Como encontrar a Certidão do meu pai?

Já fiz buscas em vários cartórios no Rio de janeiro, já paguei várias taxas. Inclusive o cartório da Tijuca me cobrou um absurdo (R$ 117.00) só para fazer a busca e o resultado foi negativo. Será que teria uma maneira mais facil de conseguir? E se eu não encontrar em nenhum cartório. O que posso fazer?

Já fiz busca em:

16º, 15º, 10º , 8º, 7º, 1º RCPN

A informação que ele nasceu em Irajá

Fernando Garcia Pereira

Filho de João Garcia Pereira e Maria de Lourdes Garcia

Nascimento 08/07/33

Tenho identidade dele, CPF, óbito, certidão de casamento. Só a bendita certidão de nascimento que não encontro. No cartório que se casou com minha mãe, eles disseram que não tem mais o documento apresentado por ele no casamento.

Podem me ajudar?


@Guilherme Moreira

Comentários

  • @ReginaSumar

    Teoricamente, se ele foi registrado no município do Rio de Janeiro entre 1929 e 1960, uma cópia da certidão estaria no Arquivo Nacional.

    Busquei na base de dados pelo nome dele, do pai e da mãe. A única coisa que achei foi a habilitação do casamento dos pais em 1909. Se precisar disso para algo, já sabe onde está.

    Se você realmente tem certeza que ele foi registrado no município do Rio, pode procurar no braço, olhando todas as certidões, uma por uma. Os bancos de dados tem lacunas e falhas e na indexação; a certidão pode estar lá mas estar indexada de um jeito que não se acha nas buscas.

    O grande problema possível é se o registro de nascimento foi feito com atraso, Como você vai ter que folhear os livros - em ordem cronológica - quanto mais distante for o registro da data de nascimento, mais tempo para achar. E isso se repete em todos os cartórios, pois tem que olhar um por um.

    O site do AN é meio enrolado, trava etc. Mas acaba funcionando. Recomendo fazer em PC e não em celular; você vai ter que ficar baixando os livros em PDF. Cada livro tem 200 imagens de certidão de nascimento. Se chamam "Livro Talão de Nascimento" - é uma imagem idêntica da certidão no momento que ela foi lavrada (qualquer averbação ou retificação posterior não vai aparecer).

    Primeiro você entra no site pelo link:

    https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/login.asp

    Pode usar uma senha de gov.br se já tiver; caso contrário crie uma. Depois em "Favoritos", escolher "Registros Civis". Vai aparecer uma lista com todas as áreas do Rio; vai notar que para cada área tem 1929-1940 e outro link separado para 1940-1960.

    Como diz que é Irajá, começaria pela que diz:

    BR RJANRIO N3 - pretoria cível do rio de janeiro, 7 (freguesias de bonsucesso, inhaúma, irajá, jacarepaguá e penha) - registro civil - Fundo

    livros-talões de certidões dos registros de nascimentos, casamentos e óbitos das freguesias de bonsucesso, inhaúma, irajá, jacarepaguá e penha.

    Essa é uma freguesia mais enrolada, vai notar que ela tem sucursais etc. Cada uma delas vai ter seus próprios livros para cada ano. Vai ter que tentar em todas.

    Freguesia de Bonsucesso

    Freguesia de Inhaúma

    Freguesia de Irajá

    Freguesia de Irajá e Penha

    Freguesia de Jacarepaguá

    Escolhida a subdivisão da freguesia, clicar e depois escolher "Livros-talões de nascimento", Vai aparecer a lista de todos os livros LTN em ordem cronológica. Como dito, vai ter que baixar cada um (clicando em "Ver arquivo digital" e depois no link do PDF; abre numa aba separada) e olhar as 200 imagens. Quando acabar um, seguir para o próximo,

    Aqui o exemplo de como vai aparecer um PDF com o LTN:

    http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_N3/IRJ/LTN/0001/BR_RJANRIO_N3_IRJ_LTN_0001_d0001de0001.pdf

    Não sendo nessa pretoria, aí vai ter que repetir para a próxima que achar mais provável.

    Achando, você saberá exatamente tudo que precisa para pedir no RCPN atual correto. Recomendo mandar uma imagem do que achou - já aconteceu várias vezes de um RCPN dizer "não encontrado" e depois via AN se achar a certidão.

  • Muito obrigada @CarlosASP .

    Vou tentar dessa forma que me falou

    Muito obrigada pela ajuda .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.