Perdido em relação a reconhecimento de paternidade

Bom dia, Boa tarde e Boa noite para todos.


Pessoal, necessito de ajuda na seguinte questão, meu pai já tem o assento dele ( meu avô nasceu em Portugal) eu quero tirar a minha nacionalidade agora, já tirei minha certidão inteiro teor, nela verifiquei que minha mãe foi a declarante de nascimento, meus pais nunca foram casados, porém a certidão tem averbação de reconhecimento de paternidade por escritura pública, meu pai me reconheceu por escritura pública quando eu tinha 4 meses, eu por duvida procurei vários advogados pra saber se era só dar entrada no processo e anexar a escritura, ou se tinha que fazer algo a mais, pois bem, aí que estou ficando doido de ansiedade e não saber em quem confiar, alguns me disseram que tem que homologar antes em Portugal ( e cada um passou um prazo diferente rsrsrs) outros que eu consultei disseram que não é necessário homologar, que era só dar entrada no processo.

Enfim, alguém com conhecimento, ou que já passou por esta situação pra me dar uma força, estou completamente perdido e sem saber em quem acreditar ou confiar!! rsrs


Muito obrigado a quem for se dispor a me responder.


(vou tentar anexar a escritura e minha certidão)

[removido pela moderação a pedido do autor]

Comentários

  • @RafaelSimoes , se o reconhecimento de paternidade foi voluntário, administrativo, basta mandar a escritura pública apostilada.

    Se o reconhecimento foi judicial, terá que homologar a sentença em Tribunal português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.