Pedido de nacionalidade para neto - sem notícia do andamento do processo
A CRC LIsboa recebeu os documentos e o pedido de nacionalidade para neto, em 14/01/2022, decorridos 5 meses, não recebi a senha para acompanhar o andamento do processo. Registro que já enviei 3 E-Mails e não recebi nenhuma resposta. Acompanho os comentários, as orientações e os resultados apresentados neste Forum, decidi registrar-me e estou aqui pela primeira vez e solicitando auxílio para saber notícias sobre a posição do meu processo de nacionalidade e a gentileza de informar onde posso publicar meus dados para auxiliar na busca. Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@CarlosAlberto
bem cedo ligue na Linha de Registos por Skype pré-pago. Só falam como requerente ou seu representante legal (aquele que assinou o formulário). Funcionam de 9:00 as 17:00 horário de Lisboa, de segunda a sexta. Se ligar exatamente na hora que abre, consegue falar em 10-20 minutos. Se passar poucos minutos, vai esperar 90 minutos na linha de espera.
Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo
Eduardo, obrigado pela orientação.
@CarlosAlberto Quando tive esse problema enviei mensagem para: registos.centrais@irn.mj.pt
NO EMAIL COLOQUEI A DATA QUE ENVIEI VIA DHL E A DATA QUE FOI RECEBIDO NA CONSERVATÓRIA.
no meu caso funcionou, me responderam o seguinte: "Exmo (a). Senhor (a),
Será enviada comunicação da receção do processo com a indicação do respetivo número de processo e código de acesso, ao interessado ou seu representante legal.
Mais se informa que atento o número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação."
Na semana seguinte enviaram outra mensagem: "Conforme solicitado, comunicamos a chave de acesso através da qual poderá consultar o estado do seu processo"
Além de ligar não custa nada enviar um email dizendo que o prazo está muito longo para obter a chave de acesso prometida.
@lucas21 você enviou esse email quantos meses após o recebimento do DHL?
@lucas21
Também queria saber quanto tempo depois. Certamente não menos que 4 meses.
"Além de ligar não custa nada enviar um email dizendo que o prazo está muito longo para obter a chave de acesso prometida". Este é um procedimento ruim. Sim, custa. Os dois custam, seja na ligação, seja no tempo gasto para a resposta.
Se ligar, vai cair no call-center, e vão fazer a consulta no sistema, sem afetar ninguém. É interativo. Demora 90 minutos mas sabe no dia.
Se escrever, alguém tem que parar as coisas, para responder e-mails. Custa tempo e esforço, e atrasa o andamento dos processos.
@gandalf esse é um assunto que já foi discutido aqui no fórum contigo, eu penso diferente de você.
As pessoas têm direito à informação sobre processos devidamente pago, e não é barato. @fgsouza , Meu processo estava a uns 4 meses, antes disso eu não quis incomodar, pois sabia que o normal da fila eram 3 meses na época.
Se ler email fosse realmente incomodo, eles simplesmente não forneceriam esse canal para contato.
@gandalf Consegue pra gente uma resposta deles dizendo que email os atrasam e aí sim acreditarei, fora isso, dizer que a pessoa não pode usar os meios que ela tem para obter informações é um desserviço.
Bom dia.
Enviei meus documentos para a Conservatória de Registos Centrais para processo de neta de portugueses e foi entregue pela DHL no dia 22 de março. Até agora não recebi nenhuma informação. Enviei um e-mail anteontem para eles e também não obtive resposta.
Isso é normal?
@Claudinha , CRCentrais leva, no mínimo, 4 meses para numerar o processo e mandar a senha de acompanhamento.
Obrigada :) @Leticialele
Respondendo ao eduardo_augusto, lucas21, fgsouza, informo que meus documentos foram recebidos pela CRCentrais de Lisboa no dia 14/01/2022. Nos meses março, abril e junho enviei E-Mails para registos.centrais@irn.mj.pt, e até o momento nenhum deles foi respondido.
@lucas21
Os canais existem, e neles não inclui "mandar e-mails". Estão no final dessa página. Você faça como desejar, mas não incite a fazer errado.
onde consultar: https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade
Ou consulta Online com a senha, ou vai pessoalmente no balcão, ou liga pela Linha de Registos.
@gandalf deletei o textão. desculpas aí
@CarlosAlberto Amigo, já tentou as outras opções, como as linhas de registos?
@gandalf Você está equivocado amigo.
https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade
Como obter o código de consulta
Pode pedir o seu código de consulta:
Contactos
CONCLUSÃO: CASO FOSSE PROIBIDO ELES NÃO TERIAM FORNECIDO EMAIL. TENHA UM BOM DIA.
ABS.
@lucas21
Sim. Você está certo.
Boa tarde.
Não sei se é normal, mas faz quase seis meses que os documentos chegaram na Conservatória em Lisboa e até agora não recebi o número do processo. Isso é normal?
@Claudinha
o meu processo chegou e tinha se passado 5 meses sem me enviarem a senha.
Eu liguei pelo skype na LR e me passaram.
@mabego
Há dois meses enviei um e-mail e eles me deram uma daquelas respostas genéricas de que os processos são atendidos conforme a ordem de chegada.
Onde encontro esse número para ligar? Qual é o melhor horário no Brasil para se ligar para lá?
@Claudinha
o numero da linha de registro é (+351) 211 950 500
Escolha a opção 1... e 1 (novamente)
Informe que vc enviou o processo tem 6 meses e que está com receio que o processo tenha extraviado...
Eu liguei (pelo skype) por volta das 11 hrs (horário do Brasil), sendo que lá tem 4 horas de diferença.
Eles atendem até às 16 hrs (horário de Portugal), portanto, ligue até o meio dia (horário do Brasil)
@mabego
Muito obrigada! :)
Boa tarde!
Recebi hoje o número do processo, porém quando digito a senha que me foi enviada junto com o número do processo, retorna para mim uma mensagem de que o número não existe. Vejam o print:
Será que eu tenho mesmo que entrar em contato com eles?
@Claudinha
Voce recebeu por e-mail a senha? Quando foi que os seus documentos chegaram lá? Os meus chegaram dia 28/03 e até agora não tive retorno de nada.
Esse problema no site deles, pelo que ando lendo de alguns foristas, é normal de acontecer as vezes. Pode ser por alguma manutenção. Vc sempre encontra gente com o mesmo problema na hora de acessar. Deve normalizar depois de um tempo.
Oi, @LuccaYann , recebi por e-mail hoje há umas duas horas. Os meus documentos chegaram no dia 22 de março. Semana passada enviei um e-mail bem educado, porém dando uma reclamadinha pela demora, então hoje recebi.
Eu tinha visto uma pessoa aqui no fórum que havia agido assim e tinha dado certo, então fiz o mesmo. Creio que se vc fizer o mesmo, pode dar certo também. ;)
O site de acompanhamento está sofrendo de instabilidade no momento, então todos os processos estão com essa mensagem. Em breve, a ferramenta voltará ao normal, o que pode ser em algumas horas ou em alguns casos levar até mais de uma semana.
@Claudinha
vou mandar amanhã cedo então um novo e-mail. Eu já havia mandado outros, fiquei até com medo de ter caído em spam. Pra qual e-mail você enviou?
@LuccaYann Para registos.centrais@irn.mj.pt
A propósito, acho que era problema no site mesmo. Consultei agora e já aparece.
@LuccaYann Nas outras vezes foi pro registos.centrais@irn.mj.pt que você enviou e não teve resposta?
@jsc1988
mandei antes de completar os 4 meses (por ansiedade minha) pro rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt que me respondeu uma primeira vez dizendo
”Bom dia, após pesquisa, ainda não aparece no sistema informatico o processo e respetivo código de consulta.
Aproveito para informar que a digitalização e informatização dos processos, está com um atraso mínimo de 4 meses. Quando o processo se encontrar disponível será enviado para o email indicado no impresso, o respetivo código de consulta online e número de processo.
Pedimos desculpa pelo atraso e pelos incomodos que possa causar.
Mais se informa, que esta caixa de correio serve exclusivamente para a divulgação do código de acesso à consulta de processos que estejam a ser tramitados na CRCentrais de Lisboa, sendo os restantes assuntos tratados pelas vias normais”
já mandei também pro registos.centrais@irn.mj.pt que só envia aquelas mensagens automáticas
e mandei também pro rcentrais.admin@irn.mj.pt que nunca respondeu
@LuccaYann @Danielsilva2021 Boa notícia. Enviei o e-mail pedindo número e chave de acesso na quarta-feira. Ontem, domingo, me responderam enviando os dois!
@jsc1988 @Danielsilva2021
Recebi hoje a minha chave de acesso e número do processo!! Pelo visto, os nossos processos vão correr juntos! É bom que a gente pode ir se ajudando sabendo em que pé tá o de cada um.