Ajuda com certidão de batismo do português
Bom dia.
Pessoal, estou tentando localizar um registro de nascimento português, mas está difícil demais. Já perguntei para os netos, porém ninguém sabe dizer a cidade, apenas que vieram de Portugal. Eu e uma outra integrante do fórum estamos ajudando o meu namorado achar esse registro, que pode ser por dois lados (Miquelina Roza ou Antonio Pereira Cabral - casal)
Pela certidão de nascimento de Francisco Pereira Cabral 05/10/1895 (filho de Miquelina Roza e Antonio Pereira Cabral ) realizado em Descalvado/SP, fala que ambos são natural de Portugal.
-Miquelina Roza
Mãe: Maria do Carmo
Pai: Jose Fonte
-Antonio Pereira Cabral
Mãe: Thereza Emilia
Pai: João Pereira Cabral
Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Rayane
Antonio - http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1851-1855/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1851-1855_item1/index.html?page=78
Nasceu em 12 dez 1852
@Leticialele muito obrigada !! Não sabe como me ajudou... Espero que não dê problema, pois não há o sobrenome Castro na certidão mas de qualquer forma os nomes dos pais são os mesmos.
@Rayane , peça o processo de passaporte - nele, ele aparece como Antonio Pereira Cabral https://arquivos.azores.gov.pt/results?t=antonio%20pereira%20cabral&dp0=UnitDates&dpinit0=1890
Datas de produção
1895-03-13
Código de referência
PT/BPARPD/ACD/GCPDL/P/001/0002/001201
Localização física
Liv. 1386 Nº Passaporte: 0397/1895
Nº Passageiro: 1099 Filiação: João Pereira Cabral e Teresa Emilia Idade: 42 Estado Civil: Casado Naturalidade: Santa Cruz (Lagoa) Profissão: Trabalhador Alfabetização: Sabe ler e escrever Destino: Brasil
Ele veio com filhos para o Brasil:
Manuel - Nº Passageiro: 1101 Filiação: António Pereira Cabral e Miguelina Rosa Idade: 13 Estado Civil: Solteiro Naturalidade: Santa Cruz (Lagoa) Alfabetização: Não sabe ler e escrever Destino: Brasil
João - Nº Passageiro: 1102 Filiação: António Pereira Cabral e Miguelina Rosa Idade: 10 Estado Civil: Solteiro Naturalidade: Santa Cruz (Lagoa) Alfabetização: Não sabe ler e escrever Destino: Brasil
Maria - Nº Passageiro: 1103 Filiação: António Pereira Cabral e Miguelina Rosa Idade: 5 Estado Civil: Solteira Naturalidade: Santa Cruz (Lagoa) Alfabetização: Não sabe ler e escrever Destino: Brasil
José - Nº Passageiro: 1104 Filiação: António Pereira Cabral e Miguelina Rosa Idade: 22 meses Estado Civil: Solteiro Naturalidade: Santa Cruz (Lagoa) Alfabetização: Não sabe ler e escrever Destino: Brasil
Antonio - Nº Passageiro: 1105 Filiação: António Pereira Cabral e Miguelina Rosa Idade: 9 meses Estado Civil: Solteiro Naturalidade: Santa Cruz (Lagoa) Alfabetização: Não sabe ler e escrever Destino: Brasil
@Rayane - batismo do filho mais novo, Antonio - http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1891-1895/SMG-LG-SANTACRUZ-B-1891-1895_item1/index.html?page=206 Número 66
@Leticialele muito obrigada novamente !! Procurei a imagem do processo de passaporte mas não achei em lugar nenhum, acredito que posso solicitar por e-mail no arquivo correspondente. Pensamos na possibilidade de fazer o processo por parte da Miguelina Rosa que quase não há divergência de nome, o que facilitaria em questão de retificar as certidões.
@Rayane , sim, como eram casados em Portugal, pode fazer pela mãe. Mas terá que encontrar o assento de casamento.
@Leticialele exato, estou procurando kk
@Leticialele Localizamos o assento do casamento deles e acredito ter a documentação necessária, obrigada pela ajuda.
Só estou com duvida em relação a isso: O Decreto-Lei nº 26/2022, diz que necessita de um documento comprovativo do conhecimento suficiente da língua portuguesa, mas estava lendo uns tópicos deste fórum sobre a lista de documentações exigidas no processo de neto e algumas vezes vi que não foi incluído este documento que é mencionado na lei e gerou a duvida se continua mandando o histórico escolar ou não. Eu cheguei a mandar em outra discussão mas não tive resposta kk poderia me orientar ?
Agradeço a atenção.
@Rayane , para os nascidos em países lusófonos, o domínio da língua portuguesa é presumido. Se você nasceu no Brasil, não tem que mandar diploma ou histórico escolar.
@Leticialele muito obrigada !!