dúvidas sobre documentos e envio

Olá boa noite. Sou novo aqui, filho de português falecido. Gostaria de tirar minha cidadania. Li aqui no fórum e em vários sites e vi vídeos, porém não estou entendo 100% de como funciona todo o processo e também estou confuso e inseguro, então resolvi perguntar diretamente aqui. Vocês poderiam me ajudar? Vou escrever os documentos que acredito que preciso enviar e também algumas dúvidas ( pretendo enviar pro ACP Porto, li que lá é muito mais rápido)

1: Modelo 1C do site https://irn.justica.gov.pt/ autenticada no cartório e apostilada, junto com o pagamento do Artigo 1-C.

2: Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro, emitida há menos de 1 ano e apostilada. 

3: A certidão portuguesa do meu pai. Eu tenho uma cópia simples e antiga. Preciso tirar uma nova pelo Civil online e apostilar?

4: Meus pais não se casaram, mas foi ele que me registrou no cartório, então não preciso de transcrição de casamento, correto?

5: Uma fotocópia legível e apostilhada da carteira de identidade, essa precisa ser autenticada no cartório ou só a assinatura do próprio documento é o suficiente?

Dúvida: todos os documentos precisam ser autenticados?


Agradeço de coração a atenção e peço desculpas pelo texto grande. Um grande abraço pra todos!!

Comentários

  • @Jayme127

    Se você tem a certidão do seu pai já informatizada, mande cópia simples. Se não, peça uma via pelo civil online, ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Pague os emolumentos com cartão de crédito (atualmente, o que funciona melhor é o Visa) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, receberá, pelo email cadastrado, o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Verifique tanto na caixa de entrada quanto na de spam.

    Imprima o formulário colorido, frente e verso. Preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma por autenticidade.

    Documentação a ser enviada:

    Cópia simples da certidão portuguesa de seu pai;

    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;

    Formulário 1C (como dito acima)

    Print do email que encaminhou o formulário (também serve como recibo)

    Envie, preferencialmente, pela DHL, para o Arquivo Central do Porto

    Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Estando tudo corrreto, em até 6 meses será português.

    Boa sorte!!

  • Muito obrigado Leticia, muito obrigado mesmo! Desculpa a demora para responder. Cheguei hoje bem tarde do trabalho então eu vou ler direitinho seu comentário amanhã! Abraços!!!

  • @Jayme127

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • Obrigado pela dica @guimoss!

  • Agradeço a atenção @Leticialele tá muito bem explicado! :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.