Só falta um - me ajudemmmmm
Pessoal, Bom dia!
Graças a ajuda de vocês, consegui encontrar alguns registros que foram de total importância, para, me mostrar a direção de onde seguir.
E estou aqui mais uma vez, para pedir ajuda, desta vez para poder encontrar o registro de casamento dos meus bisavós, é o único registro que falta para iniciar o processo, com menos chance de cair em alguma pendencia.
Abaixo vou colocar todas as informações, que consegui, algumas com ajuda de pessoas muito solicitas aqui do Fórum:
Ela : Ignes Bobiana, nascida na Freguesia de Quirás, Conselho de Vinhas, Distrito de Bragança, registro de batismo em 03/12/1971, nome da mãe Regina Roza, pai não informado, neta materna de Simão Fernandes e Ignez Moraes.
Ele : Manoel Gonçalves Carvalho, nascido na Freguesia de Samaioes, Conselho de Chaves, Distrito de Vila Real, data de registro em 28/02/1863, nome da mãe Julia Maria, nome do pai Francisco Carvalho.
Em 23/10/ 1896, eles batizaram uma criança, com nome de Antonio, onde no Registro consta que residiam na Freguesia de Samaioes . Neste Registro ela já consta com o nome Ignez Moraes ( acredito que ela tenha assumido o sobrenome da avó)
No Registro de batismo de inteiro teor, do meu avô (1901), o qual já nasceu no Brasil, o Manoel pai do meu avô, declarou o seguinte : casado há 10 anos atrás em Portugal( com Ignez Moraes), mas infelizmente não consta, a Freguesia, Conselho ou Distrito.
Por favor, vocês podem me ajudar?
Desde já agradeço muito.
Obrigada.
Comentários
@MimiGugu_2022
Neste batismo de 1896, a parte falando onde Manoel e Ignes casaram ("recebidos") me parece indicar que seria em Samaioes mesmo. Mas eu não achei. Vovê olhou tudo?:
https://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV26-001-062&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PCHV26-001-062/PT-ADVRL-PRQ-PCHV26-001-062_m0063.jpg
As vírgulas estão meio confusas, talvez possa ser em Quirás. Mas lá não dá para olhar online. Já pediu uma busca no AD Bragança? A freguesia parece ser bem pequena; se eles tiverem os livros de casamento não digitalizados, dá para buscar bem rápido vários anos.
Outra coisa importante nesse batismo de Antonio é que ele é o SEGUNDO desse nome. Em algum lugar, talvez em Samaioes ou Quirás, há um batismo para esse outro Antonio. Seria bom achar, para ver o que diz sobre onde os pais casaram.
Em Samaioes você pode olhar todos o s batismos, olhando a filiação, para ver se tem mais algum de filhos do casal, Novamente buscando algo sobre onde casaram. Se achar algum, coloque o link aqui; às vezes outra pessoa lê um detalhe que passou desapercebido.
Olá @CarlosASP , boa tarde!
A parte dessa frase ´´ se receberam ´´, havia passado despercebida, não é a linguagem habitual de hoje em dia e eu não prestei atenção,... você tem razão, pode ter sido em Samaioes mesmo. Vou pesquisar,...
Existiu um filho do Manoel, que 2 primos meus, de segundo grau, que já são idosos, chegou a conhecer, ele veio para o Brasil junto com os pais e o filho Antônio, que na época tinha 4 meses. Esse filho mais velho se chamou José, mas quando veio para o Brasil em 1897 já tinha 10 anos, acreditamos que ele não fosse filho da Ignez, por conta da idade dela,...mas vou procurar e ver se encontro mais informações.
Muito obrigada pela ajuda, talvez você tenha me direcionado, para o último registro.
Obrigada.
@MimiGugu_2022
José é filho do 1o. casamento do Manuel com Engrácia que faleceu em 1892.
@Guilherme Moreira , boa noite!
Então ele era viúvo quando casou-se com Ignes, se a Engracia faleceu em 1892, não tem como ele ter casado com Ignes em 1890,...
Já estava feliz como uma ´´ data´´, pré determinada de casamento,...voltei ao início agora,...
Manoel e Ignes tiveram uma filha, já aqui no Brasil, cujo nome foi Maria Engrácia, acho que foi uma homenagem à esposa falecida,...
Você tem feito mais descobertas da minha família do que eu,...
Obrigada
@MimiGugu_2022 , eu não encontrei o casamento deles em Samaiiões.
Então você tem uma janela para o casamento de Manoel e Ignes, entre 1892 e 1896.
Apostaria em Quirás, a freguesia dela. A que não tem livros online. só pedindo ao AD - e torcer para que eles tenham livros físicos para essas datas.
E, só para desencargo, mas desconfio que não vai achar (mais abaixo sobre isso). como não se sabe quando Ignes teria mudado de Quirás para Samaioes, eu olharia todos os batismos de Samaioes entre 1892 e 1896, como dito anteriormente - olhando a filiação de cada um - para ver se aparece outro batismo de filho do casal com informação sobre o casamento.
Não sei se já tinha, mas aqui está o primeiro casamento de Manoel, com Engracia de Jesus:
https://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-002-038A&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-002-038A/PT-ADVRL-PRQ-PCHV44-002-038A_m0026.jpg
Note que foi na freguesia que ela nasceu, Vilar de Nantes - e não na dele. Era mais comum casar na da noiva, por isso aumenta a suspeita de que Manoel casou com Ignes em Quirás.
Eu também não achei em Samaioes um óbito para esse primeiro Antonio, filho de Manoel e Ignes. Teria que ser entre 1892 (óbito da primeira esposa Engracia) e 1896 (nascimento do "segundo" Antonio, ambos filhos com a Ignes). Novamente, pode ser tudo em Quirás; onde os livros não estão online. Manoel pode ter casado com Ignes lá; tido e perdido o primeiro Antonio lá. Vai ser azar se tudo isso tiver acontecido numa terceira freguesia.
Sobre o Jose Manoel (filho do primeiro casamento. nascido em 1886 e que veio para o Brasil junto com Manoel e Ignes), tem uma anotação no batismo dele dizendo que casou no Rio de Janeiro em 1909 - mas não diz com quem TIF 143 e 144:
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1045906
Oi @CarlosASP , boa noite!
Eu não tinha o registro de casamento do Manoel com a Viúva, obrigada. O Filho que o Manoel teve com a Ingracia ( José), este veio para o Brasil com meu bisavô e também com o filho que ele teve mais tarde com minha bisavó Ignes ( Antônio), porém o Antônio tinha apenas 4 meses e faleceu durante a viajem e foi jogado no mar( segundo histórias que se ouve na família),... posteriormente ela engravidou novamente, já aqui no Brasil, e deu o nome do filho de Antônio ao( meu avô).
Como faz para pedir ajuda ao AD? Na verdade eu nem sabia que podia,...
Mas uma vez obrigada pela ajuda,...
@MimiGugu_2022
No link abaixo, crie um login grátis para o AD Bragança:
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/oservices
Depois faça um "pedidos de pesquisa e reprodução a efetuar pelo Arquivo". No pedido coloque o nome dos noivos e sua filiação, as datas prováveis do casamento. Acrescente que não pode buscar diretamente pois os livros para essas datas não estão online.
Normalmente, os primeiros 30 minutos de pesquisa são grátis (deve ser suficiente, pois a paróquia é bem pequena com poucos casamentos por ano), Caso eles achem que vai passar disso, eles antes te mandam um orçamento para você aceitar ou não e depois pagar. Eles não farão nada pago antes desse aceite seu.
Eu acrescentaria o link para o assento de batismo de Ignes em Quirás.
Achando, eles te mandam uma resposta (é tudo pelo site do AD, entre sempre no seu login para ver atualizações de status) e te darão uma opção de se quer que mande uma cópia certificada etc.
Boa sorte! Tomara que Quirás finalmente feche o mistério
Se quiser, abra depois um pedido separado para achar o batismo do "primeiro" Antonio. Mas faça um de cada vez; quando terminar um pedido, faça o outro, Para focar no que é essencial primeiro.