Minha mae casou de novo (nome dela esta diferente agora)

Oi pessoal! Como voces estao?

Minha duvida é a seguinte: a atribuição da minha mae ficou pronta (ehhhhh!) porem, o nome dela atualmente é diferente do nome que esta na minha identidade e no meu passaporte (o nome dela de casada com meu pai ainda) aff.

O que devo fazer quando eu for solicitar a minha atribuição?

Pra ficar claro, o nome dela nos meus documentos: ANGELA MARIA BARCELOS GOMES (casada com meu pai)

O nome dela atual (inclusive na atribuição dela como portuguesa): ANGELA MARIA DE OLIVEIRA BARCELOS COSTA

Eu estou aqui batalhando pra encontrar algum topico aqui pra evitar pergunta repetida, mas nao estou achando.

Comentários

  • @raquelbarc


    Minha duvida é a seguinte: a atribuição da minha mae ficou pronta (ehhhhh!) Parabéns!!!!!

    O que devo fazer quando eu for solicitar a minha atribuição? à princípio, tem que transcrever o casamento dela (no consulado de Santos ou RJ) e o divórcio (em Portugal com advogado português). Quem foi o declarante do "SEU" nascimento? (essa informação vai definir a obrigatoriedade da transcrição).

    Pra ficar claro, o nome dela nos meus documentos: ANGELA MARIA BARCELOS GOMES (casada com meu pai) e o nome dela atual (inclusive na atribuição dela como portuguesa): ANGELA MARIA DE OLIVEIRA BARCELOS COSTA

    Com a transcrição, o nome fica alinhado. E tem que arrumar a SUA certidão também.

    Seu RG ou passaporte, tem menos de 10 anos?

    @guimoss ??? pode fazer a gentileza de corroborar?

  • @mabego

    Tudo bem?

    Eu acredito que vc tenha cometido um erro no que voce disse.

    O procedimento mencionado só serviria se o ex-marido tb quisesse a nacionalidade por aquisição.

    E agora tb, é possivel que o pai consiga "puxar" a nacionalidade portuguesa dos filhos.

    Sobre o caso da @raquelbarc , primeiro há de se verificar quem foi o declarante do nascimento dela.

    Se foi a mãe (agora portuguesa), o pai não for português e o registro foi feito com menos de 1 ano, a transcrição é dispensada.

    ===

    No caso concreto:

    1) O assento de nascimento da mãe da forista estará com o nome de solteira, pois ela nasceu em PT, com o fim do processo dela.

    2.1) Se for caso de dispensa e o nome voltou ao de solteira*, a filha pode pedir, sem problemas, a atribuição de filha.

    E a questão do nome de casada no nascimento da filha seria resolvida com o envio da certidão de casamento da mãe em inteiro teor apostilada (a apostila é por segurança).

    * Na mensagem, há uma diferença de uma partícula "de" entre os nomes. Mas isso nao afeta para fins de nacionalidade.

    2.2) Se for caso de transcrição, tanto o nome de solteira como o de casada aparecerá no assento português, resolvendo o problema.

    Esse caso é um pouco diferente dos tradicionais.

    Eu faria a transcrição, pois resolve a questão do nome de casada na certidão de nascimento da forista, a dupla configuração de nome (solteira/divorciada e casada) e a questão da perfilhação.

    Marquei a @Leticialele para corroborar o corroborado, rs.

    Abraços

  • @guimoss

    a dúvida está quanto ao nome da mãe... de casada, depois solteira, pois ainda não sabemos quem foi o declarante do nascimento da Raquel...

  • editado July 2022

    @guimoss Se foi a mãe (agora portuguesa), o pai não for português e o registro foi feito com menos de 1 ano, a transcrição é dispensada.Eu não sabia disso! Inclusive essa semana a minha mãe foi no cartório pegar a certidão de casamento dela e na segunda feira ela iria fazer o levantamento do que falta para enviarmos a Ponta Delgada para a transcrição do casamento dela! Seguro isso que não precisa?

    sim, o declarante foi meu pai e foi sim em menos de um ano e ele não é português.

  • A certidão portuguesa da minha mãe saiu com o nome dela de casada com o novo marido.

    angela Maria de Oliveira Barcelos costa

    o nome dela na minha certidão de nascimento e nos meus documentos (rg e passaporte) Ângela Maria Barcelos Gomes (casada com o meu pai)

    o nome dela de solteira (Ângela Maria de Oliveira Barcelos.

    pessoal, muito obrigada mesmo e desculpa eu sei que está um rolo isso, eu estou perdida.

    Eu moro nos EUa se eu morasse no Brasil era fácil resolver, só refazer a minha identidade e colocar o nome dela atual.

    Nao teria como eu enviar a certidão dela de casamento e apostila da junto com os DOCs do meu pedido de aquisição? E eu enviar os meus com o nome dela do jeito que está? Já que não teria que usar a certidão de casamento dela para a transcrição de casamento?

  • Eu vou enviar a minha para a ACP pois eles fizeram a da minha mãe em 3 meses. Mas eu sei que eles são exigentes. Por isso quero ter certeza absoluta do que enviar.

  • @raquelbarc

    A sua situação ficou um pouco confusa.

    Esclareça a situação sobre os casamentos da sua mae e quem declarou o seu nascimento.

    ===

    E se vc for fazer a transcrição em PT, eu sugiro Alcobaça.

    Lá estava levando 1 semana, em fevereiro.

    Ponta Delgada está lento e não é a melhor escolha.

    Se faltar informação, o conselho aqui pode sair errado.

    Abraços

  • @raquelbarc , o nome de sua mãe no registo português certamente é o nome de solteira - Ângela Maria de Oliveira Barcelos. Ninguém nasce casado!!

    Para a sua nacionalidade, terá que transcrever o primeiro casamento dela, pois foi seu pai o declarante do seu nascimento.

    Transcrito o 1º casamento, o nome dela ficará, em Portugal, Ângela Maria Barcelos Gomes.

    O nome dela só constaria com o nome do segundo casamento SE ela tiver averbado o óbito ou homologado o divórcio), o que for cabível, e transcrito o segundo casamento!

  • @Leticialele o nome da minha mae na certidão portuguesa saiu como o nome do segundo casamento dela, e nao o nome de solteira.

    Eu sei, parece estranho, mas foi.

  • @guimoss minha mae solteira: ANGELA MARIA DE OLIVEIRA BARCELOS

    Casada com meu pai: ANGELA MARIA BARCELOS GOMES >> esse é o nome dela nos meus documentos

    divorciou

    Casou de novo: ANGELA MARIA DE OLIVEIRA BARCELOS COSTA >> esse é o nome dela que saiu na certidão portuguesa

    Quem declarou o meu nascimento: meu pai (ele nao é portugues)

    quem declarou o nascimento da minha mae: o pai dela (ele nao é portugues)

    Eu fiquei com uma duvida adicional aqui: tenho que transcrever entao o ultimo casamento dela, certo?

  • @guimoss ótimo saber disso, vou fazer por Alcobaça entao!

  • @raquelbarc , mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e mande, como anexo, a certidão de nascimento dela e explique o caso.

    É com o nome de solteira que tem que sair a certidão portuguesa!!

  • @raquelbarc

    É estranho o seu caso.

    Antes de mais nada, eu consultaria o email que a Letícia mencionou ou uma assessoria especializada.

    Os asssentos de nascimento apresentam o nome de solteira.

    Abraços

  • @mabego @guimoss @Leticialele Ola pessoal, tudo bem com voces? Entao, eu voltei aqui nesse mesmo topico, pois uma coisa muito importante aconteceu, quando eu ja estava bem chateada pensando na quantidade de dinheiro eu teria que gastar so pra fazer os casamentos da minha mae (e divorcio) em Portugal. Frisando que eu estou pagando todos os processos sozinha, e paguei ate o da minha avó + transcrição.

    A boa noticia - eu me enganei, a minha mãe (hoje portuguesa) foi quem me registrou, ou seja, é ela a declarante na minha certidão de nascimento.

    Qual a conservatoria mais indicada nesse caso, de nao precisar fazer as transcricoes dos casamentos dela + divorcio? Mais indicada, quero dizer, a que com 100% de certeza (ou quase) não exigiria isso para onde eu ja possa enviar o meu processo de atribuição e, enfim, terminar com essa Via Crucis.

    Muito obrigada, esse grupo tem sido incrivel.

  • @raquelbarc

    "... a minha mãe (hoje portuguesa) foi quem me registrou, ou seja, é ela a declarante na minha certidão de nascimento."

    Nesse caso é dispensada a transcrição de casamento

    Atualmente quem faz pedidos do Artigo 1C (filhos) é ACP -

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha, 404

    4200-270 Porto - Portugal


    @Admin

    poderia atualizar o endereço novo?

    "Ainda" estão recebendo no antigo endereço, mas não sei até quando...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.