Transcrição de certidão de casamento
Alguém poderia me informar se com a cópia xerox do assento de nascimento do livro de registro consigo fazer a transcrição de nascimento de meu avô que nasceu em 1886, e do casamento também, aqui pelo Consulado do RJ, ou se terei que primeiro pedir a certidão narrativa para depois fazer a transcrição?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@reginaveiga1959
Eu vi um relato isoladíssimo em que foi aceita a xerox, pois no site fala em "copia simples ou qualquer documento..."
A pessoa mandou uma folha com todos os dados do assento e de sua localização no Arquivo Distrital.
Mas, não é recomendável.
Se vc quiser correr o risco, o pior que pode acontecer é a perda do valor do envio, pois, se vc enviar um envelope plástico dentro do envelope com os documentos, o Consulado devolve os documentos para a sua residência.
E aí, vc pode fazer do jeito tradicional, já que a cobrança só é feita se os documentos estiverem em ordem*.
* Sempre é bom confirmar toda informação com o órgão oficial, pois uma mudança pode passar despercebida.
===
Se vc pedir a Reprodução Narrativa, eu tive uma comunicação por parte do Consulado do Rio (vc pode confirmar pelo telefone do Consulado ou email da ouvidoria) de que são aceitas Reproduções com certificação digital, que são impressas pela Internet.
Para os processos de nacionalidade, não há a confirmação se o uso é aceito, mas são dois órgãos com relatos de aceitação (PGR e Consulados).
Aí, cabe ponderar entre o tempo da entrega do assento x o risco de usar o assento com certificação digital.
Geralmente, o pessoal é mais cauteloso e pede a certificação analógica (selo branco em alto relevo, assinatura manuscrita e envio pelos correios).
É com você!!!
===
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Abraços
muito obrigada pelas informações. Abraços