Ajuda achar certidão Português (Cunha)
rone2022
Member
Boa tarde, Já estou um tempo procurando e nada. Um amigo me indicou o fórum, já encontrei todas as certidões brasileiras do português: casamento, óbito, nascimento do filho e todas confirmam que ele veio de Portugal, mas não fala de onde. Não consegui habilitação do casamento.
Nome: Manoel Augusto da Cunha ou Manuel
Nascimento: 06-03-1891
Pai : Francisco da Cunha/ Francisco José da Cunha
mae: Rosa Sousa / Rosa Souza
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@rone2022
registro nº2 http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1020682&FileID=815078
freguesia de Escariz (São Mamede) / Vila Verde / Braga
@Kleber Silva Aguiar muito obrigado, bem que meu amigo disse que vocês são rápidos.
Sem querer abusar, como faço para pedir essa certidão?
@rone2022 envia um email para adb@adb.uminho.pt fornecendo nome do batizado, nome dos pais e local onde se encontra o batismo.
Obrigado. Acho que já posso mandar meu processo.
1 - Certidão português certificada, vou pedir por e-mail conforme fui orientado. O Português casou-se no Brasil, mas registrou o filho com apenas 10 dias, preciso enviar a certidão de casamento do português com brasileira? Precisa transcrever antes? (acho que não, pelo que li no fórum)- Tenho a certidão de casamento e de Óbito.
2- Certidão do filho do português inteiro teor (tá com o nome completo de vida de adulto), precisa enviar algo mais dele?
3- Certidão da minha mãe, neta do português e requerente. Inteiro teor e reprográfica. Não existe divergências nos nomes. Antecedentes criminais, RG atualizado.
Certidões brasileiras apostiladas. Esqueci alguma coisa?
@rone2022 , certidões corretas.
Da sua mãe, requerente, só precisa mandar a cópia reprográfica do livro, apostilada. Só mande a inteiro teor SE a reprográfica estiver ilegível.
Na sua lista, só falta o pagamento dos emolumentos e o Formulário 1D impresso frente e verso, colorido, preenchido sem rasuras e com a firma da sua mãe reconhecida por autenticidade (leve para assinar no Cartório).
@Leticialele eu me confundi, vendo os documentos e minha mãe me explicando ficou assim:
1- Português, avô da minha mãe, casado com portuguesa (isso não sabia, tinha certidão de casamento dele com brasileira, mas foi bem depois.) ele declarou a filha, não tenho os dados da portuguesa (1ª esposa), posso enviar só certidão dele?
2- não é filho e sim FILHA. Filha de português registrada pelo pai em dias, casada e (minha mãe, registrada pelo pai e não pela mãe.
3- minha mãe.
O que preciso do item 1 e 2?
@rone2022
a filha do português (no item 2), é filha do português com uma portuguesa, ou com a brasileira?
se é filha de 2 portugueses, onde foi o casamento desses 2 portugueses, em PT ou BR?
isso vai determinar o que tem que fazer em relação à documentação.
@CarlosASP ainda não sei onde casaram (nem sei se casaram), descobri sobre ela esses dias olhando as certidões da minha mãe. Achava que fosse outra pessoa, mas essa outra pessoa foi de um casamento posterior do qual eu tinha a certidão de casamento guardada comigo. Mas veja bem, foi Portuga que declarou minha mãe.
@rone2022
Não ficou claro quem é a mãe de sua mãe: portuguesa ou brasileira?
Pois a questão é outra, se ela for portuguesa. Mesmo o português tendo declarado sua mãe, se forem 2 portugueses se casando no BR, a transcrição desse casamento é obrigatória.
Se for um português casando com uma brasileira, e o português sendo o declarante (como é o caso), a transcrição seria dispensada pois se encaixa numa "liberalidade" aplicada pela CRCentrais na regra de transcrição.
Se nunca se casaram, não há o que transcrever.
Como sua mãe aparece no nascimento? filha legítima, natural etc? Isso indica o estado civil dos pais naquele momento.
Outra maneira de saber é pelo "segundo" casamento do português (com a brasileira); Ele aparece como solteiro ou viúvo no momento de casar?
Se quiser, coloque o nome das duas "esposas" e a filiação delas (se tiver). O pessoal pode ver se acha o livro de casamento, onde podem constar mais detalhes que numa certidão de breve relato.
Se tiver uma árvore no Family Search, ajuda mais ainda, especialmente se precisar achar a portuguesa. É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.
@CarlosASP minha mãe é neta de português, a mãe dela é brasileira. É que são duas questões, 1 envolvendo o português e a outra envolvendo a filha do português.
1-portugues: declarou nascimento da filha dele (minha vó), mas a mãe dela (minha bisavó )não era quem eu pensava - achava ser uma brasileira, mas descobri que era portuguesa, mas ainda não sei sobre essa relação(dos portugueses), mas entendi sua explicação- pedi a certidão da filha dela (minha vó brasielira)para pegar dados, o livro esta dificil de ler, letra horrivel.
2- Essa filha dos portugueses foi casada e o marido (pai da minha mãe ) é quem declarou o nascimento em dias. preciso só da certidão de casamento dos pais da minha mãe brasileiros ou preciso inclusive da certidão de nascimento do declarante junto?
@rone2022
Está ficando confuso. Use nomes (náo precisa ser o completo), pois todo mundo é filho ou neto de alguém. Ou mande um link para uma árvore no FS que assim se visualiza direto.
Coloque na explicação todas as gerações, desde o português áte a neta (requerente) e suas nacionalidades. Tipo: Fulano (PT) teve filho com Sicrana (PT). Filha Beltrana (BR) teve filho com Joazinho (BR). Filho Zezinho (BR) vai solicitar cidadania. É isso?
A questão é essa: o português Fulano (de quem vai se puxar a cidadania) teve uma filha com uma portuguesa Sicrana, certo? Esqueça a brasileira, pois se ela não é mãe de ninguém envolvido, ela não faz parte da cadeia de transmissão de cidadania.
Ao serem 2 pais portugueses, se abrem 2 questões:
As 2 respostas é que vão determinar se precisa ou não transcrever no seu caso (já que pelo momento de declaração do nascimento não precisaria). Se for casaram no BR, terá que transcrever.
Para a próxima geração (item 2). Todo mundo ali é brasileiro. A filiação é estabelecida pelas leis brasileiras. A filiação é determinada por quem aparece como pais na certidão, desde que seja registrado na menoridade. Não tem essa coisa de "quem foi o declarante" para estabelecer a paternidade.
Como essa geração é feminina (onde normalmente se troca de nomes ao casar), se anexa ao processo uma certidão de casamento para justificar a diferença de nome da mulher Beltrana (BR) entre o nascimento e como consta no nascimento da geração seguinte (Zezinho BR).
Não precisa a certidão de nascimento do pai Joazinho (BR)
Marquei a @Leticialele para ela confirmar; mas vai ficar bem mais fácil se você colocar as informações como explicadas acima.
@rone2022
até gostaria de ajudar, mas isso está bastante confuso.
Talvez seria melhor refazer seu texto, eliminando quem não faz parte da linha reta até o português(a).
@rone2022
Se eu entendi, seu avô é português, mas você não tem certeza da nacionalidade de sua avó.
Ele teve uma filha (sua mãe) e você quer pedir a cidadania como neto.
Assim:
Se a avó era portuguesa e se casou com o avô português no Brasil, terá que transcrever o casamento deles. Se casaram em Portugal, não precisa transcrever o casamento, mas terá que mandar a certidão de casamento SE NÃO ESTIVER averbado na certidão de nascimento portuguesa.
Se a avó era brasileira e o avô foi o declarante do nascimento de sua mãe até que esta tivesse completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento do português.
Sua mãe, brasileira, filha do português, casou com seu pai. SE um dos dois registrou você na menoridade, não terá que mandar documento algum de casamento ou do pai brasileiro, pois, pela lei brasileira, pai e mãe são os que constam na certidão de nascimento do filho.
Assim, para o seu processo de neto, precisará:
1 - certidão portuguesa do avô português (observando a questão da necessidade ou não da transcrição do casamento) - cópia simples;
2 - Certidão de nascimento da mãe, filha do português, inteiro teor, apostilada;
3 - Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada
Demais documentos.
@CarlosASP e @Leticialele mesmo com o meu texto confuso a resposta de vocês foram o suficiente para eu entender tudo.
1ª geração- Portugueses - Certidão de ambos, vou ver onde se casaram se BR ou se PT
2ª geração- brasileiros - Certidão nascimento da filha do PT + Certidão de casamento.
3ª geração- neta requerente.
Não coloquei nome pq ja entendi a explicação. quando eu conseguir os dados da portuguesa eu coloco aqui pra procurar ajuda. Obrigadinho gente.
@rone2022
Dos avós da Requerente, vc vai precisar do assento de nascimento de ambos.
Se o casamento foi no BR, vc terá que achar um casamento civil e religioso (confira se este último é aceito. Tenho quase ctz que sim, mas é sempre bom conferir) e transcrever o casamento no Consulado da sua área ou em PT.
Se o casamento foi em PT, vc tem que mandar uma Reprodução Narrativa, se está no AD (antes de 1911) ou uma cópia simples, se está em uma Conservatória (após 1911) e pedir o assento pelo civilonline.
Da filha, vc não precisa do casamento dela.
Da neta, vc tem que mandar a certidão em inteiro teor Reprográfica apostilada + a de casamento em inteiro teor apostilada (por segurança), se mudou de nome ao casar.
Isso é para o nome da Requerente bater com o RG.
Acho que é isso, se eu entendi o seu caso corretamente.
Abraços
Boa tarde amigos.
O @Kleber Silva Aguiar conseguiu a certidão de nascimento do portuga, Manoel Augusto Cunha. (freguesia de Escariz (São Mamede) / Vila Verde / Braga)
Agora achei o registro de nascimento da filha dele no familysearch, Débora Cunha.
Queria ver se conseguem me ajudar achar o registo de nascimento/casamento da mulher do Portuga:
Maria Pinto (portuguesa)
filiação: Alfredo Pinto e Rosa de Jesus.
Tirei essas informaçoes do livro de registro da filha deles. Nao consegui ler se tinha a idade dela, o registro anterior é de uma irma gemea que faleceu com 4 meses. Depois do nome da Maria Pinto até parece algo tipo ?????Quatro anos, nao sei se chuto 24 anos.
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6SX7-ZLC?cc=1582573&wc=9GR8-3TP%3A113334201%2C159848701%2C128159001 (Débora da Cunha)
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6SX7-4VQ?cc=1582573&wc=9GR8-3TP%3A113334201%2C159848701%2C128159001 (Presenites Da Cunha) *** Aqui fala Maria Pinto de Resendo, também fiquei na dúvida se era de Resende (Local)
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-63NT-7C?cc=1582573&wc=9GYN-T3D%3A113334201%2C159848701%2C161040701 (Presenites - Óbito).
@CarlosASP e @Leticialele
Achei que estava tudo certinho para dar entrada pelo portugues, mas pela explicaçao preciso dos dados da esposa dele.
oi amigos, acho que estou fazendo um monte de bobagens, antes de tudo queria pedir desculpas. O problema é o seguinte, e para alguém poder me ajudar vou tentar escrever o que descobri.
*Português: Manoel A da Cunha, *Portuguesa: Maria Pinto
Filha deles: Débora Cunha, no registro diz ser filha NATURAL
Requerente e neta: Minha mãe, filha da Débora
O Manoel foi o declarante dos nascimento da filha dele (a Débora), pelo que pesquisei por ser filha natural não eram cassados os pais.
Então posso usar apenas os documentos do Manoel (português), uma vez que ele era o declarante da filha e ignorar totalmente os documentos da mãe portuguesa (Maria Pinto, pq não sabemos nada dela)?
@rone2022 , se o português foi o declarante do nascimento da filha até que ela tivesse completado 1 ano de idade, não precisa mandar nada da mãe. Não há problema algum em ser filha natural, só significa que os pais não eram casados. Mas você vai precisar da certidão de nascimento (ou assento de batismo) do português.
Mande a documentação normalmente.
Boa sorte.
@Leticialele obrigado. Graças a Deus o batismo do portugues o kleber achou pra mim. Esperando agora chegar as certidões todas e enviar.