Formulário Agendamento Cartão Cidadão + Passaporte - Consulado Portugal

Pessoal,

Eu realizei o agendamento para a solicitação do meu cartão cidadão + passaporte há 10 meses pelo consulado de Portugal para o dia 05/08/2022. Acontece que estou com algumas dúvidas em relação a lista de documentos que devo levar no dia, são essas: 

  • Formulário Preenchido --> O formulário foi preenchido no momento do agendamento. No entanto, não consigo mais altera-lo para atualizar a minha idade e endereço. Há necessidade que seja preenchido outro formulário ou posso manter da forma que está preenchido? Eu me mudei de endereço e também envelheci ao longo desses 10 meses. (ver arquivo em anexo) 
  • Foto 3x4 ---> É necessário que seja levada uma foto 3x4 para o dia do agendamento?  

Obrigado pelos esclarecimentos. 

Abs,

Vinicius 

Comentários

  • editado October 2022

    Olá, @gandalf @Leticialele , tudo bem?

    Vocês sempre me ajudaram desde do inicio de minha jornada para obtenção da minha cidadania portuguesa.

    Por favor, poderiam me ajudar com essa dúvida simples? Eu demorei tanto tempo para conseguir meu agendamento que eu não gostaria de perde-lo com coisa simples. Infelizmente nunca consegui contato com o consulado desde que iniciei meu processo em 2018. Então, não posso tirar essa dúvida com eles.

  • editado July 2022

    @vinissu , eu não sei quais os procedimentos no Consulado em São Paulo.

    No Rio, você só precisa levar o RG ou o passaporte, para eles verificarem se é você mesmo.

    O Formulário é entregue lá, e você preenche.

    Tiram a foto, colhem as digitais e você avisa que quer o passaporte também. Eles marcam uma data para seu retorno, para pegar o CC e tirar a foto para o passaporte, que chega, via DHL, em sua casa.

    Você paga o CC com o cartão de débito.

    Olhe no site do Consulado de Portugal em São Paulo o que você tem que levar - https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#cart%C3%A3o-de-cidad%C3%A3o-cc

  • @Leticialele

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    A minha dúvida é que no momento do agendamendo em Out/2021, eu precisei preencher o formulário no site do consulado. Desde então, a minha idade mudou e o meu endereço também. Então, estou achando que eles podem complicar se o meu endereço estiver errado porque não poderá ser entregue no endereço que consta no formulário. Eu não consigo alterar pelo site também. Eu preenchi outro formulário para refletir as informações corretas, porém um novo número de pedido foi gerado que não condiz com o número do pedido do agendamento para o dia 05/08/22.

    Sobre a foto 3x4, então não preciso ir na gráfica para tirar uma foto?

    Obrigado.

    Abs,

  • @vinissu , não creio que terá problema ao levar o comprovante do endereço atual. Isso é fácil de resolver lá.

    Quanto à idade, o que vai constar do seu CC é a data de nascimento.

    Pelo que está escrito no site, não tem que levar foto.

  • @Leticialele tudo bem?

    Com relação ao agendamento no Consulado do Rio de Janeiro, como faço para agendar a renovação somente do meu PEP nesse Consulado? Preciso necessariamente ser residente no Rio e/ou preciso estar cadastrado nesse Consulado?

    Hoje estou registrado nos Consulados de Santos e São Paulo.

    Muito obrigado por sua atenção!

  • Tenho passaorte portugues. O mesmo vencera em 2023.

    Como devo proceder para fazer a renovacao. Que documentos preciso apresentar

    Obrigada

  • @Marcelo_N , se seu domicílio é São Paulo, não pode fazer no Rio!!

  • @Leticialele hmmm ué mas eu renovei meu Cartão DE Cidadão (CC) na Permanência Consular de Volta Redonda (RJ) no mês passado sem problemas...

    É apenas o Passaporte Electrónico Português (PEP) que não é possível renovar? Ou seja, pude renovar meu CC lá mas o PEP precisa ser necessariamente no estado de SP?

    Obrigado por sua atenção!

  • @Claudia BP você precisa renovar o Passaporte Electrónico Português (PEP) no Consulado de Portugal.

    IMPORTANTE: antes, verifique se o seu Cartão DE Cidadão (CC) está no prazo de validade

  • editado October 2022

    @Leticialele @gandalf

    Pessoal,

    Compareci no consulado no dia do meu agendamento e dei entrada no cartão cidadão e no passaporte. No mesmo atendimento, tirei foto e coletaram a minha biometria.

    A atendente me informou que o processo mudou é que o cartão cidadão e o passaporte serão enviados para a minha residência. Não há necessidade de eu retornar no consulado apenas para retirar os documentos (até onde eu sabia, era necessário voltar para retirar o cartão cidadão e coletar as digitais para o passaporte).

    Hoje, eu recebi em minha residência o comunicado em anexo. Agora fiquei na dúvida se tenho que ir ao consulado retirar o meu cartão cidadão ou continuar aguardando para receber em casa, como foi informado.

    Como vocês sabem, a comunicação com o consulado é praticamente impossível e o site que eles fornecem para agendamento (Https://agendamento.justica.gov.pt) é para agendar os serviços como se eu estivesse em Portugal. Então, fiquei em um beco sem saída porque preciso entrar no site do consulado para agendar a retirada?

    Poderiam me ajudar?


    Mtooo obrigado!!

  • Vinissu, tenho a mesma dúvida. Como ocorreu com você?

    Eu preenchi o requerimento em 2020, e não pude ir na primeira, marquei a segunda em 2021 e também não pude ir.

    Hoje tenho 02 anos a mais do que escrevi no requerimento, minha entrevista está marcada para semana que vem. Poderia me ajudar?

    Você teve algum problema com o requerimento? Quais foram os outros documentos que precisou levar? Pediram para você levar um envelope? Se sim, qual tipo você levou?

    Minha entrevista é no consulado geral de São Paulo.


    Agradeço desde já a sua atenção

  • Vinissu, pode contar como foi o atendimento, o que você precisou fazer no consulado? Vi que você disse que tirou foto e colheram as digitais? Precisou preencher algo? Foi feito o cc e o passaporte, ou terá que voltar depois? Estou muito ansioso, com medo de perder a data.. se puder me ajudar, favor me conte detalhadamente sua visita. Obrigado

  • @F_Rod18

    Isso, no meu caso foi 1 visita, a qual aconteceu no dia 05/08/22. Todas as informações coletadas (assinatura, foto e biometria). A minha solicitação foi para o CC + PEP Urgente para entrega na residência. Eu realizei o pagamento de R$ 918 no débito. Eu já recebi a carta PIN, agora sigo aguardando a entrega dos demais documentos.

  • @vinissu Então não houve problemas com o requerimento? O meu está na mesma situação que o seu estava, com idade errada. Precisou levar envelope e foto 3x4? Obrigado pela ajuda

  • @F_Rod18 não precisei levar foto 3x4 e o envelope que eu levei nem utilizaram. voltei com o envelope para casa.

  • @vinissu Bacana.. esse valor que você pagou em 918, foi o mesmo valor que estava no site do consulado, ou lá eles deram outro valor?

  • editado August 2022

    @F_Rod18 Me deram na hora. É com base na cotação do Euro do dia.

  • Bom dia. Onde está demorando mais tempo para a transcrição de casamento? O Consulado de São Paulo ou o escritório Consular de Santos? Grato.

  • Olá pessoal,

    Minha mãe conseguiu concluir o processo de atribuição de nacionalidade como neta de português. Recebemos a notícia por e-mail com uma cópia informativa do assento de nascimento no anexo da mensagem eletrônica. Na mesma mensagem, informaram que receberíamos uma cópia do assento por carta, que ainda não chegou.

    Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o próximo passo:

    1 - Devo esperar o assento chegar por carta?

    2 - A solicitação do Cartão de Cidadão e do Passaporte Português é somente via consulado? Neste caso, moramos em Manaus, que possui um consulado honorário.

    3 - Posso solicitar tais documentos on line?

    Fico muito agradecida por toda ajuda que tenho recebido de vocês ao longo deste processo.

  • @vinissu Recebeu os seus documentos?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.