Preciso tirar uma nova via da Certidão de Transcrição de casamento de meus pais?

Pessoal, preciso de uma ajuda.

Estou organizando os documentos para dar entrada em meu pedido de Nacionalidade.

Minha mãe é neta de português e já conseguiu sua nacionalidade, o casamento dela com meu pai também já foi transcrito. Acontece que ela me entregou a certidão de nascimento e de transcrição de casamento, ambas foram enviadas no ano 2018, que foi o ano que foi finalizado tudo. Somente agora estou conseguindo dar entrada na minha nacionalidade.

Tenho algumas dúvidas, a primeira é se eu preciso tirar uma segunda via da Certidão de Nascimento e Transcrição de casamento de Portugal, se tem alguma validade a certidão. E a outra dúvida, é que na minha certidão consta que meu Pai que me registrou, isso pode dar algum problema?


Podem me ajudar também e me orientar se todos os documentos para dar entrada estão corretos?

  • Minha Certidão de Nascimento Inteiro Teor por Cópia Reprográfica e Apostilada com Reconhecimento de Firma;
  • Cópia do Rg Apostilado com Reconhecimento de Firma;
  • Requerimento do Consulado Português com Firma Reconhecida;
  • Cópia Simples de Certidão de Nascimento do Português (minha mãe) e Certidão de transcrição de casamento Simples.

Comentários

  • @Isabellefsaile

    Acontece que ela me entregou a certidão de nascimento e de transcrição de casamento, ambas foram enviadas no ano 2018, que foi o ano que foi finalizado tudo.

    Um assento português de 2018 não ne parece "velho", especialmente se estiver informatizado.

    Mas, se não quiser arriscar, peça os dois assentos pelo civilonline.

    Custa 10 euros e o pgto é por cartão de crédito físico liberado para compras internacionais ou virtual pelo app.

    Vc pode tirar quantas cópias quiser das certidões portuguesas, nos moldes do civilonline.

    ===

    As certidões portuguesas não tem prazo.

    As brasiieiras tem prazo de 1 ano.

    ===

    Como o casamento da sua mae está transcrito, não deve haver problemas, em razão de o seu pai ter sido o declarante.

    ===

    A lista de documentos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289335/#Comment_289335

    Adapte para o seu caso.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @Isabellefsaile

    Mencione o RG, o assento de casamento da sua mãe (a portuguesa) e o email de recebimento do formulário 1C no campo "outros docs" do formulário.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @Isabellefsaile

    Se vc tiver uma idade avançada, pode ter a necessidade de mandar uma Prova de Vida sua feita em cartório e apostilada.

    Abraços

  • @guimoss

    Ok. Muito Obrigada! No caso, ela tem 50 anos, não tem idade avançada. Existe a necessidade de mandar tbm a cópia da Certidão de transcrição de casamento, e tem alguma validade?

    Em relação aos documentos que devo enviar, a lista que fiz acima está correta?

    Muito obrigada msm pela ajuda.

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Isabellefsaile

    Como o casamento da sua mae está transcrito, não deve haver problemas, em razão de o seu pai ter sido o declarante.

    Essa frase ficou dúbia. Troque o "em razão de" por um "apesar de".

    ===

    Cuidado com os termos, pois podem gerar confusão.

    O correto é assento de casamento e deve ser enviado, exceto se ele já estiver sido averbado no assento de nascimento da sua mãe.

    Vc tem dois caminhos:

    1) Enviar a cópia simples dos assentos de nascimento e casamento da sua mãe, mencionando esta ultima no campo "outros docs".

    OU

    2) Pedir um assento novo no civilonline de nascimento com o casamento averbado.

    É como eu te disse acima. Vc leu as minhas msgs anteriores?

    Deixei um link com a lista.

    Abraços

  • @guimoss

    Ok. Muito Obrigada. Me ajudou muito. Me perdoe, realmente não vi que havia postado o link da relação de documentos.

    Mais uma vez agradeço pela gent

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.