CRC numeração do processo
Boa noite, alguém recentemente entrou em contato com a conservatória de Lisboa para saber o numero dos processos que estão sendo analisados ? já sei a numeração do meu e gostaria de saber quantos meses ou anos faltam para analisar.
Obs; ele esta na bolinha 1 verde a 8 meses
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@VitorAlmeida
Quando você diz conservatória de Lisboa, a que se refere. O que nome sai escrito na linha logo acima de seu nome,
Em Lisboa tem a CRCentrais, e tem a CRCivil (e mais algumas nos arredores de Lisboa). Ambas fazem processo de nacionalidade 1C.
Os processos por art-1C na CRCentrais levam 12-18 meses, desde a chegada na conservatória.
Os processos por art-1C na CRCivil levam 8-12 meses desde a chegada na conservatória.
@gandalf Me referia a conservatória dos registros centrais de Lisboa, aquisição de netos.
Vi que existe um numero do processo EX: 130XXX/21, imaginei que os processos são analisados de forma cronológica...
o que aconteceu você diz que é? meu processo demorou 8 meses e demorei mais um mês devido a alguns requisitos que me pediram no Passo 4, depois mais 1 mês e meio para eu atualizar no Passo 6 e 2 dias para o Passo 7, no momento estou aguardando o cadastro para ser criado cidadão em conclusão estou em todo esse processo há 10 meses
@VitorAlmeida
O pessoal do grupo mantém uma planilha onde as pessoas voluntariamente entram os dados do andamento, Com isso, se tem uma ideia de como os processos com numeração similar ao seu estão caminhando.
Se olhar lá, verá que agora estão começando a sair da bolinha 1 os processos de netos que chegaram em Lisboa em dezembro de 2020.
Se o seu chegou lá por volta de agosto de 2021 (se a sua numeração for 130XXX/2021, não deve sair da bolinha 1 antes de 2023.
Há alguns poucos que andarão mais rápidos - são processos que tiveram urgência deferida (são poucas razões específicas que se encaixam). Há uma outra categoria que anda um pouco mais rápido também (mas não igual "urgência"); esses aqui se refere como "prioridade por idade". O entendimento é que essa prioridade existe para requerentes de mais de por volta de 76 anos.
Aqui a planilha. Se não tiver entrado, coloque o seu na última linha (depois alguém move para o local exato que deveria estar). Não coloque o número inteiro do processo, coloque XXX nos últimos 3 dígitos, como fiz acima. Importante por a data que chegou em Lisboa e a data que recebeu a senha:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0
@Ariadnainojosa12
O título desse tópico não deixa claro a modalidade nem a conservatória de seu processo, e cada uma tem um andamento bem diferente.
Qual a sua modalidade, e qual a sua conservatória?
@VitorAlmeida
(a maior parte já foi respondida pelo @CarlosASP , mas vou repetir assim mesmo)
Os processos são feitos em ordem de numeração, até sua aprovação, e daí até o assento. Há pequenas variações.
Cada modalidade tem seu próprio andamento, em cada conservatória. Alguns são mais complexos que outros.
Processos de atribuição de Netos têm demorado cerca de 37 meses (3+ anos), da chegada na conservatória (só faz na CRCentrais) até o assento.
Idosos de 76+ anos têm prioridade automática, e completam em 13 meses. Alguns processos fazem pedido com urgência comprovada para (estudar em universidade, por oferta de trabalho, para tratamento de saúde), e conseguem uma redução do prazo para 3-12 meses.
As fases intermediárias (2,3,4,5) não importam muito, exceto para ver que está se movendo. Depois de 29 meses da entrada, o processo finalmente vai para análise do Conservador, que decide se é aprovado (6-verde), ou se tem exigência (4-laranja) pedindo documentação suplementar. Uma vez Aprovado, cerca de 8-9 meses depois é finalizado (7-verde) e recebe o assento de nascimento.
Netos, no total são 3+ anos. Não espere nenhuma mudança por quase 1,5 anos. Os processos recebidos em 12/2020 estão começando a se mover.
Por favor, diga como mandou o processo, a idade, a data que chegou lá, e a data do e-mail com a senha de acesso. Até aqui:
Proc: 1302xx/21 VitorAlmeida [chegada: 17/08/21] [senha: 12/01/22] [idade?] [modo Pgto] [6-verde: 18/01/24]
linha 109: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0
@gandalf coloquei os dados na planilha, meu processo foi recebido na conservatória no dia 25/11/2021, na época, meu advogado me informou que estes processos estavam levando entre 12 a 18 meses para serem concluídos.
@VitorAlmeida Eu movi seu processo por ordem de dataRecepção, mas na verdade você deve acompanhar com outros processos com data de numeração semelhante.
Eu passei para 26/11 porque dia 27 foi sábado (por isso ficou em vermelho). Você pode até ter recebido a notificação por e-mail no sábado, mas o IRN está fechado, e pode ser apenas um atraso no e-mail. A numeração deve ter ocorrido dia 25 ou 26/11/21
Cuidado com o que conversa com seu advogado. Mantenha um bom relacionamento com ele. Eles em geral não gostam que clientes fiquem perguntando coisas no fórum, porque no fórum as pessoas são mais bem informadas que eles. Toda a comunicação com a conservatória passa pelo seu advogado. A última coisa que você quer é um desentendimento com ele/ela nesse momento.
Mas ele está errado. 12-18 meses é processo de filho pela CRCentrais. Processo de neto é 3+ anos, salvo pedido de urgência. Não seria difícil você conseguir uma carta vinculando uma contratação ou promoção, a vc ter nacionalidade européia. Em seu lugar eu consideraria. Consiga a carta, e mande a seu advogado para ele escrever o requerimento. A carta e a tradução precisam ser autenticadas no consulado português.
@gandalf
Caso eu consiga uma carta de trabalho, posso solicitar urgência alegando que preciso da cidadania dele para solicitar a minha ? seria de grande ajuda.
@gandalf A carta de trabalho pode ser da Inglaterra ?
@VitorAlmeida
Se a Inglaterra fosse um país membro da União Européia, poderia. Mas tem o Brexit, então não.
A propósito, desde 01/jan/2021 os documentos do UK não têm mais respaldo em acordos de cooperação, e precisam ser apostilados. https://dgpj.justica.gov.pt/Documentos/Brexit/Consequencias-na-livre-circulacao-de-documentos
@gandalf Entrei por casamento em um consulado na Venezuela e fica no CRC de Lisboa