Processos com Prioridade...

Fala pessoal!


Gostaria de saber se: alguém já conseguiu ou tem conhecimento de como fazer uma solicitação de processo com Prioridade?


Estou começando a juntar os documentos para solicitar uma aquisição por casamento para minha mãe que possui algumas comorbidades...


PS: Abri uma nova discussão pois não achei nada a respeito no Guia.

Comentários

  • @Max , só são aceitos pedidos de urgência por motivo de trabalho ou problema de saúde que tenha recomendação médica de tratamento exclusivamente na UE.

  • @Max

    Procure na lupa do grupo por "urgência". Vai ver várias discussões sobre isso.

    Prioridade é diferente; é automática por idade (apenas em Lisboa, aparentemente) - e ultimamente não tem acelerado tanto assim os processos.

  • @Leticialele será que existe alguma lista onde é possível consultar quais são as doenças com essa recomendação?

  • Valeu @CarlosASP ... Vou procurar sobre a urgencia. Mas sobre prioridade, vc saberia a partir de qual idade é concedida?

  • @Max

    Como a Leticialele já disse acima, não é a doença. Não é sou diabético BR e quero ser diabético PT. É um pedido de urgência para tratamento de saúde. Que fique claro que a nacionalidade é essencial para o objetivo pretendido. Seja tecnológico, seja financeiro, linhas de pesquisa, ou outro.

    E nesse caso, o doente pode nem ser o requerente, mas ser um parente português que mora lá, por exemplo em estado terminal de câncer, sem outros parentes próximos, e alguém da família pede a nacionalidade para ir ficar como cuidador. Tudo muito bem documentado.

    Em geral a carta do médico é auto-explicativa. Quem indica o tratamento, e opções de tratamento nos centros em PT é o médico, que tem os relacionamentos com outros médicos, talvez com uma aceitação prévia do caso.

  • @gandalf Estou chegando a conclusão que o tempo necessarily para conseguir algo tao rebuscado acaba sendo maior que o tempo de espera... Obrigado pelo esclarecimento.

  • @Max

    A prioridade automática para idosos só funciona na CRCentrais, para maiores de 76 anos.

    No início de 2022, processos reduziam o tempo de 3 anos para 6 meses. Atualmente esteja levando talvez 12 meses.

    Apenas idade em si, não constitui motivo para pedir urgência. Ou todos têm segundo o critério (nascidos até o ano tal), ou ninguém tem. Quer dizer, para aqueles com exatamente 76 anos, um pode ter completado em janeiro, e outro completou em novembro. O ano de nascimento mudou. Um pode ter e outro não, embora no momento os dois têm 76 anos. A idade simplifica o critério. Hehe

  • Entendi @gandalf !


    Sinceramente eu estava Esperando bem mais que 12 meses para aquisição por casamemto pela CRCentrais... Se for esse tempo ja fico feliz!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.