Entrada em Portugal somente com o assento de nascimento
Carolina_oli07
Member
Ola pessoal!!
estou indo para PT e gostaria de saber se eu consigo entrar no país somente com a passagem de ida com assento de nascimento .
recebi um documento do crc informando que foi atribuída minha nacionalidade e me direcionando para o crc .
será que com esse documento eu e meu esposo conseguimos entrar sem passagem de volta ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Carolina_oli07 , sim, você entra pelo guichê de europeus, com seu assento e seu passaporte brasileiro.
Para seu marido não ter problemas, transcreva o casamento de vocês antes da viagem, e ele entra junto com você, só com a passagem de ida.
@Leticialele tenho a mesma dúvida. Minha esposa com casamento transcrito indo depois de mim (sem a cidadania dela) ela consegue ter acesso como? Pode ir só com a passagem de ida? Tem autorização de residência? Sabe como funciona?
@Zinho , se ela for sozinha, passará pela entrada de turistas.
Você pode fazer uma carta convite, explicando que é português e ela sua esposa, e que irá pedir reagrupamento familiar enquanto o processo por casamento não é aprovado.
@Zinho
A família passa junta pela imigração. Se ela vai junto com você, não terão problemas, ela entra pela fila de cidadãos com você.
Se ela for sozinha, ela entra pela fila normal, como turista que é, com as regras de turista: passagem de ida e volta, seguro de saúde, e dinheiro suficiente para se manter em PT. Recebe um visto de 90 dias, prorrogável por mais 90 dias, com um pedido justificando. Depois desse prazo, ela ficaria ilegalmente no país.
A carta convite mencionada, só teria efeito depois que você tivesse feito pelo menos duas declarações de IR. Assim eles veriam que vocês têm moradia, e vc tem trabalho estável e condições de sustentá-la. Nesse momento acho que não teria efeito.
Veja bem que enquanto a situação da esposa estiver no limbo, ela não tem seguro médico e hospitalar. O seguro de viagem já terá acabado. Há alguns tópicos de seu interesse no fórum. Alguns são pré-pandemia, outros pós-pandemia, com enfoques diferentes. A mudança de país, não é trivial. Faça seu planejamento. Com a pandemia tem cuidados extra desde a escolha da Cia Aérea, até onde chegar.
aqui 25 pags. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p1
@gandalf dei uma lida lá, só me tire uma duvida, no caso de ir como turista ela teria que ir com hospedagem lá, correto? A ideia é ela ir quando eu já tiver pelo menos 3 recibos verdes e moradia. Como fica essa questão de comprovar hospedagem? E no caso de valor, já temos conta no banco, ela teria que comprovar mesmo eu estando trabalhando ou querendo banca-la (coisa que iria fazer) e esse valor de quanto mais ou menos? Aquela regra de x pra cada dia de estadia em pt?