Certidão de nascimento

Olá!

Eu já possuo nacionalidade portuguesa pela minha família materna e agora estou ajudando meu pai e tios a adquirem nacionalidade pois os avós maternos deles eram portugueses. Já estou em processo de transcrição de casamento e óbito dos documentos porém o consulado precisa da certidão de nascimento da minha bisavó e eu não encontro em lugar nenhum. Ela era de Cabeça Boa. Moncorvo, Bragança - nome Laurentina Rosa Pinto, filha de Maria Augusta Dinis e Manuel do Nascimento Pinto (irmãos dela: Georgina Augusta Pinto e Manuel José Pinto). De acordo com seus documentos brasileiros, ela nasceu em 22 ou 23/03/1907. Eu já pedi ao Arquivo Distrital de Bragança, já pedi a um genealogista para fazer a busca, procurei em todos os documentos do Brasil (desde a entrada dela no Rio de Janeiro até os autos de casamento) e não encontrei absolutamente nada. Eu encontrei só o registro do passaporte do irmão dela no site CEPESE mas ele veio para o Brasil alguns anos antes dela e também tenho o documento da irmã dela que viveu a vida toda em Portugal.

Alguém pode me dar alguma dica de onde mais posso procurar?

Obrigada!

Comentários

• @lnader

Já tem o batismo do bisavô?

Tem os batismos dos irmãos? Sabe quando a Laurentina chegou ao Brasil?

• @VitorAlmeida

Acho que por aqui fica mais fácil:

https://tombo.pt/f/tmc03

Mas o livro de batismos de 1907 não está online.

• lnaderlnader Member

@Guilherme Moreira

Tenho o batismo do meu bisavô só que eles se conheceram no Brasil, apesar de serem da mesma Freguesia. Eu só preciso de qualquer documento da minha bisavó para conseguir transcrever o casamento dela no Brasil (o consulado diz que precisa justificar onde ela nasceu, independente de ser portuguesa ou não).

A Laurentina chegou ao Brasil em dezembro de 1928, na embarcação Ruy Barbosa (já procurei na lista de passageiros mas não encontrei o nome dela, obtive essa informação no prontuário do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro). O nome dela de casada, já aqui no Brasil, ficou Laurentina Rosa de Abreu (eu tenho todos os documentos dela obtidos aqui, só não tenho nada de Portugal).

O irmão dela veio para o Brasil em fevereiro de 1927, ele era bem mais velho do que ela (nasceu em 1892). Eu encontrei os dados do registro de passaporte dele:

Arquivo Distrital do Porto

Livro 3465

Passaporte 956

Data Passaporte 1927/01/17

Nome Manuel José Pinto

ApelidoSem Indicação

Concelho Porto

Naturalidade Torre de Moncorvo

Pai Manuel do Nascimento Pinto

Mãe Maria Augusta

Sexo Masculino

Civil Casado

Destino Rio de Janeiro

Pais Brasil

Idade 34

Profissão Trabalhador

Agora estou tentando localizar a certidão de batismo dele (ou até mesmo casamento, que acredito que foi mais ou menos em 1917), para ver se localizo algo sobre ela. Também escrevi para o Porto para tentar localizar o passaporte dela em 1928. Será esse o caminho?

Obrigada!!!

• @lnader

se ela casou aqui, vc deve ter a certidão de casamento, certo?

Pediu o desarquivamento da habilitação de casamento?

• lnaderlnader Member

@mabego

Eu já pedi o desarquivamento da habilitação do casamento, porém ela não apresentou nenhum documento.

Eu encontrei o registro de batismo dos pais dela, não sei eles podem ter registrado os filhos em outro local sem ser Cabeça Boa já que eles eram naturais de VIla Nova de Foz Coa. Também não sei onde e como localizar o casamento deles. Vocês sabem onde posso buscar?

No casamento da Laurentina consta que o óbito do pai (Manuel do Nascimento Pinto) foi em 02 de agosto de 1914 em Portugal, mas também não localizei esse documento.

Obrigada!!

• @lnader

Faltou falar se tem o batismo da Georgina.

• lnaderlnader Member

@Guilherme Moreira

A Georgina viveu a vida toda em Portugal. Eu não tenho o batismo dela, mas tenho a cópia de uma cédula pessoal emitida em 08/10/1968, em Moncorvo, e diz que ela nasceu em 05/09/1903 em Cabanas de Cima, Cabeça Boa.

Com esses dados será que consigo obter o batismo?

• lnaderlnader Member
    editado August 2022

Olá!

Consegui os documentos do irmão dela - batismo e casamento. Será que consigo alguma pista do registro dela com essas informações?

• @lnader , encontrei o batismo de uma Laurentina Rosa, filha de manuel do Nascimento e de Maria Rosa, em 16 de agosto de 1906

Assento - https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1303847 tif 0009

Horta da Cavalariça foi a Freguesia em que os pais se casaram. de acordo com o batismo do Manuel

• editado August 2022

@lnader

Casamento dos pais, Manoel do Nascimento e Maria Augusta - https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1216136 m0002. tif

Pais -

Manoel - viúvo de Rozaria dos Santos

Maria Augusta - Luiz Agostinho Diniz e de Margarida Thereza.

A Laurentina Rosa do assento encontrado era neta materna de Luiz Agostinho e Margarida Thereza, o que faz presumir que seja a pessoa procurada.

• @lnader , @Leticialele

O lugar de nascimento consta Quinta de Cabanas, freguesia de CABEÇA BOA. Os avós paternos também batem com o assento do irmão: Miguel e Maria do Patrocínio.

Não há dúvida que é a Laurentina Rosa procurada.

Muito bom!

• @Leticialele, @Guilherme Moreira

Nossa, nem acredito!!! Muito obrigada mesmo!!!

• Olá!

Tenho mais uma dúvida, será que alguém consegue me ajudar? O consulado efetuou as transcrições de casamento e óbito de minha bisavó e meu bisavô. Na certidão de casamento da minha bisavó (casamento no Brasil), consta que ela mudou de nome (assumiu o sobrenome do marido), ela se chamava Laurentina Rosa Pinto e passou a assinar Laurentina Rosa de Abreu.

O pessoal do consulado transcreveu o casamento deixando seu nome de solteira - Laurentina Rosa Pinto - pois disseram que Portugal não reconhece a mudança de nome incluindo o sobrenome do marido.

Agora como faço para retificar as certidões de nascimento dos descendentes dela (filha e netos)? Fui aos cartórios aqui no Brasil e me disseram que os nomes nas certidões de nascimento teriam que estar conforme o casamento de minha bisavó, ou seja, se ela passou a assinar com o sobrenome do marido eles não podem omitir esse fato.

Agora como faço para dar entrada no pedido de nacionalidade para netos, sendo que o sobrenome dela está divergente?

Obrigada!

• @lnader

O consulado tomou a posição, seguindo a lei PT, que a mulher não pode eliminar TODOS os seus sobrenomes originais ao casar. Se ela tivesse passado a ser Pinto de Abreu, eles teriam aceitado o novo nome.

Já vi isso acontecer antes. Não tem jeito, essa pessoa vai ficar com um nome de casada em PT e outro no BR.

Não creio que tem que mexer em nada nos documentos brasileiros; acredito que incluindo a certidão de casamento brasileira dela, onde aparece a mudança de nome, está explicada a razão de ser Laurentina Rosa de Abreu nos documentos BR subsequentes.

Por curiosidade, em qual consulado fez a transcrição? Tentando entender se essa posição sobre nomes é de algum consulado(s) sempre, ou se vai da interpretação da pessoa que fez a transcrição.

Vamos ver a opinião de outros.

• @CarlosASP

Ah, muito obrigada pela resposta!

Fiz no Consulado de Portugal em São Paulo mesmo.

Vou ter que retificar outros detalhes então mas acredito que não terei problemas com o cartório (o nome da mãe dela está divergente na certidão de nascimento e o nome do pai precisa excluir o sobrenome, segundo me informaram no consulado).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.