Dúvidas sobre Retificação

DÚVIDA 01:

No assento português de batismo da minha avó, consta o nome da mãe dela como "Maria de Faria".

("de Faria" era o sobrenome do pai)


Porém, nos registros brasileiros de casamento e óbito, o nome da "Maria de Faria" consta como "Maria Esteves de Oliveira".

(O sobrenome da mãe da Sra. Maria era "Esteves", explicando a origem do sobrenome. Já "de Oliveira" era o sobrenome de seu marido.")

Por sua vez, no registro de nascimento da minha mãe (filha da portuguesa), consta o nome da avó materna como "Maria Estevam de Oliveira" (grafia errada de Esteves).

Preciso retificar os 3 registros brasileiros (casamento da portuguesa, óbito da portuguesa, e nascimento da filha) para ficar igual ao que consta do assento de batismo, ou seja, o nome da mãe/avó como "Maria de Faria" e não como "Maria Esteves/Estevam de Oliveira"?


DÚVIDA 02:

No assento português de batismo da minha avó, consta o nome do pai dela como "Francisco de Oliveira".

Porém, no registro de nascimento da minha mãe (filha da portuguesa), consta o nome do avô materno como "Francisco José de Oliveira".

Preciso retificar esse registro brasileiro para ficar igual ao que consta dos demais registros, ou seja, o nome do avô como "Francisco de Oliveira" e não como "Francisco José de Oliveira"?


Valeu!

Comentários

  • @felipebarroz

    Bom dia, na dúvida 1, os nomes devem seguir a sequência para poder fazer a transcrição e seguir com o processo de nacionalidade. Na prática, sua avó chamava "Maria de Faria" e não "Maria Esteves de Oliveira"... Essa retificação o cartório pode fazer, mas depende muito do oficial do cartório, pois a legislação diz que via extra judicial somente podem ser corrigidos erros de grafia e outros detalhes pequenos... Mas sempre depende da boa vontade do oficial.

    Na duvida 2 é a mesma ideia, tem que retificar e como tem que mudar o nome, vai depender da boa vontade do oficial.

    No seu caso, a possibilidade de ter que fazer via judicial é grande.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.