Registro de Batismo Cancelado
Bom dia a todos!
Encontrei o registro de batismo de meu bisavô, José Falcão de Magalhães, português, nascido em 30/08/1897, no Distrito de Porto, Concelho de Lousada, Freguesia de Meinedo, filho de José Falcão de Magalhães e de Emilia de Jesus de Souza Pinto.
Ocorre que o CRAV não pôde expedir a reprodução narrativa certificada do registro, pois o mesmo foi cancelado (acredito ser o carimbo quase ilegível que consta ao livro), indicando que eu procurasse a Conservatória de Registo Civil de Lousada.
Enderecei uma mensagem ao e-mail registos.lousada@irn.mj.pt, mas não consigo obter resposta deles.
Alguém já teve experiência contatando a Conservatória de Lousada e que possa compartilhar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Pemidena, nunca ouvi falar em registro cancelado, recomende que tente entrar em contato com a conservatória por telefone e se não conseguir, contrate um advogado especializado que more em Portugal, pois se registro cancelado é o que eu acho que é, irás precisar entrar com um pedido de aquisição judicialmente.
@Pemidena Ressalto que geralmente quando um assento de baptismo é "cancelado " foi por erro do padre, então não creio que o carimbo tenha muito haver. Será necessário entrar em contato e ver o motivo do cancelamento e ai sim entrar com um processo.
@Pemidena , pode ser que o assento tenha sido informatizado, por isso foi cancelado!! É o que aparece em uma das averbações, que está ilegível.
Peça pelo civil online
Obrigado, @VitorAlmeida!
Como o carimbo parece ter sido assinado pelo conservador, estou na expectativa de que o nascimento tenha sido transcrito para a conservatória competente. No início consta "cancelado nos termos ...". Se o instrumento legal estivesse legível, daria para presumir o que gerou aquele evento.
Submeti hoje um pedido de certidão no Civil Online. Vamos rezar, rs.
@Leticialele, muito obrigado! Fiz aquela "gambiarra" de colocar uma data aleatória no pedido e no campo de observações mencionar a data de nascimento correta. Tomara que dê certo, hehe. Atualizo vocês assim que tiver a devolutiva do site.