Dúvidas sobre cidadania portuguesa para netos. Meu caso é fácil creio eu!!!

Olá amigos e amigas meu nome é Fábio André Fedrigo.


Minha avó materna veio de Portugal para o Brasil com 32 anos de idade e possuo tudo dela. Certidão de nascimento portuguesa com número de assento, passaporte, identidade portuguesa etc...

Meu tio filho dela já fez a cidadania dele assim como meus primos. Portanto todo o procedimento do casamento da portuguesa no Brazil já foi averbado em Portugal.

Sendo assim pergunto:


A sequencia seria...



Certidão de nascimento de inteiro teor de minha mãe.

Certidão de nascimento minha de inteiro teor.

Formulário D solicitando a cidadania

Antecedentes criminais meu e de minha mãe ( ou somente minha? )

Fazer o apostilamento

Realizar o pagamento dos 180 euros... Tenho 38 anos

Enviar todos os documentos...

Dúvidas .

Necessário algum carimbo ou autenticação no consulado português?


Quero dar entrada no processo e preciso da certeza de que seria somente este o procedimento.


Muito obrigado a quem me ajudar!!!

Comentários

  • Sua mãe é a filha do portugues e você é o neto, correto? Seu processo vai ser direto como neto (sua mãe é falecida) ou vai ser dela como filha e depois você como filho dela?

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @FabioAndreFedrigo

    @renatoss

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    ===

    Fabio, se a sua mae é viva, faça primeiro o processo dela e depois dela para vc.

    Em 1 ano, em média, todos terão a nacionalidade.

    ===

    Os documentos de processo de filho:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293741/#Comment_293741

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293745/#Comment_293745

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289335/#Comment_289335

    Deixe a lista atualizada, para uma revisão.

    ===

    Docs de netos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

    Abraços

  • Nossa eu sempre acreditei que com a nova lei eu poderia fazer direto como neto sem haver a necessidade de minha mãe fazer a dela. Minha mãe e viva sim. Então terei que fazer dois processos ? Não é possível fazer direto?

  • @FabioAndreFedrigo

    Sim, é possível fazer direto como neto (artigo 1D). Mas a questão é o tempo que leva. Netos só podem pedir isso na CRCentrais Lisboa, o lugar mais congestionado para pedidos de nacionalidade. Quem pode evitar, faz processo em outro local. Mas neto não tem escolha, tem que ser lá. Ultimamente tem levado quase 3 anos para sair a nacionalidade de neto.

    Por isso todos recomendam a alternativa. Fazer 2 processos de FILHO (artigo 1C), quando o pai/mãe (filho/a do português) está vivo. Mandando para a ACP Porto, cada processo de filho tem consistentemente levado 5-6 meses para finalizar. Por isso, ao fazer primeiro sua mãe como filha, e depois você como filho de uma "nova" portuguesa, vai levar a metade do tempo do que se fizer direto como neto.

  • editado June 2022

    Certo vou estudar sobre o processo para filho e dar entrada . Muito obrigado!!!!!



    Uma dúvida... Terei que fazer algum procedimento quanto ao casamento de minha mãe? O da minha avó portuguesa ja está correto tendo em vista que meu tio já tem a cidadania dele.

  • @FabioAndreFedrigo

    Acho que está se referindo à perfilhação (pelas leis portuguesas) e se isso leva à necessidade de transcrever (averbar) em PT o casamento. Pelo que entendi, o de sua avó já foi transcrito em PT. Ótimo, para o processo de sua mãe como filha já está resolvido.

    Sua mãe virando portuguesa. Provavelmente ela não declarou seu nascimento, certo? Normalmente era o homem que declarava (ia no cartório para registrar) o nascimento do filho. Olhe a sua certidão de nascimento para confirmar. Se você for mais novo, pode ser que AMBOS tenham ido no cartório e isso apareça na certidão, Seria ótimo.

    Se sua mãe não participou do seu registro: então para você ser perfilhado como filho de uma cidadã portuguesa (sua mãe), que não declarou o seu nascimento antes de um ano de idade; sim, terá que transcrever em PT o casamento de sua mãe com seu pai (ele que declarou o seu nascimento, certo?). Mas isso só pode ser feito DEPOIS que sua mãe obtiver a nacionalidade. Só se transcreve casamentos de algum português.

    Custa 120 euros; leva por volta de um mês. Olhe os tópicos de transcrição para dúvidas sobre essa parte - e para onde mandar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

  • Não necessito da cidadania com urgência... No caso vi que minha mãe não participou do.meu registro... Nesse caso se eu fizer direto pela crcentrais lisboa mesmo assim precisa fazer a perfilhiacao ou não... Pularia essa fase?

  • Outra questão... Se eu tiver um parente morando no porto... Isso facilitaria em algo no processo direto para neto?

  • Prometo que são somentes mais essas dúvidas

  • editado July 2022

    @FabioAndreFedrigo

    Para o processo de nacionalidade isso não lhe ajuda em nada. Na verdade te atrapalha, atrasa, tem mais despesa.

    Minha filha, com passagem comprada para 3 semanas depois, indo a PT a turismo e na CRCentrais para resolver coisas. Mesmo assim eu mandei um processo por DHL. Chegou lá em 4 dias e deu início 2 semanas antes dela entrar no avião, que poderia não ter saído, doença, imprevistos, cancelamentos. Quando ela chegou na CRCentrais, o processo já estava 5 semanas adiantado.

    Não faça como neto. São 3+ anos. Como neto evitaria a transcrição de sua mãe BR, mas seria a decisão errada. Você não sabe o futuro. Amanhã algo acontece, perde o emprego, aparece uma oportunidade de trabalho na Europa em €, deseja estudar praticamente grátis?

    Vai esperar o tempo que tiver que ser. A oportunidade terá passado. Depois que inicia, não tem como mudar de idéia e voltar atrás.

    Como filho, é transcrição da avó (€120), pra sua mãe (5 meses, $175+€40), transcrição da mãe (€120), pra você (5 meses, €175+€40).

    Neto, você economizaria esses 120 em negrito. Mas vai gastar mais documentos, apostilamentos, e muito, muito mais tempo no processo.

    Para o processo de transcrição de casamento, se um parente for lá entregar pessoalmente, a CRCivil do Porto faz no mesmo dia, +5 dias da remessa por €40. Depende em que estado vc mora. Se puder fazer no Rio (RJ, ES) ou em Santos (SP, MS), são 2-3 semanas, é o melhor.

  • Muito obrigado!!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.