Transcrição de casamento para portugal dos meus bisavós

Oi, primeiramente se esse tópico já estiver, eu li vários e ainda sim estou meio confusa com a documentação que devo separar.

Sou bisneta de português, minha bisavó era portuguesa (já falecida), e ela casou aqui no Brasil, e meu avô nasceu aqui (falecido tbm), no caso estou separando os documentos para tentar a cidadania da minha mãe que ainda esta viva.

no caso o declarante do nascimento do meu avô foi o pai, que é brasileiro, nesse caso eu tenho que transcrever o casamento. Certo?

Para isso eu preciso eu preciso ter a certidão de nascimento da minha bisa (portuguesa) recente? Eu tenho uma cópia do registro de nascimento dela. Como eu faço pra tirar uma nova? ou essa serve?

Eu preciso fazer essa transcrição pelo consulado? Ou posso fazer por correios direto pra portugal? O que seria melhor?

Estou solicitando novas certidões de casamento dela de inteiro teor, precisa da cópia do livro?

A certidão de nascimento do meu bisa (marido dela) precisa ser inteiro teor?

Seriam apenas esses documentos e o formulário? Claro mais o pagamento da taxa de R$ 120 euros

Obrigada

Comentários

• @jamilemoura

"... no caso o declarante do nascimento do meu avô foi o pai, que é brasileiro, nesse caso eu tenho que transcrever o casamento. Certo?"

Sim, tem que transcrever, nesse caso é obrigatório...

"Para isso eu preciso eu preciso ter a certidão de nascimento da minha bisa (portuguesa) recente?"

Para transcrever deve ser em forma narrativa, certificada e em papel. A cópia que vc tem é de quando? Para pedir uma nova, peça no Arquivo Distrital (se for nascida antes de 1911) ou no civilonline, se for nascida depois de 1911.

"Eu preciso fazer essa transcrição pelo consulado? Ou posso fazer por correios direto pra portugal? O que seria melhor?"

Melhor fazer pelo consulado, pois é mais rápido e custa 120 euros

"Estou solicitando novas certidões de casamento dela de inteiro teor, precisa da cópia do livro?"

Para transcrever tem que ser inteiro teor digitada e apostilada, não é a reprográfica (cópia do livro)

"A certidão de nascimento do meu bisa (marido dela) precisa ser inteiro teor?"

No caso, vc vai transcrever casamento e óbito dos nubentes. Sempre se usa inteiro teor digitada e apostilada para transcrição de casamento.

"Seriam apenas esses documentos e o formulário? Claro mais o pagamento da taxa de R$ 120 euros"

O formulário deve ser preenchido e assinado por autenticidade + xerox do RG de quem vai transcrever em cópia autenticada e apostilada + envelope de sedex para enviarem de volta os documentos e mais a transcrição quando ficar pronta.

Coloque a documentação dentro de um envelope + envelope para a "volta" e envie.

Se vc mora no Estado de São Paulo, faça no consulado de Santos. Deve se registrar no consulado.

Se no Rio de Janeiro, faça no consulado do Rio de Janeiro.

• Outra questão, meu bisavô foi registrado então na certidão de nascimenti dele está como Simão José da Costa, e casou porém ele entrou na época com pedido na justiça para alterar seu nome para Simão José da SILVA Costa, somente na certidão de casamento, e todos os seus filhos com registrados com Silva no nome. Teria algum empecilho na hora de transcrever o casamento? assim como seguir solicitando a cidadania da minha mãe?

• jamilemourajamilemoura Member
    editado July 2022

@mabego

muito obrigada pelas respostas. Eu já tentei solicitar uma via assim como tem o guia aqui no fórum.

de o casamento já estiver sido transcrito como eu faço pra saber?

é preciso transcrever o óbito? São 2 processos diferentes ou passo mandar tudo junto? Pq não tenho a certidão de óbito do brasileiro

• editado July 2022

@jamilemoura

"Outra questão, meu bisavô foi registrado então na certidão de nascimento dele está como Simão José da Costa, e casou porém ele entrou na época com pedido na justiça para alterar seu nome para Simão José da SILVA Costa, somente na certidão de casamento, e todos os seus filhos com registrados com Silva no nome. Teria algum empecilho na hora de transcrever o casamento? assim como seguir solicitando a cidadania da minha mãe?"

Como consta na certidão de casamento? já está como Simão José da SILVA Costa? ou consta averbação?

"de o casamento já estiver sido transcrito como eu faço pra saber?"

Quando vc pedir o documento português, se já estiver transcrito virá com a averbação do casamento.

é preciso transcrever o óbito? São 2 processos diferentes ou passo mandar tudo junto? Pq não tenho a certidão de óbito do brasileiro"

Quando se transcreve, tem a opção para transcrever o óbito também, escolha este formulário. Isso não onera... o óbito é gratuito e se manda tudo junto em um processo só.

(tenha atenção em divergência nos nomes dos envolvidos, pois isso acarreta na necessidade do documento português estar apostilado)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.