Tenho todas as infos da minha bisavó, menos a freguesia, sei que era de Trás-os-Montes.
Boa noite!
Vi que muitos conseguiram ajuda aqui para localizar o assento de algum parente e espero muito conseguir também! Já consegui reunir várias informações da minha bisavó fazendo muitas pesquisas, mas nada ainda de localizar o local de nascimento e o número do assento em Portugal. Se alguém conseguir localizar o nascimento dela iriam me ajudar DEMAIS. Se conseguirem localizar algum dos irmãos dela, também portugueses, também poderia ajudar a achar o dela.
Segue as informações que já consegui:
Nome de BATISMO: Maria das Dôres Marques
Nascimento: 20/03/1890
Local de nascimento: Minha vó disse que foi em Trás-os-Montes, mas não sei qual seria o distrito/concelho/freguesia. Sei que ela nasceu lá mas boa parte da vida morou em Lisboa, e os últimos anos de vida no Rio de Janeiro.
Nome da mãe: Anna Loureiro (da) Silva (vi alguns lugares com o "da" e outros sem)
Nome do pai: Abílio Marques
Irmãos: Henrique Marques (+1982, português, casado com a brasileira Arminda Maria Santiago, que tiveram uma filha chamada Dora Marques, no Brasil); Luiz Marques (1884 ou 1885, português, casado com a portuguesa Amélia Marques, casaram-se em Portugal, tiveram uma filha chamada Emilia Marques, no Brasil) e Antônio Marques (+-1902, português, casado com a portuguesa Ermelinda Marques, casaram-se em Portugal, tiveram os filhos: Juvenal Gonçalves Marques e Daniel Gonçalves Marques, ambos no Brasil).
Ela casou-se 2 VEZES:
Casamento em PORTUGAL: Ela se casou uma vez em Portugal, teve um filho, mas o marido faleceu e esse filho também. Não sabemos o nome deles.
Vinda pro Brasil: Segundo minha avó, ela veio pro Brasil após ficar viúva e perder o filho, pois seus irmãos estavam morando no Rio de Janeiro. Saiu de Lisboa e desembarcou no Rio de Janeiro. Não sei o ano, mas sei que se casou aqui em 1927, então foi antes disso.
Casamento no BRASIL: Casou-se com Joaquim dos Santos, no Rio de Janeiro, em 14/05/1927. Passou a ter o nome de Maria das Dôres Santos. Essa certidão de casamento eu já localizei.
Filhos no BRASIL: Teve uma filha com Joaquim dos Santos: Eleudeia Santos (minha vó), que nasceu em 15/05/1929, em São Paulo. A certidão de nascimento da Eleudeia eu também já localizei.
Óbito: Faleceu em 09/08/1935 no Rio de Janeiro. Falaceu com o nome de casada do último casamento: Maria das Dôres Santos. Essa certidão de óbito eu também já localizei.
AGRADEÇO DEMAISSS QUEM PUDER AJUDAR!!!!
Comentários
@avdc
registro nº22 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1283444 ...m0028.TIF
freguesia de Beijós / Carregal do Sal / Viseu
casamentos
1924 https://www.familysearch.org/search/ark:/61903/1:1:QGV9-JXG4
registro do marido João nº10 https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=26288&FileID=716254
freguesia de São João da Pesqueira / São João da Pesqueira / Viseu
1927 https://www.familysearch.org/search/ark:/61903/1:1:QGV9-XJT6
Kleber, SENSACIONAL!!!! Não tenho nem palavras pra agradecer! Estou nessa busca há tanto tempo, virando noites e noites e você conseguiu me salvar! Eternamente grata!!! Todas as informações correspondem, é ela mesma!! Graças a você vou poder tirar minha cidadania! MUITOOO OBRIGADA MESMO!
Agora se não for pedir muito da sua boa vontade... Eu não consegui localizar a certidão de nascimento do Joaquim dos Santos (marido dela aqui no Brasil), eu tenho todas as informações dele, inclusive o suposto cartório que ele foi registrado, mas também não consegui localizar. Estou com medo de solicitar a busca nesse cartório, e eles darem como não localizada, por eu não ter o número do livro/fls/número e nem o dia em que foi registrado no cartório.
Será que você conseguiria me ajudar só mais essa vez? kkkk
NOME: JOAQUIM DOS SANTOS
DATA DO NASCIMENTO: 03/11/1889
CIDADE: PIEDADE – SP (Quase certeza que é essa cidade, segundo minha vó foi lá mesmo. Mas meu tio acha que pode ser em Votorantim - SP)
CARTÓRIO: OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS DE PIEDADE (Único que tem nessa cidade, por isso acredito que só possa ser nele. Se for em Votorantim - SP, também só tem um cartório: Oficial de Registros Públicos da Comarca de Votorantim)
MÃE: MARIA EUPHRASIA DOS SANTOS
PAI: MARCOLINO DOS SANTOS
Te agradeço eternamente!!!
@Kleber Silva Aguiar
Kleber, SENSACIONAL!!!! Não tenho nem palavras pra agradecer! Estou nessa busca há tanto tempo, virando noites e noites e você conseguiu me salvar! Eternamente grata!!! Todas as informações correspondem, é ela mesma!! Graças a você vou poder tirar minha cidadania! MUITOOO OBRIGADA MESMO!
Agora se não for pedir muito da sua boa vontade... Eu não consegui localizar a certidão de nascimento do Joaquim dos Santos (marido dela aqui no Brasil), eu tenho todas as informações dele, inclusive o suposto cartório que ele foi registrado, mas também não consegui localizar. Estou com medo de solicitar a busca nesse cartório, e eles darem como não localizada, por eu não ter o número do livro/fls/número e nem o dia em que foi registrado no cartório.
Será que você conseguiria me ajudar só mais essa vez? kkkk
NOME: JOAQUIM DOS SANTOS
DATA DO NASCIMENTO: 03/11/1889
CIDADE: PIEDADE – SP (Quase certeza que é essa cidade, segundo minha vó foi lá mesmo. Mas meu tio acha que pode ser em Votorantim - SP)
CARTÓRIO: OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS DE PIEDADE (Único que tem nessa cidade, por isso acredito que só possa ser nele. Se for em Votorantim - SP, também só tem um cartório: Oficial de Registros Públicos da Comarca de Votorantim)
MÃE: MARIA EUPHRASIA DOS SANTOS
PAI: MARCOLINO DOS SANTOS
Te agradeço eternamente!!!
Pessoal, boa noite!
Gostaria de saber se é possível localizar o assento de batismo, ou saber a freguesia de nascimento, tendo somente o ano de nascimento e nome.
Estou tentando ajudar um amigo com a cidadania, mas a família muito simples, tem poucas informações. Só sabemos que se chama Rosalina Ferreira e nasceu em 1879 em Portugal.
Ela se casou aqui no Brasil com João Luiz Ferreira e a certidão de óbito só diz que era Portuguesa, não diz de onde.
Alguma ideia por onde começar?
@DaianneBudziak
Desconfio que Ferreira seja o sobrenome adotado no casamento - ou ela se casou com alguém com mesmo sobrenome?
Uma coisa que pode fazer para ajudar seu amigo: criar a árvore genealógica da família no Family Search - é grátis. Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.
Depois deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.
Tem um casal com os mesmos nomes no Paraná (e você não disse de onde são os que procura - todo detalhe é importante quando se tem pouca informação), mas as datas não batem:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GDN9-4JQ