Dúvidas sobre cidadania portuguesa para netos. Meu caso é fácil creio eu!!!
Olá amigos e amigas meu nome é Fábio André Fedrigo.
Minha avó materna veio de Portugal para o Brasil com 32 anos de idade e possuo tudo dela. Certidão de nascimento portuguesa com número de assento, passaporte, identidade portuguesa etc...
Meu tio filho dela já fez a cidadania dele assim como meus primos. Portanto todo o procedimento do casamento da portuguesa no Brazil já foi averbado em Portugal.
Sendo assim pergunto:
A sequencia seria...
Certidão de nascimento de inteiro teor de minha mãe.
Certidão de nascimento minha de inteiro teor.
Formulário D solicitando a cidadania
Antecedentes criminais meu e de minha mãe ( ou somente minha? )
Fazer o apostilamento
Realizar o pagamento dos 180 euros... Tenho 38 anos
Enviar todos os documentos...
Dúvidas .
Necessário algum carimbo ou autenticação no consulado português?
Quero dar entrada no processo e preciso da certeza de que seria somente este o procedimento.
Muito obrigado a quem me ajudar!!!
Comentários
Sua mãe é a filha do portugues e você é o neto, correto? Seu processo vai ser direto como neto (sua mãe é falecida) ou vai ser dela como filha e depois você como filho dela?
@FabioAndreFedrigo
@renatoss
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
===
Fabio, se a sua mae é viva, faça primeiro o processo dela e depois dela para vc.
Em 1 ano, em média, todos terão a nacionalidade.
===
Os documentos de processo de filho:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293741/#Comment_293741
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293745/#Comment_293745
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289335/#Comment_289335
Deixe a lista atualizada, para uma revisão.
===
Docs de netos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271
Abraços
Nossa eu sempre acreditei que com a nova lei eu poderia fazer direto como neto sem haver a necessidade de minha mãe fazer a dela. Minha mãe e viva sim. Então terei que fazer dois processos ? Não é possível fazer direto?
@FabioAndreFedrigo
Sim, é possível fazer direto como neto (artigo 1D). Mas a questão é o tempo que leva. Netos só podem pedir isso na CRCentrais Lisboa, o lugar mais congestionado para pedidos de nacionalidade. Quem pode evitar, faz processo em outro local. Mas neto não tem escolha, tem que ser lá. Ultimamente tem levado quase 3 anos para sair a nacionalidade de neto.
Por isso todos recomendam a alternativa. Fazer 2 processos de FILHO (artigo 1C), quando o pai/mãe (filho/a do português) está vivo. Mandando para a ACP Porto, cada processo de filho tem consistentemente levado 5-6 meses para finalizar. Por isso, ao fazer primeiro sua mãe como filha, e depois você como filho de uma "nova" portuguesa, vai levar a metade do tempo do que se fizer direto como neto.
Certo vou estudar sobre o processo para filho e dar entrada . Muito obrigado!!!!!
Uma dúvida... Terei que fazer algum procedimento quanto ao casamento de minha mãe? O da minha avó portuguesa ja está correto tendo em vista que meu tio já tem a cidadania dele.
@FabioAndreFedrigo
Acho que está se referindo à perfilhação (pelas leis portuguesas) e se isso leva à necessidade de transcrever (averbar) em PT o casamento. Pelo que entendi, o de sua avó já foi transcrito em PT. Ótimo, para o processo de sua mãe como filha já está resolvido.
Sua mãe virando portuguesa. Provavelmente ela não declarou seu nascimento, certo? Normalmente era o homem que declarava (ia no cartório para registrar) o nascimento do filho. Olhe a sua certidão de nascimento para confirmar. Se você for mais novo, pode ser que AMBOS tenham ido no cartório e isso apareça na certidão, Seria ótimo.
Se sua mãe não participou do seu registro: então para você ser perfilhado como filho de uma cidadã portuguesa (sua mãe), que não declarou o seu nascimento antes de um ano de idade; sim, terá que transcrever em PT o casamento de sua mãe com seu pai (ele que declarou o seu nascimento, certo?). Mas isso só pode ser feito DEPOIS que sua mãe obtiver a nacionalidade. Só se transcreve casamentos de algum português.
Custa 120 euros; leva por volta de um mês. Olhe os tópicos de transcrição para dúvidas sobre essa parte - e para onde mandar:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
Não necessito da cidadania com urgência... No caso vi que minha mãe não participou do.meu registro... Nesse caso se eu fizer direto pela crcentrais lisboa mesmo assim precisa fazer a perfilhiacao ou não... Pularia essa fase?
Outra questão... Se eu tiver um parente morando no porto... Isso facilitaria em algo no processo direto para neto?
Prometo que são somentes mais essas dúvidas
@FabioAndreFedrigo
Para o processo de nacionalidade isso não lhe ajuda em nada. Na verdade te atrapalha, atrasa, tem mais despesa.
Minha filha, com passagem comprada para 3 semanas depois, indo a PT a turismo e na CRCentrais para resolver coisas. Mesmo assim eu mandei um processo por DHL. Chegou lá em 4 dias e deu início 2 semanas antes dela entrar no avião, que poderia não ter saído, doença, imprevistos, cancelamentos. Quando ela chegou na CRCentrais, o processo já estava 5 semanas adiantado.
Não faça como neto. São 3+ anos. Como neto evitaria a transcrição de sua mãe BR, mas seria a decisão errada. Você não sabe o futuro. Amanhã algo acontece, perde o emprego, aparece uma oportunidade de trabalho na Europa em €, deseja estudar praticamente grátis?
Vai esperar o tempo que tiver que ser. A oportunidade terá passado. Depois que inicia, não tem como mudar de idéia e voltar atrás.
Como filho, é transcrição da avó (€120), pra sua mãe (5 meses, $175+€40), transcrição da mãe (€120), pra você (5 meses, €175+€40).
Neto, você economizaria esses 120 em negrito. Mas vai gastar mais documentos, apostilamentos, e muito, muito mais tempo no processo.
Para o processo de transcrição de casamento, se um parente for lá entregar pessoalmente, a CRCivil do Porto faz no mesmo dia, +5 dias da remessa por €40. Depende em que estado vc mora. Se puder fazer no Rio (RJ, ES) ou em Santos (SP, MS), são 2-3 semanas, é o melhor.
Muito obrigado!!!!