retificação de certidão de nascimento

Boa tarde!

Minha mãe está realizando o processo de nacionalização como neta de português, e estou com as certidões de nascimento dela, do pai dela e do avô português dela, assim como a certidão de óbito destes últimos dois.

No entanto, entre os documentos há apenas uma divergência, pois na certidão de nascimento do pai dela (Nelson), consta que sua avó se chama “MARIA DE LOURDES”, sendo que na certidão de óbito no Brasil e de nascimento em Portugal de seu avô (Antonio), consta como “MARIA JOSÉ”.


A genealogia simplificada é esta:

Bisavós paternos: João e "Maria José” /”Maria de Lourdes"                                            

Avô paterno: Antonio (cidadão português)                                                            

Pai: Nelson                                                  

Requerente: Sandra  


Como tenho os documentos que ligam minha mãe ao avô dela, cidadão português, essa divergência no nome da mãe do cidadão português em um dos documentos pode dificultar o processo?

Comentários

  • @lgrohs , terá que retificar a certidão de nascimento do pai, para que conste o nome da avó como "Maria José"

  • @lgrohs aconteceu a mesma coisa comigo, tive que retificar a certidão de nascimento do filho do português por divergência no nome da avó dele. Da pra fazer administrativamente no cartório, vai precisar da certidão de batismo do português apostilada lá em Portugal. Tem um tópico aqui no fórum bem avançado sobre esse tema.

    Eu enviei o meu processo com o erro, em paralelo iniciei a retificação que demorou 3 meses no total, desde o pedido da certidão apostilada até a retificação concluída. Depois com número do processo da nacionalidade em mãos, enviei só a certidão retificada com um pedido para inclui-la no processo. Fiz isso para ganhar tempo. Dica: se na certidão do seu avô só tiver o 1º nome dele, ja pede pra colocar o nome completo, no cartório me deram essa opção.

  • @lgrohs

    O que lhe garante que essa certidão portuguesa é de fato a avó, e não um homônimo parecido?

    É bem difícil errarem assim em um nome composto, por outro nome composto, sendo essa uma informação essencial, e o conservador vai examinar isso com uma lupa de aumento. Não pode haver dúvida de que se trata da mesma pessoa, por datas, nomes dos avós, passaportes, e outros documentos oficiais que possui. Faltar ou aparecer um dos nomes é comum, mas trocar de um nome composto para outro não é.

  • lgrohslgrohs Member

    Entendi melhor o problema agora, obrigado por todos os comentários. Valeu pela dica @lucas21 , vou tentar fazer isso para ganhar tempo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.