Passo a Passo para cidadania
Qual é o passo a passo, a ordem da documentação, os tópicos que deverei seguir? Já procurei em vários sites e links, mas as informações acabam um pouco confusas. Por exemplo: O portugues é meu avô (já falecido) e estou em busca da nacionalidade para minha mãe (está viva), porque tbm tenho interesse em transcrever para meus filhos. Preciso portanto: da certidão de nascimento do meu avô? Certidão de casamento, óbito? Qual a maneira mais rápida dar início do processo?
Meu e-mail para contato: poie_lucimara@msn.com
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se você optar por fazer o processo de nacionalidade de sua mãe pelo Porto como você deve ter visto lá no Guia de ajuda, é mais rápido!
E não precisara trascrever óbito.
Para saber se será preciso trascrever o casamento do seu avô antes você tem que responder duas perguntas:
Ele declarou o nascimento da sua mãe?
Sua avó era Portuguesa também?
Se sua avó não era portuguesa e seu avô declarou o nascimento da sua mãe então não precisa trascrever nada. (Isso se você optar por fazer pelo Arquivo Central do Porto)
Sendo assim, deve juntar os seguintes documentos
1 -Requerimento 1C assinado por sua mãe com a firma dela reconhecida presencialmente no cartório por AUTENTICIDADE ( você encontra esse requerimento no Guia de Ajuda)
2- Certidão de nascimento do seu avô, ou pelo menos completar os dados que o requerimento 1C pede a respeito da certidão do portugues que trasmitira a nacionalidade. (Quadro 2) se souber preencher tudo não precisa nem mnadar a certidão dele junto.
3 - RG de sua mãe autenticado no cártorio, depois deverá legalizar no consulado.
4 - Certidão de nascimento de sua mãe em INTEIRO TEOR emitida a menos de 6 meses com a firma do tabelião que assina reconhecida em cartório, depois deverá autenticar essa certidão no itamaraty do Rio ou Brasilia e levar ao consulado junto com o RG para legalizar.
5 - pagar o emolumento do processo, que pode ser pago por vale postal quando você for ao correio, se optar por esta forma de pagamento devera colocar o numero do vale postal no requerimento antes de envia-lo.
E por final, mandar todos os documentos endereçados ao Arquivo Central do Porto, cujo indereço completo se encontra o Guia de Ajuda.
Voce mora no Rio?
Lembre que no Porto aparentemente so fazem para filhos de portugueses nascidos em Portugal.
Será que mudou isso?
Alexey,
Se voce é de SP ou MS faca pelo consulado em Sao Paulo. Tambem sao muito eficientes desde que voce cumpra todos os requisitos exigidos no site.
Parabéns pela cidadania da sua avó e boa sorte com as demais.
Agora a sua avó tem que solicitar a transcricao do casamento dela (veja no guia de ajuda as dicas para fazer por correio).
Depois sua mae deve solicitar a cidadania dela. Uma vez que saia tera que transcrever seu casamento e ai entao voce podera solicitar sua cidadania.
Como nao pode fazer em SP, faca os pedidos de nacionalidade enviando os documentos por correio à CRC de Lisboa. Com tudo em ordem está demorando em media 3 meses cada um.