Pedido de nacionalidade para neto - sem notícia do andamento do processo

A CRC LIsboa recebeu os documentos e o pedido de nacionalidade para neto, em 14/01/2022, decorridos 5 meses, não recebi a senha para acompanhar o andamento do processo. Registro que já enviei 3 E-Mails e não recebi nenhuma resposta. Acompanho os comentários, as orientações e os resultados apresentados neste Forum, decidi registrar-me e estou aqui pela primeira vez e solicitando auxílio para saber notícias sobre a posição do meu processo de nacionalidade e a gentileza de informar onde posso publicar meus dados para auxiliar na busca. Obrigado

Comentários

  • @CarlosAlberto

    bem cedo ligue na Linha de Registos por Skype pré-pago. Só falam como requerente ou seu representante legal (aquele que assinou o formulário). Funcionam de 9:00 as 17:00 horário de Lisboa, de segunda a sexta. Se ligar exatamente na hora que abre, consegue falar em 10-20 minutos. Se passar poucos minutos, vai esperar 90 minutos na linha de espera.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo

  • Eduardo, obrigado pela orientação.

  • editado July 2022

    @CarlosAlberto Quando tive esse problema enviei mensagem para: registos.centrais@irn.mj.pt

    NO EMAIL COLOQUEI A DATA QUE ENVIEI VIA DHL E A DATA QUE FOI RECEBIDO NA CONSERVATÓRIA.

    no meu caso funcionou, me responderam o seguinte: "Exmo (a). Senhor (a),

    Será enviada comunicação da receção do processo com a indicação do respetivo número de processo e código de acesso, ao interessado ou seu representante legal.

    Mais se informa que atento o número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação."

    Na semana seguinte enviaram outra mensagem: "Conforme solicitado, comunicamos a chave de acesso através da qual poderá consultar o estado do seu processo"

    Além de ligar não custa nada enviar um email dizendo que o prazo está muito longo para obter a chave de acesso prometida.

  • @lucas21 você enviou esse email quantos meses após o recebimento do DHL?

  • @lucas21

    Também queria saber quanto tempo depois. Certamente não menos que 4 meses.

    "Além de ligar não custa nada enviar um email dizendo que o prazo está muito longo para obter a chave de acesso prometida". Este é um procedimento ruim. Sim, custa. Os dois custam, seja na ligação, seja no tempo gasto para a resposta.

    Se ligar, vai cair no call-center, e vão fazer a consulta no sistema, sem afetar ninguém. É interativo. Demora 90 minutos mas sabe no dia.

    Se escrever, alguém tem que parar as coisas, para responder e-mails. Custa tempo e esforço, e atrasa o andamento dos processos.

  • @gandalf esse é um assunto que já foi discutido aqui no fórum contigo, eu penso diferente de você.

    As pessoas têm direito à informação sobre processos devidamente pago, e não é barato. @fgsouza , Meu processo estava a uns 4 meses, antes disso eu não quis incomodar, pois sabia que o normal da fila eram 3 meses na época.

    Se ler email fosse realmente incomodo, eles simplesmente não forneceriam esse canal para contato.

    @gandalf Consegue pra gente uma resposta deles dizendo que email os atrasam e aí sim acreditarei, fora isso, dizer que a pessoa não pode usar os meios que ela tem para obter informações é um desserviço.

  • Bom dia.

    Enviei meus documentos para a Conservatória de Registos Centrais para processo de neta de portugueses e foi entregue pela DHL no dia 22 de março. Até agora não recebi nenhuma informação. Enviei um e-mail anteontem para eles e também não obtive resposta.

    Isso é normal?

  • @Claudinha , CRCentrais leva, no mínimo, 4 meses para numerar o processo e mandar a senha de acompanhamento.

  • Respondendo ao eduardo_augusto, lucas21, fgsouza, informo que meus documentos foram recebidos pela CRCentrais de Lisboa no dia 14/01/2022. Nos meses março, abril e junho enviei E-Mails para registos.centrais@irn.mj.pt, e até o momento nenhum deles foi respondido.

  • editado July 2022

    @lucas21

    Os canais existem, e neles não inclui "mandar e-mails". Estão no final dessa página. Você faça como desejar, mas não incite a fazer errado.

    onde consultar: https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

    Ou consulta Online com a senha, ou vai pessoalmente no balcão, ou liga pela Linha de Registos.

  • editado July 2022

    @gandalf deletei o textão. desculpas aí

  • @CarlosAlberto Amigo, já tentou as outras opções, como as linhas de registos?

  • @gandalf Você está equivocado amigo.

    https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

    Como obter o código de consulta

    Pode pedir o seu código de consulta:

    • na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa. "Clicando nesse link": (OBSERVE ELE ESTÁ MOSTRANDO A FORMA QUE VC PODE ENTRAR EM CONTATO COM CRC LISBOA, EMAIL É UMA OPÇÃO SIM).

    Contactos

    • Rua Rodrigo da Fonseca n.º 198, 1099-003 Lisboa (mapa)
    • Email: registos.centrais@irn.mj.pt
    • Telefone: (+351) 213 817 600



    • numa conservatória com Balcão da Nacionalidade
    • através da Linha Registos: (+351) 211 950 500, se tiver o seu número de processo e os seus dados de identificação.

    CONCLUSÃO: CASO FOSSE PROIBIDO ELES NÃO TERIAM FORNECIDO EMAIL. TENHA UM BOM DIA.

    ABS.

  • @lucas21

    Sim. Você está certo.

  • Boa tarde.

    Não sei se é normal, mas faz quase seis meses que os documentos chegaram na Conservatória em Lisboa e até agora não recebi o número do processo. Isso é normal?

  • @Claudinha

    o meu processo chegou e tinha se passado 5 meses sem me enviarem a senha.

    Eu liguei pelo skype na LR e me passaram.

  • @mabego

    Há dois meses enviei um e-mail e eles me deram uma daquelas respostas genéricas de que os processos são atendidos conforme a ordem de chegada.

    Onde encontro esse número para ligar? Qual é o melhor horário no Brasil para se ligar para lá?

  • @Claudinha

    o numero da linha de registro é (+351) 211 950 500

    Escolha a opção 1... e 1 (novamente)

    Informe que vc enviou o processo tem 6 meses e que está com receio que o processo tenha extraviado...

    Eu liguei (pelo skype) por volta das 11 hrs (horário do Brasil), sendo que lá tem 4 horas de diferença.

    Eles atendem até às 16 hrs (horário de Portugal), portanto, ligue até o meio dia (horário do Brasil)

  • @mabego

    Muito obrigada! :)

  • Boa tarde!

    Recebi hoje o número do processo, porém quando digito a senha que me foi enviada junto com o número do processo, retorna para mim uma mensagem de que o número não existe. Vejam o print:

    Será que eu tenho mesmo que entrar em contato com eles?

  • @Claudinha

    Voce recebeu por e-mail a senha? Quando foi que os seus documentos chegaram lá? Os meus chegaram dia 28/03 e até agora não tive retorno de nada.

    Esse problema no site deles, pelo que ando lendo de alguns foristas, é normal de acontecer as vezes. Pode ser por alguma manutenção. Vc sempre encontra gente com o mesmo problema na hora de acessar. Deve normalizar depois de um tempo.

  • Oi, @LuccaYann , recebi por e-mail hoje há umas duas horas. Os meus documentos chegaram no dia 22 de março. Semana passada enviei um e-mail bem educado, porém dando uma reclamadinha pela demora, então hoje recebi.

    Eu tinha visto uma pessoa aqui no fórum que havia agido assim e tinha dado certo, então fiz o mesmo. Creio que se vc fizer o mesmo, pode dar certo também. ;)

  • O site de acompanhamento está sofrendo de instabilidade no momento, então todos os processos estão com essa mensagem. Em breve, a ferramenta voltará ao normal, o que pode ser em algumas horas ou em alguns casos levar até mais de uma semana.

  • @Claudinha

    vou mandar amanhã cedo então um novo e-mail. Eu já havia mandado outros, fiquei até com medo de ter caído em spam. Pra qual e-mail você enviou?

  • @LuccaYann Para registos.centrais@irn.mj.pt

    A propósito, acho que era problema no site mesmo. Consultei agora e já aparece.

  • @LuccaYann Nas outras vezes foi pro registos.centrais@irn.mj.pt que você enviou e não teve resposta?

  • @jsc1988

    mandei antes de completar os 4 meses (por ansiedade minha) pro rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt que me respondeu uma primeira vez dizendo

    ”Bom dia, após pesquisa, ainda não aparece no sistema informatico o processo e respetivo código de consulta. 

    Aproveito para informar que a digitalização e informatização dos processos, está com um atraso mínimo de 4 meses. Quando o processo se encontrar disponível será enviado para o email indicado no impresso, o respetivo código de consulta online e número de processo.

    Pedimos desculpa pelo atraso e pelos incomodos que possa causar.

    Mais se informa, que esta caixa de correio serve exclusivamente para a divulgação do código de acesso à consulta de processos que estejam a ser tramitados na CRCentrais de Lisboa, sendo os restantes assuntos tratados pelas vias normais”


    já mandei também pro registos.centrais@irn.mj.pt que só envia aquelas mensagens automáticas


    e mandei também pro rcentrais.admin@irn.mj.pt que nunca respondeu

  • @LuccaYann @Danielsilva2021 Boa notícia. Enviei o e-mail pedindo número e chave de acesso na quarta-feira. Ontem, domingo, me responderam enviando os dois!

  • @jsc1988 @Danielsilva2021

    Recebi hoje a minha chave de acesso e número do processo!! Pelo visto, os nossos processos vão correr juntos! É bom que a gente pode ir se ajudando sabendo em que pé tá o de cada um.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.