Imigração portuguesa para Campos dos Goytacazes (RJ) por volta de1840

 Olá amigos! Tudo bem?

Sou novo no Fórum e preciso de ajuda para localizar um registro de batismo/nascimento em Portugal do meu tetra-avô Manoel Francisco Pinheiro. Ele era português e viveu em Campos dos Goytacazes (RJ), provavelmente entre 1841 e 1844. Contudo, não saberia dizer de onde e quando veio de Portugal, nem quem foram os seus pais. Em 1848 já estava na região mineira de Santa Luzia do Carangola, que naquela época era subordinada a Freguesia de Campos (RJ), mas depois vai dar origem aos municípios mineiros de Caiana, Espera Feliz, Faria Lemos etc. Manoel Francisco Pinheiro foi o primeiro a levar a cultura cafeeira para essa região de MG, exercendo por isso papel econômico importante na história desses municípios da Zona da Mata mineira. Inclusive, há bastante coisa na Internet sobre Manoel Francisco Pinheiro e o seu pioneirismo no plantio do café nessa região de MG. Sua produção de café era escoada para Campos, RJ. 

Manoel Francisco Pinheiro foi casado com Maria Olinda de Araújo antes de 1840, provavelmente em Campos, RJ. Sua esposa faleceu em 1861, deixando os seguintes filhos:

Mathilde Olinda de Araújo Pinheiro, nasceu aproximadamente em 1839 em Campos, RJ.

Augusto Francisco Pinheiro. Com 20 anos em 1861, nasceu aproximadamente em 1841 em Campos, RJ.

Aristides Francisco Pinheiro. Com 18 anos em 1861, nasceu aproximadamente em 1843 em Campos, RJ.

Artimira America Pinheiro. Com 16 anos em 1861, nasceu aproximadamente em 1845 em Campos, RJ.

Idalina Amelia Pinheiro. Com 14 anos em 1861, nasceu aproximadamente em 1847 em Campos, RJ.

Leopoldina Carolina Pinheiro. Com 11 anos em 1861, nasceu aproximadamente em 1850 em MG.

Luiza Marianna Delfina. Com 09 anos em 1861, nasceu aproximadamente em 1852 em MG.

Manoel Francisco Pinheiro Junior. Com 07 anos em 1861, nasceu aproximadamente em 1854 em MG. É o caçula do primeiro casamento.

Comentários

  • Olá, tudo bem?

    Conseguiu algum dado? Estou fazendo minha árvore genealógica e descobri que ele é trisavô e tetravô do meu pai, se repete 3 vezes na minha árvore, casamentos entre primos, essas coisas. Mas também não consegui nenhum dado além dos que você citou aqui. Espero que tenha conseguido. Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.