Não consigo encontrar certidão de Casamento

RafagsRafags Member

Prezados boa noite!

@guimoss e @mariodcortez

Estou buscando os docs para minha sogra que é Neta de portugueses.

Encontrei o assento dos avós e solicitei por correio aos respectivos arquivos distritais distintos (Viseu e Viana do castelo) esta semana.

Ele Manoel https://www.familysearch.org/tree/person/details/G88T-LPF

Ela Maria https://www.familysearch.org/tree/person/details/G88T-5N4

A filha destes dois portugueses foi registrada em 25 de novembro de 1913 no BR; ela GLÓRIA: https://www.familysearch.org/tree/person/details/G88T-XRQ . o registro de nasciemento foi em Inhauma sétima pretoria, que corresponde (pesquisei) a 11 Circunscrição (Cartório de Pilares) na cidade RJ.

Nos indices de matrimòmio desta circunscrição e das outras que encontrei no FS, não encontrei os dois portugueses, também procurei no indice de matrimonio de Paraiba do Sul ( onde a filha casou), e também procurei nos indices de Tres Rios, onde o casal portugues teve mais tres filhos, mas sem sucesso.

Em uma outra postagem, um amigo do fórum especulou a possibidade de os mesmos terem casados em PT (1911 a 1913), pois registraram a Glória em 25/11/1913 no BR (nas pesquisas que tentei sobre a chegada deles no br nao tive exito sobre as datas).

OBS: fui no registro civil online e cadastrei, sem autenticação um pedido de Certidão de Casamento, com os dados do Manoel. Porém, não chega email que foi solicitado, nem tem como saber se foi criado um pedido, no site deles. Estranho.

Aí tenho vários problemas e dúvidas:

1 - Primeiro passo é saber onde foram casados; (Que luta)

2 - Se foi em PT, eu preciso da certidão, para anexar ao processo, ou basta o dados de página/folha?

3- Em seguida eu devo informar/transcrever ao consulado em BH a morte dos 02? (mediante as certidões inteiro teor apostiladas)

4 - Se o casamento foi no BR, preciso transcrevê-las no consulado junto ao óbito, OK?

5 - Eu posso enviar o processo apenas com o assento do Avô, que foi o declarante da filha?

Estou com receio da mudança da lei, e preciso urgentemente fazer toda a juntada dos docs (Inclusive devo ir aos cartórios pessoalmente (Tres Rios/Paraíba do Sul/Pilares) pois pelo que li em relatos demora muito para enviarem por correio. Como minha sogra mora em JF, facilita...um pouco... ou não...rs

6 - Help me

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Rafags

    Primeiramente, obrigado por abrir este tópico novo.

    Sobre o caso:

    1) Deixe o nome dos nubentes e dos pais e todas as informaçõesem detalhes, exceto as privadas. Pode ser que haja a habilitação do casamento no Arquivo Nacional.

    2) Busque pelo casamento religioso. Pode ser que seja aceito na transcrição feita no Consulado ou em PT.

    Veja a msg que eu mandei para a @amandacgbezerra sobre o tema. Pode ser útil para o seu caso.

    ===

    Nessa certidão de nascimento, diz que os pais são vivos. Tente achar o inventário ou o óbito dos pais, ocirridos após 1913.

    Um dos filhos pode ser o inventariante.

    Também é recomendável uma busca pelos passaportes dos dois para ver o Estado civil.

    Busque nas duas localidades de 1913 para trás.

    ===

    Pela distância entre os dois Distritos, eu não acredito qye se casaram em PT.

    Mas, no batismo de um deles aparece freguesias diferentes ou eu nao entendi direito.

    Esse é um dos dados q vc tem q postar.

    Então, é dificil afirmar.

    ===

    2) Se o casamento foi em Portugal, vc deverá mandar a Reprodução Narrativa Certificada*, se aconteceu antes de 1911 e do civilonline, se depois. Esta última pode ser a cópia simples.

    Se foi no Brasil, vc terá que transcrever o casamento.

    Pode ser que seja aceito o religioso. É algo a ser perguntado no Consulado e em algumas Conservatórias**

    * Existe duvida sobre a digital, então é melhor pedir a analógica, entregue pelos correios.

    *** Busque uma conversa que eu tive com a @amandacgbezerra , que eu falo da possibilidade e dou mais detalhes.

    Se nao achar o topico, me avise.

    3) A transcrição do óbito dos portugueses é desnecessária em processos de neto.

    4) Respondido em 3, exceto se o Consulado exigir a transcrição dupla (casamento + óbito).

    5) Vc deve escolher um dos 2. Geralmente, se escolhe o antepassado masculino, mas depende do caso concreto.

    - Sobre a mudança:

    O projeto 122 ainda está tramitando. Está na Comissão e deve ter duas votações. Eu entrei em detalhes sobre o processo legislativo no outro tópico.

    Prepare o que puder até o final do mês. Até lá, teremos uma melhor posição.

    E as apostas são pela não-aprovação.

    Cabe a você escolher o melhor caminho. Só podemos dar opiniões.

    Abraços e espero ter ajudado.

  • RafagsRafags Member

    @guimoss

    Sobre a pergunta 1 ) Vou deixar os dados completos, caso alguém possa me ajudar a encontrar a certidão de casamento.

    Portugueses:

    ELE: Manoel Alves de Lima, nascido em 04/02/1890, Freguesia de Facha, Ponte de Lima, Viana do Castelo (pai: Francisco josé alves junior mae: Roza Carolina de Souza Varejão)

    ELA: Maria Augusta Lima Dias, nascida em 25/12/1890. Freguesia de Carregal, Sernancelhe, Viseu (pai: Francisco Gomes, mãe: Patrocínia de Jesus Dias)

    1ª - Filha brasileira: Glória de Jesus Lima Dias, nascida em 25/09/1913 no cartório da 7ª pretoria de Inhauma, Rj.

    Os outros 03 filhos foram registrados e Paraiba do sul e Tres Rios, mas nas certidões dos mesmos também não há informação sobre onde os pais casaram. Em todas as CN , inclusive na de 1913 fala que eram "portugueses, casados"

    Na certidão de batismo da "maria da glória" (erraram o nome da Glória de Jesus, maria da glória era a testemunha), consta que o casal era Civilmente Unidos também...

    Procurei já nos casamentos religiosos no FS, mas também não encontrei os dois portugueses. Não tinha indice e olhei um a um

    2) há uma diferença de freguesias no caso do Manoel facha/seara onde os pais moraram em determinada época.

  • @Rafags

    Pelo que vc disse houve tanto o casamento civil quanto o religioso.

    É estranho vc não achar nenhum deles. Marquei o @CarlosASP que e excelente nessas buscas.

    Eu continuaria olhando todas as igrejas e registros civis dos locais mencionados.

    Vc tb pode entrar em contato com a Cúria do Rio e paroquias locais para eles fazerem uma busca.

    Acho que um prazo razoável para as buscas é de 1906 (qd eles completaram 16 anos. Eu vi aqui um relato de casamento com 13 anos) até 1913 (nascimento da 1a filha).

    Boa sorte!

  • @Rafags A história de todos são diferentes, então eu sei que meu relato pode ser totalmente diferente da sua realidade, mas não custa nada tentar:

    • Meu bisavô e minha bisavó casaram-se em Portugal final de 1910 (Última certidão que achei), meu avô foi batizado e registrado no Brasil em 1912, depois eles voltaram pra Portugal e só regressaram com meu avô com 13 anos de idade.
    • Meu raciocínio para achar a certidão de casamento (não tinha nenhuma informação). Naquela época os portugueses eram muito católicos, duvido ter filho sem casar, duvido viajar para o Brasil sem casar, assumi que eles se casaram em Portugal e só ia buscar lá.
    • Na época as pessoas casavam e nasciam logo os filhos, como meu avô nasceu em 1912 imaginei logo buscar em 1910/1911 e pensei em começar pela freguesia da minha bisavó (os pais católicos iriam querer o casamento na igreja deles). Batata, acertei de primeira.
    • Acrescenta aqui a freguesia que nasceu os seus portugueses, ambos os nubentes, vou tentar te ajudar.

    OUTRA COISA, SE EU FOSSE VC ABRIRIA O PROCESSO SÓ COM A CERTIDÃO DO PORTUGUES. MAS CONTINUAVA PROCURANDO O CASAMENTO. PASSA COMPLETINHO AQUI, DISTRITO, CONSELHO E FREGUESIA

  • RafagsRafags Member

    @CarlosASP é o 007 das certidões....rsrs ele que encontrou o assento da avó portuguesa, para mim. A quem serei eternamente grato.

  • RafagsRafags Member
    editado July 2022

    @lucas21 , hum hum hum.... cara, verdade..... uma possibilidade....

    ELE: Manoel Alves de Lima, nascido em 04/02/1890, Freguesia de Facha, Ponte de Lima, Viana do Castelo (pai: Francisco josé alves junior mae: Roza Carolina de Souza Varejão)

    ELA: Maria Augusta Lima Dias, nascida em 25/12/1890. Freguesia de Carregal, Sernancelhe, Viseu (pai: Francisco Gomes, mãe: Patrocínia de Jesus Dias)


    Lucas, seria Viseu,, porém não tem casamentos para consulta na página do arquivo distrital, o que acha de eu já fazer o pedido de consulta no Civil online?

  • @Rafags O casamento dos meus bisavós eu pedi no civil online pq ainda não estava no arquivo, mas passei tudo mastigado, pq eu achei uma copia do livro na diocese de lamego, por coincidência meus bisavós também eram de Viseu. Ja tentou entrar em contato direto com a conservatória de Carregal pra saber se eles fazem pesquisa?

    No civil online eu coloquei um ano aceitável, pelo menos 100 anos e na observação coloquei a data certa e enviei o link da pagina do livro.

    O ruim do civil online é se eles não acharem, achei o serviço de estorno muito ruim, pra ser sincero acho que nem me estornaram ... perdi 10 dólares kkkk (Isso foi uma outra certidão )

  • editado July 2022

    @Rafags mas se o avô dela foi o declarante, não precisa da certidão de casamento, precisa só fixar o nome dele de vida adulta, pode mandar a de óbito se tiver. Faz o pedido pelo avô português .

    Já tive a mesma dúvida que você no passado e olha a resposta que me deram:

    Toda a linhagem de registro vem do nome do joão Pereira, ele registrou meu avô no dia seguinte ao nascimento, será que preciso da certidão de casamento deles também ou não é necessário? será cidadania para neta(no caso minha mãe) mais uma vez obrigado pela ajuda

    • Leticialele  August 2021
    • @lucas21 , eu entendo que, se o avô foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano, a transcrição é desnecessária. Se a avó também era portuguesa, mande também o assento de nascimento (ou batismo) dela.

    Pelo que entendi da resposta dela, é que se avó fosse brasileira, a transcrição seria obrigatória.

  • RafagsRafags Member

    @lucas21 eu acabei de fazer o pedido no civil online, escrevi nas obs, que não sabia ao certo o ano, mas entre 1911 e 1913.

    Boa dica, eu não sabia que Carregal tinha conservatória....hehe,... achei um email aqui, vou ver lá, o problema é que não tenho nenhuma referência, vamos ver...

    Quanto a questão de serem os dois portugueses eu vi algumas postagens de respostas no fórum, inclusive em postagem minha que era Obrigatório a transcrição quando os dois são portugueses. A exceção é quando ele é o declarante e a mãe é BR, pois pelo que entendi, o Registro civil português considera necessário saber o que houve com seu cidadão, e não sobre o estrangeiro, daí a exceção...

  • Boa noite… preciso de ajudar para achar a certidão de nascimento do meu pai… Cesar millem badaue

    06/01/1935 Rio de Janeiro

  • @Ingridbadaue1

    Na cidade ou no estado do Rio de Janeiro? Faz diferença em como buscar.

    Qual o nome completo dos pais dele? Com isso dá para ver se no banco de dados do Detran aparece algo.

    Já olhou o RG (documento de identidade) dele? Veja se consta o "documento de origem", o que diria que certidão (nascimento ou casamento) ele usou para tirar o RG.

    Finalmente... Tem um casamento de uma Salma Millem Badaue, filha de Jorge Millem Baduae e Amelia Badaue, em 1944. Ela nasceu em 1926. É irmã? Se for, no casamento diz que eles moravam na Rua Ramiro Magalhães, 672, no Engenho de Dentro. Se a família morava ali na época do nascimento do seu pai, pode ter registrado nos atuais 10 ou 11 RCPN - os cartórios que cada um cobria uma parte do Engenho de Dentro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.