Passo a Passo para cidadania

Qual é o passo a passo, a ordem da documentação, os tópicos que deverei seguir? Já procurei em vários sites e links, mas as informações acabam um pouco confusas. Por exemplo: O portugues é meu avô (já falecido) e estou em busca da nacionalidade para minha mãe (está viva), porque tbm tenho interesse em transcrever para meus filhos. Preciso portanto: da certidão de nascimento do meu avô? Certidão de casamento, óbito? Qual a maneira mais rápida dar início do processo?
 
Meu e-mail para contato: poie_lucimara@msn.com

Comentários

  • Lucimara,

    Se você optar por fazer o processo de nacionalidade de sua mãe pelo Porto como você deve ter visto lá no Guia de ajuda, é mais rápido!
    E não precisara trascrever óbito.

    Para saber se será preciso trascrever o casamento do seu avô antes você tem que responder duas perguntas:

    Ele declarou o nascimento da sua mãe?
    Sua avó era Portuguesa também?

    Se sua avó não era portuguesa e seu avô declarou o nascimento da sua mãe então não precisa trascrever nada. (Isso se você optar por fazer pelo Arquivo Central do Porto)

    Sendo assim, deve juntar os seguintes documentos

    1 -Requerimento 1C assinado por sua mãe com a firma dela reconhecida presencialmente no cartório por AUTENTICIDADE ( você encontra esse requerimento no Guia de Ajuda)

    2- Certidão de nascimento do seu avô, ou pelo menos completar os dados que o requerimento 1C pede a respeito da certidão do portugues que trasmitira a nacionalidade. (Quadro 2) se souber preencher tudo não precisa nem mnadar a certidão dele junto.

    3 - RG de sua mãe autenticado no cártorio, depois deverá legalizar no consulado.

    4 - Certidão de nascimento de sua mãe em INTEIRO TEOR emitida a menos de 6 meses com a firma do tabelião que assina reconhecida em cartório, depois deverá autenticar essa certidão no itamaraty do Rio ou Brasilia e levar ao consulado junto com o RG para legalizar.

    5 - pagar o emolumento do processo, que pode ser pago por vale postal quando você for ao correio, se optar por esta forma de pagamento devera colocar o numero do vale postal no requerimento antes de envia-lo.

    E por final, mandar todos os documentos endereçados ao Arquivo Central do Porto, cujo indereço completo se encontra o Guia de Ajuda.






  • Lucimara,
    Voce mora no Rio?
  • Não Denise. Moro em São Paulo
  • Prezados colegas, e depois que a gente envia esta documentação como fazer para acompanhar o processo?  

    meu marido enviou a documentação citada acima, pagou os emolumentos e já tem mais de 3 meses e nenhuma resposta.  

    Vocês sabem como fazer para acompanhar este processo?  

    vocês possuem o numero de telefone do Arquivo Central?

    agradeço se puderem responder
  • imageLiana L. G. Cidreira:
    Prezados colegas, e depois que a gente envia esta documentação como fazer para acompanhar o processo?  

    meu marido enviou a documentação citada acima, pagou os emolumentos e já tem mais de 3 meses e nenhuma resposta.  

    Vocês sabem como fazer para acompanhar este processo?  

    vocês possuem o numero de telefone do Arquivo Central?

    agradeço se puderem responder
    Liana, vc mandou pra onde? CRC ou consulado? Se for CRC tem os telefones, endereços na guia da ajuda. Se foi pelo consulado é só ligar e pedir informações. 
  • Hermano, 

    Eu estava pensando em fazer o processo de atribuição da minha avô através de advogado, mas o procedimento que vc descreveu, feito através do Porto me parece muito menos oneroso e mais fácil. Gostaria de saber se meu caso é aplicável, de acordo com a sua experiência e de todos que aqui participam. Resumindo o meu caso, meus bisavós nasceram em Portugal e vieram para o Brasil crianças, se casaram e meu bisavô quem declarou o nascimento da minha avó. Já tenho todas as certidões, faltando apenas as legalizações.
    O que implica os dois serem portugueses?
    Tem algum site que dá todos os detalhes com relação às certidões necessárias e quais as legalizações necessárias fazer nelas, além das procurações e taxas?
    Eu busquei em outros tópicos sobre o processo pelo Porto e a descrição mais completa parece ser essa que fez neste tópico.
    Agradeço por enquanto.


  • Oi Alexey,

    Tinha um outro post  importante que eu fiz também no Guia de Ajuda mas por um erro sem querer acabaram apagando. 

    Sobre os documentos necessários são esses mesmo que descrevi, no Guia de Ajuda fala também, o processo de sua avó é de atribuição.

    Se você conseguir levar sua avó ao cartório para assinar o requerimento 1C (por AUTENTICIDADE) e pedir a certidão de Inteiro Teor dela, você nem precisaria de uma procuração.

    Com certeza essa é a maneira mais rápida e menos cara, a do meu avô saiu em 9 dias mais ou menos.

       Na verdade os dois serem portugueses não é bem um problema, mas quando fiz meu processo pelo Arquivo Central do Porto, o Senhor Mário que é quem aprova e aprovou todos os processos dos amigos daqui da comunidade que mandaram para lá, me disse que se minha bisavó não era Portuguesa e o Bisavó português foi o declarante do nascimento do meu avô então eu não precisaria transcrever o casamento, e realmente não transcrevi nada, o que foi um alivio porque seria mais documentos e mais dinheiro.

    Por isso, acho que seria legal se você perguntasse ao senhor Mário se no seu caso é preciso transcrever o casamento, e o que ele falar deverá ser seguido, já que lá é ele quem aprova ou não estes processos.

    O Email do Arquivo Central do Porto:  arqc.porto@dgrn.mj.pt

    O Email direto do Senhor Mário que atende no Arquivo:  mario.m.ferreira@irn.mj.pt 
  • Ainda em tempo: Corra do Doutor "urubu", se é que você me entende... 

  • Obrigado Hermano! Entrarei em contato com o senhor Mário para ter maiores esclarecimentos, inclusive para o preenchimento do modelo 1C. Obrigado.
  • Para o preenchimento do 1C ha umas instrucoes que o acompanham.
  • Então Denise, mesmo com as instruções contidas no Modelo 1C tive algumas dúvidas que já foram esclarecidas pelo Sr. Mário.  As instruções foram exatamente as passadas pelo Hermano.
  • Consegui fazer a atribuição de nacionalidade da minha avó! Após fazer todas as legalizações das certidões, fiz o envio para a CRC do Porto no dia 30/06/2012, no dia 12/07 a correspondência foi recebida no Porto e no dia 14/07 foi atribuído o número do assento de nascimento dela. Ontem (27/07/2012) chegou a certidão. É evidente que nada disso eu teria conseguido sem as preciosas informações prestadas aqui por vários participantes, não só neste tópico, mas em todos os que pude pesquisar através de relatos de experiencias, perguntas e respostas. Gostaria de registrar aqui que o Sr. Mário realmente é muito prestativo e pacienciosamente respondeu todas as minhas dúvidas, sendo a CRC do Porto uma ótima alternativa para dar entrada no processo para aqueles que atendem os pré-requisitos. Fica aqui registrado o meu agradecimento a todos, certamente continuarei as pesquisas e perguntas pelos tópicos deste fórum, pois ainda tenho que fazer a atribuição da minha mãe e a minha. Também fico a disposição para aqueles que precisarem de alguma informação dentro da experiência que eu tive. Abraço a todos!
  • Alexey, mas agora é tudo mais fácil. Faça pelo porto também, assim sai bem rapidinho e vc já conhece o caminho! 
    Boa sorte e parabéns!!!
  • Carol,
    Lembre que no Porto aparentemente so fazem para filhos de portugueses nascidos em Portugal.
    Será que mudou isso?
    Alexey,
    Se voce é de SP ou MS faca pelo consulado em Sao Paulo. Tambem sao muito eficientes desde que voce cumpra todos os requisitos exigidos no site.
    Parabéns pela cidadania da sua avó e boa sorte com as demais.
  • imageDenise A. Espinal:
    Carol,
    Lembre que no Porto aparentemente so fazem para filhos de portugueses nascidos em Portugal.
    Será que mudou isso?
    Alexey,
    Se voce é de SP ou MS faca pelo consulado em Sao Paulo. Tambem sao muito eficientes desde que voce cumpra todos os requisitos exigidos no site.
    Parabéns pela cidadania da sua avó e boa sorte com as demais.
    Dense, vc tem razão....mas este não é o caso dela? 
  • Obrigado Carol e Denise!
    Denise, eu moro no Paraná e a minha mãe mora no Mato Grosso. O Consulado que abrange essa área é o de Brasília, após reunir todos os documentos eu tenho que ver melhor se faço através deste consulado ou se faço o envio para a CRC de Lisboa.
    Carol, somente a minha avó atendia os pré-requisitos para atribuição da nacionalidade pela CRC do Porto, pois o pai dela (meu bisavô) era Português nascido em Portugal e foi o declarante do nascimento dela. Para fazer a atribuição da minha mãe, terei que buscar outros meios, até mesmo pq o declarante do nascimento dela foi meu avô.
  • Alexey,
    Agora a sua avó tem que solicitar a transcricao do casamento dela (veja no guia de ajuda as dicas para fazer por correio).
    Depois sua mae deve solicitar a cidadania dela. Uma vez que saia tera que transcrever seu casamento e ai entao voce podera solicitar sua cidadania.
    Como nao pode fazer em SP, faca os pedidos de nacionalidade enviando os documentos por correio à CRC de Lisboa. Com tudo em ordem está demorando em media 3 meses cada um.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.