Dúvidas sobre Imigração

Boa noite

Estou procurando alguém que tenha se mudado para Portugal após ter concluído sua nacionalidade portuguesa. Sempre encontro pessoas falando de como realizar a mudança com vistos ou nacionalidade de outro país da Europa, mas não consigo encontrar ninguém que tenha imigrado com a cidadania.

Se alguém puder me ajudar nesse caso, seja por aberto ou contato privado, eu agradeço muito!

Já deixando claro, não quero pedir documentos ou coisa do gênero, apenas me informar justamente do que vou precisar em termos de documentação, alterações em consulado e afins.

Grato desde já por qualquer ajuda! :D

Comentários

  • @Miguelfvs , como cidadão, você não precisa de documento especial, apenas do cartão cidadão e passaporte.

    Se quiser deixar o Brasil definitivamente, terá que fazer uma declaração à Receita Federal brasileira.

  • @Leticialele uma declaração, e posso fazê-la em cartório? Como funciona, se não for pedir muito para me informar.

    Além disso, que outros documentos você lidou? Já escutei sobre NIF, NISS e outros e fico muito confuso com essas questões...

    Também não sei se deveria recorrer ao cartão cidadão e passaporte antes de viajar, se faço eles pelo consulado. Muitas dúvidas e não encontro lugar que sane essas dúvidas direito :(

  • @Miguelfvs

    Sobre a Declaração de que vai sair definitivamente do Brasil - https://www.remessaonline.com.br/blog/declaracao-de-saida-definitiva/

    Como português, você vai precisar do NIF (Número de Identificação Fiscal); NISS (Número de Identificação da Seguridade Social) e do número de utente, que dá direito à saúde pública em Portugal.

    O NISS e o número de utente já vêm no Cartão Cidadão. Para ter o NIF, você precisa ter um endereço em Portugal ou um representante fiscal.

    Quando for fazer o CC e o passaporte no Consulado, veja como fazer o NIF.

    Se for para Portugal apenas com seu assento de nascimento, pode fazer o CC e o passaporte lá.

  • @Miguelfvs

    Tem muita informação no fórum. Esses posts são pré-pandemia, mas os conceitos continuam válidos, com pequenos ajustes aqui e ali.

    Depende se vc vai levar esposa, a situação de filhos, ou se o português vai sozinho, se vôo direto ou vai fazer escala, com CC e PEP ou sem eles.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12382/mudanca-portugal-necessidade-de-passagem-retorno-nao-portugueses-familiares-e-seguro-viagem/p1

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18020/viajar-a-portugal-somente-com-assento-de-nascimento/p1

  • Primeiramente, muito obrigado aos dois pelo auxílio, de verdade! Tenho estado atrás disso a bastante tempo!


    @gandalf no meu caso eu pretendo viajar sozinho, em familiares, e com o CC no mínimo, mas passei o olho nas discussões e já vi algumas coisas boas de se saber, grato!


    @Leticialele Muito obrigado! Agora um questão mais pessoal, você recomenda fazer o CC e passaporte com o consulado e resolver o NIF em Portugal ou fazer a viagem com o assento e resolver CC, NIF (e passaporte) diretamente em Portugal?

  • @Miguelfvs , é sua a opção. No Consulado, tem a questão do agendamento, que tem sido bem difícil de conseguir.

    Em Portugal, você pode pedir o Cartão em qualquer Conservatória ou loja do cidadão. Se quiser urgentíssimo, faça em Lisboa.

    Para o NIF, terá que ter um endereço em Portugal.

  • @Leticialele eu dei uma lida, se eu fizer aqui pelo Brasil (consulado) eles já fazem o CC, NISS e número de utente, mas se eu fizer lá em preciso correr atrás de cada documento separadamente para então fazer o CC. Eu entendi isso corretamente?

    Outra coisa, já pedindo desculpas por incomodar com tantas perguntas, se eu sou isento de declarar IR, como fica para fazer a declaração de saída definitiva?

    Gratíssimo!!

  • @Miguelfvs , tem certeza de que fazendo o CC lá tem que correr atrás do NISS e do nº de utente? Acho que isso é para quem não é cidadão português!!

    Não sei como funciona essa questão da Receita Federal!

  • @Leticialele serei bem honesto em dizer que não tenho certeza, haha ^-^'

    mas vou pesquisar um pouco mais a fundo sobre! Realmente lembro da dor de cabeça que foi conseguir agendar com o consulado e não gostaria de passar todo esse estresse, além do tempo até ficar feito por aqui.

    Vou tentar ler melhor também sobre as declarações, mas agradeço MUITO e do fundo do meu coração pelas respostas, me deram um norte e até uma tranquilidade maior no peito :D

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.