manoel dos santos filho

Boa tarde, gostaria de saber se alguém esta passando ou já passou por este meu problema: tenho todos os documentos necessário para dar entrada no processo de dupla nacionalidade por parte de Avô com Pai já falecido, todas as informação ( através da certidão de batismo apostilado do meu Avô ) de paternidade,filiação paterna e materna,data de nascimento e localização da distrito do nascimento, batendo rigorosamente com os documentos do meu Pais e o meu daqui do Brasil/RJ, EXCETO o nome do meu Avô que costa "João Evangelista" na certidão de batismo apostilado, mais não sei o que ouve em todos documentos de meu Avô,meu pai e o meus estão com o nome de Jose Maria dos Santos( nascido 23/02/1899 ). A pergunta que faço e, posso retificara este nome através da justiça ( posso provar por A + b que esta divergência de nome e simplesmente por falha material, pois com certeza e mesma Pessoa ) do Brasil ou mesmo a Portugal?

Comentários

  • @manoedossantosfilho , tem certeza de que o João Evangelista é o José Maria dos Santos? O que vale é o assento português. Ainda que você consiga a retificação , que creio ser muito difícil, terá que trocar todos os documentos posteriores!!

    Por que não pesquisa mais um pouco, para ver se acha o batismo correto?

  • Temos aqui o batismo com as respectivas filiações

    Mando também em anexo o passaporte do pai com o filho João Evangelista

    A lista do navio e da casa do emigrante

    E por fim a carteira de estrangeiro que é onde aparece o nomo José Maria com as mesmas filiações e até o navio. Que são as mesmas pessoa está claro. O que não sabemos é o motivo dessa troca. Mas o que queremos é proceder a retificação dos documentos brasileiros que tem José Maria para João Evangelista. E queríamos saber se alguém aqui já teve algum caso parecido.


  • @manoedossantosfilho , você está com o assento de batismo de um irmão do José Maria!! É muito estranho um João Evangelista se tornar José Maria!!

    Graças ao @Guilherme Moreira , não terá que fazer retificação alguma!!

  • Agradecendo a todos a atenção, em especial ao @Guilherme Moreira, que encontrou o batismo de meu avo... agilizando em muito o processo, pois agora está dispensado qualquer retificação ... retificação essa que sequer sabíamos ser possível...

    mais uma vez muito obrigado

  • Boa Tarde,

    Gostaria de fazer o meu processo de dupla nacionalidade de neto com pai falecido, através de um escritório especializado nesse assunto, este escritório e esse serviço ( na gíria carioca seria "bom, bonito e barato" ) deveria atender aqui no Rio de Janeiro.

    Quem puder me indicar agradeço "novamente" muitíssimo, pois aqui hoje no Brasil o "mar não esta para peixe" esta tudo muito caro!!

    ATS: Manoel dos Santos Filho


    MILHÕES DESCULPAS E PERDÕES POR ESTA POSTAGEM, QUE LI COM MAIS ATENÇÃO A PROIBIÇÃO DE QUALQUER FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO!!!!!

  • @manoedossantosfilho , este Fórum tem como objetivo auxiliar as pessoas a montarem sozinhas os seus processos!!

    Não gaste dinheiro à toa!!

    Mesmo contratando um escritório, você terá que fornecer TODOS os documentos, que eles apenas juntam e fazem a remessa para Lieboa!!

    Veja a documentação:

    Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e apostilada;

    Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e apostilada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do seu progenitor;

    Assento de batismo do cidadão português. Veja como solicitar aqui - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Atestado de antecedentes criminais brasileiro (se for maior de 16 anos). No Brasil, solicita a certidão pela Internet e imprime com a validação no verso. Os dois links estão na mesma página- https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG). Se este não for recente, cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação);

    Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.

    Requerimento 1D preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade .

    Obtenha o Requerimento após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Confirmado o pagamento, imprima o Formulário, que irá receber através do email cadastrado, frente e verso, colorido e preencha sem rasuras. Leve a qualquer Cartório de Notas para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Junte toda a documentação e envie, preferencialmente pela DHL (https://locator.dhl.com/) para

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Os processos de netos têm levado uns 3 anos de tramitação.

    Se restou alguma dúvida, basta perguntar!!

    Boa sorte!!

  • Boa Noite,

    Senhora Leticilele

    Tenho a duvidas: 1) Transcrição/Averba o casamento do meu Avô em Portugal, quais os documentos necessário?

    Obs: A) Se precisar da certidão de Casamento, preciso fazer retificação de data de nasc - 1/01/1897( errada) para 31/01/1897 ( certa )? B) Se precisar da certidão de Óbito, preciso fazer retificação do nome da mãe - Anna paula (errada) para Anna Ferro ( certa ) ? C) Se precisar fazer mais de uma retificações de mais de um documento, preciso só uma certidão de Batismo apostilada para resolver as retificações nos Cartórios ? D) E para o processo propriamente tido, só precisarei de uma certidão de batismo sem apostilamento? E) E por fim a certidão de nascimento do meu pai tem também mesma retificação do item (B) acima, tendo só a diferente o parentesco ( a "Avô " Anna Paula (errada) para Anna Ferro (certo).

    ATS: Manoel dos Santos Filho RJ

  • @manoedossantosfilho , você só precisa transcrever o casamento de seu avô, se ele casou no Brasil, em duas situações:

    1 - Se os dois, avô e avó, eram portugueses; ou

    2 - Se não foi o português o declarante do nascimento do seu pai até que ele tivesse completado 1 ano de idade.

    Se for mesmo necessário fazer a transcrição, faça pelo Consulado De Portugal no Rio de Janeiro. São bem rápidos e analisam os documentos antes de mandarem as instruções para pagamento.

    Vai precisar da certidão de casamento, do assento do avô certificado pelo Arquivo Distrital (solicitado de acordo com o link que enviei) e da certidão de nascimento da avó.

    Eu não faria retificação alguma antes de mandar os documentos para o Consulado. Se alguma retificação for necessária, eles avisam e, aí, sim, você providencia.

    As instruções estão aqui :

    Se a avó é brasileira - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a;

    Se a avó é portuguesa - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses

    Lembre que, como neto, você precisará mandar, junto com os documentos, sua certidão de nascimento inteiro teor apostilada, para comprovar que tem legitimidade para solicitar a transcrição.

    Não precisa me chamar de senhora!!! Sou uma velhinha com espírito jovem!! hahaha

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.