Registro tardio de nascimento- filha de português

Boa tarde,

meu pai é filho de portugueses e realizei o processo de atribuição de nacionalidade dele, processo esse que foi concluído e foi expedida certidão de nascimento portuguesa dele.

Agora pretendo dar entrada no meu processo de atribuição como filha de português. Ocorre que, meu pai, apesar de ter sido o declarante na minha certidão de nascimento me registrou apenas quando eu tinha 6 anos de idade (nasci 14/12/1988 e fui registrada em 30/01/1995).

Gostaria de saber se devo enviar alguma declaração informando o registro de nascimento tardio e que tipo de justificativa os Conservadores costumam aceitar. Sabem me dizer?

Desconfio que ele tenha me registrado na idade em que entrei pra escola mas não se eles aceitariam essa justificativa pois nasci em uma época em que em tese os pais costumam registrar a criança logo após o nascimento. Vocês me aconselham mandar essa declaração já na entrada do processo ou é melhor esperar pra ver se cai em exigência?

Meu pai mora em outra cidade, eu mesma posso fazer essa declaração?

Obrigada.

Comentários

  • editado July 2022

    @paulaalbuquerque , se seus pais eram casados, basta transcrever o casamento deles em Portugal e mandar a certidão de casamento portuguesa.

    Se não eram, sugiro que você prepare uma declaração, a ser assinada por ele, dizendo que, como morava no interior, muito longe de um Cartório do Registro Civil, só providenciou seu registro de nascimento quando você precisou ir para a escola. Reconheça a assinatura por autenticidade.

    É uma desculpa meio "esfarrapada", mas ele deve ter um motivo para ter feito seu registro apenas aos 6 anos.

  • @Leticialele meus pais nunca foram casados. Vou fazer a declaração então, mas acho difícil conseguir levar meu pai ao cartório para assinar reconhecendo por autenticidade porque ele tem lá seus 80 e poucos anos e tudo fica mais complicado. Você acha que por ele estar vivo os Conservadores não aceitariam uma declaração feita e assinada por mim né?

  • @paulaalbuquerque

    Você pode pedir ao funcionário do cartório ir na residência de seu pai. Informe-se no cartório sobre preço e procedimento para isso.

    Aí seu pai assina o documento em casa, na frente do funcionário.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.