Reagrupamento de menor com um dos genitores
Olá!
Tendo o meu processo de cidadania parado no trâmite de Tondela-CRC a mais de 1 ano, vamos a Portugal pelo reagrupamento familiar com meu marido que tem visto de trabalho. Iremos meu filho menor e eu.
Minha situação: meu marido tem o visto de trabalho e eu e meu filho (de outra pessoa, com a qual não fui casada) faremos o reagrupamento familiar.
Tenho guarda compartilhada com o pai do meu filho, mas que é totalmente ausente e estou em processo de reversão de guarda, mas sem previsão de conclusão.
Tenho, assinadas pelo pai, duas procurações - uma de autorização de mudança de residência para Portugal, uma de plenos poderes a mim para fins de emissão de documentos, matriculas, responsabilidade legal, etc, no Brasil ou em Portugal. Ambas feitas em cartório, autenticadas e apostiladas - mas não sei qual a validade real delas no momento de entrar em Portugal e fazer os documentos do meu filho.
O pai do meu filho é estadunidense vivendo no Brasil, com um visto de permanência que nunca saiu, não tem RNE, tem CPF, perde o passaporte todo mês - e inclusive o número de passaporte que coloquei nas procurações já irá mudar pois soube domingo que ele perdeu passaporte e celular de novo.
Minhas dúvidas:
- essas autorizações de cartório são de alguma validade?
- posso ter problemas com essas autorizações pq o passaporte dele vai mudar?
- nas procurações não consta endereço dele basicamente pq não tem, tenho um BO de quando ele foi autuado pela PM se declarando morador de rua, seria bom apostilar isso para justificar a falta de endereço?
- provavelmente terei problemas na entrevista no SEF? O que posso fazer para conseguir explicar a situação?
- terei problemas para emitir número de utente e matricular meu filho na escola?
Acho que se trata de um caso meio peculiar, mas se alguém souber ajudar, se já passou pelo mesmo, se entende disso, agradeceria MUITO!
Estamos nos últimos passos pré mudança e não param de surgir novas dúvidas....
Abraços