prova de vida? Mesmo com os documentos assinados por ele e a RG recém tirada.

A segunda pergunta é se o formulário 1C precisa mesmo estar colorido ou serve a cópia em preto e branco (acabei imprimindo e preenchendo assim)?


Desde já agradeço a ajuda.

Comentários

  • @marinaaazevedo o consulado parou de fazer prova de vida. Deverá ser realizada no cartório.

    Em relação ao documento colorido ou não, eu recomendaria que imprimisse colorido.

  • Olá @vinisousa4166 , obrigada pela resposta!

    Eu posso fazer a prova de vida em qualquer cartório? Sabe dizer?

  • Está ótimo, muito obrigada pela ajuda!

  • @marinaaazevedo

    Em qual Estado vc reside?

    Se for no Rio, vc pode levar o idoso lá (depois de verificar o que urei dizer a seguir) e assinar o formulário 1C.

    Há relatos de que seria gratuito e outros de que seria cobrada uma taxa, mais barata do que o valor da PV em cartório + apostila.

    Essa assinatura feita pelo Consulado conta como prova de vida.

    Infelizmente, mesmo com o RG recente, são grandes as chances de pedirem uma PV.

    ===

    Se você e/ou o idoso residem longe de um Consulado Português, vc pode ir a qualquer cartório e fazer.

    Os de notas fazem com certeza. Os de Pessoas Naturais, a maioria.

    Verifique tudo isso por telefone ou email, antes de levar o idoso até lá.

    Obs: Em alguns Estados, há leis que possibilitam a feitura de atos notariais na casa da pessoa, em razão de idade ou problema de saúde.

    Verifique se isso existe no seu Estado.

    Mas, na prática e a contrario sensu, é mais rápido levar o idoso no cartório mais próximo da residência dele.

    ===

    Sobre o formulário, é recomendável mandar colorido.

    Eu não me lembro de uma exigência nesse sentido, mas é bom pesquisar no site pelo termo "colorido" pela barra de buscas.

    O idoso já assinou o formulário por autenticidade no cartório?

    Caso a resposta seja negativa, vc pode abrir firma, assinar o formulário (vc pode imprimir de novo, mesmo o personalizado) por autenticidade e fazer a PV apostilada, tudo num mesmo dia.

    Basta achar um cartório que disponibilize esses serviços.

    Abraços

  • Olá @guimoss, obrigada pela orientação!

    Eu levei meu avô hoje num cartório de notas, ele assinou o formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade, aproveitei para pedir a prova de vida. O cartório não sabia o que isso significa, por sorte havia levado um modelo de formulário que baixei aqui do fórum, Trata-se de uma declaração simples, contendo o nome dele, RG, CPF, endereço, data de nascimento, constando o local e a data, e afirmando que ele está vivo e em juízo. No cartório pedi a assinatura do tabelião, mas eles falaram que isso não seria possível. Eles me orientaram a meu avô mesmo assinar, eles reconheceram a firma (então no selo tem a assinatura do escrevente) e em seguida eu pedi também para apostilarem o documento.

    Enfim, espero mesmo que essa declaração sirva como prova de vida, vou enviá-la junto com o restante da documentação.

    Agradeço muito a ajuda de vocês e apoio. Se precisarem que eu compartilhe mais informações para ajudar em outros processos, estou à disposição.

    Abraços, Marina.

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @marinaaazevedo

    Olhe esse modelo do JONVASQUES:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277413/#Comment_277413

    Eu mencionaria tds os dados do Requerente que serão usados no fórmulário e deve mencionar o propósito, conforme doc acima.

    Como o cartório nao conhecia, achei melhor postar.

    Fique atenta, caso caia em exigência.

    Abraços

  • editado July 2022

    @marinaaazevedo

    O cartório não pode dizer que ele "está em perfeito juízo", concorda?

    O modelo dizia "aparenta estar saudável".

    Essa PV não é ele que assina e reconhece por autenticidade.

    Esse documento é uma declaração do tabelião, de que a pessoa esteve em sua presença. Quem assina é o tabelião, autenticada e apostilada.

    Se não conseguiu, terá que ir ao consulado, e fazer lá.

  • @gandalf

    Também achei estranho a descrição da @marinaaazevedo , pois ficou parecendo que o próprio Requerente atestou que estava vivo.

    Marina, eu sugiro vc procurar um outro cartório próximo e depois levar o seu avô até lá.

    Vc não mencionou o Estado/cidade em que vc reside.

    Boa Sorte!

  • Oi,

    Eu moro no Rio de Janeiro. Eu fui no cartório ali da Santa Sofia, na tijuca. Eles me informaram que só fariam assim.

    Sinceramente, levar meu avô para qualquer lugar é uma dificuldade muito grande. Não só pq ele tem 90 anos e dificuldade de locomoção, mas principalmente pela minha família, que não tem nenhuma paciência para ajudar.

    No documento está escrito que ele está vivo, tem a data, o local, o estado civil dele e o endereço de moradia. Tem a assinatura dele, e o reconhecimento de firma por autenticidade pelo tabelião, o que significa que ele esteve lá presente e assinou o documento na frente do tabelião. Além disso, tem o apostilamento.

    Será mesmo que não é suficiente? Será que tem algum cartório que vá em casa fazer essa prova de vida? Porque infelizmente convencer a minha família a levá-lo ainda no consulado, vai ser muito difícil.

    Uma última pergunta, enviando o caso dele para a central do Porto, sabem dizer em +- quanto tempo o processo fica pronto? Para ele que tem 90 anos.

    Obrigada pela ajuda, Marina.

  • @marinaaazevedo muitos cartórios têm serviço em domicílio. No seu caso, peça uma ata notarial de constatação (no caso, de constatação que o seu avô está vivo e parece lúcido), ou caso o cartório não conheça o nome desse ato, peça simplesmente uma escritura pública declaratória.

    ATA NOTARIAL DE CONSTATAÇÃO

    CONCEITO: instrumento dotado de fé pública pelo qual o tabelião ou seus prepostos, a pedido de pessoa interessada, constata fielmente fatos, coisas, pessoas ou situações, a fim de comprovar a sua existência ou o seu estado, com presunção de veracidade para todos os efeitos, em juízo ou fora dele.

  • Está bem, Amanda

    obrigada.

  • @marinaaazevedo que o @Jonvasques fez foi o documento que a @amandacgbezerra mencionou.

    O processo dele tb era de idoso com idade avançada e ele nao relatou nenhum problema até então.

    ===

    O processo no ACP leva em torno de 6 meses, em média.

    Pela idade, já vi relatos de diminuição de 1-2 meses.

    Verifique no tópico da ACP.

    Acredito que há uma tabela, como acontece no processo de netos.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.