Declarante foi meu avo, que também é portugues

PedrojorgePedrojorge Member
editado June 2022 em Processos de Atribuição

Olá,

Estou reunindo os últimos documentos para o iniciar o processo de atribuição como neto, visto que minha mãe (filha de portugueses) já faleceu e não tinha cidadania. A certidão de inteiro teor dela está sendo feita pelo cartório, e irei buscar nos próximos dias.

Estou usando a minha avó para ''herdar'' a nacionalidade, meu avô também era português, mas não tenho tantas informações e documentos dele tal qual tenho da minha avó. ( ambos são falecidos)

Minha dúvida é: Se o declarante da minha mãe tiver sido meu avô (também português), existe algum problema?

Pois como disse, reuni os documentos de minha avó, dele eu tenho apenas o nome e sei que se casaram em Portugal,

Grato desde já,

Pedro Jorge.

Comentários

  • editado June 2022

    @Pedrojorge

    Se eles se casaram em PT, e você conseguiu obter o assento de casamento, mande junto e não terá problema. Você pode escolher qualquer dos avós para sua nacionalidade, desde que sejam comprovadamente casados em PT (ou o casamento transcrito se casaram no BR).

    Se o casamento em PT foi depois de 1911, ele deve estar disponível pelo CivilOnline.

    Seria melhor se o português que escolhe fosse o declarante, mas se tiver o assento de casamento, não faz diferença. Das informações no assento de casamento, achar o assento do avô geralmente é simples, caso queira buscar esse lado também.

    Quando os avós nasceram, antes ou depois de 1911? Quando eles se casaram, antes ou depois de 1911?

    Tudo o que for "depois de 1911" você consegue pedir pelo CivilOnline. O site em princípio rejeita coisas antes de 1922, mas se puser uma data fictícia, como 1927, e puser a data correta em "Outras informações" eles localizam para você. Se foi antes de 1911 isso não funcionará.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Entendi, ela nasceu em 1903, então o casamento certamente foi depois de 1911.

    Na verdade, eu não tenho o assento de casamento, sei que eles se casaram em Portugal, pois, tenho o bilhete de identidade (RG) dela de lá, e consta no estado civil que já era casada com meu avô.

    Como eu disse, não tenho informações suficientes sobre o meu avô para solicitar a nacionalidade direto por via dele, vou tentar conseguir o assento de casamento deles pelo civilonline, muito obrigado pela informação.

    Mas, supondo que pela falta de informações do cônjuge (só sei o nome completo), eu não consiga localizar o assento, que provisão tomar?

  • Entendi, ela nasceu em 1903, então o casamento certamente foi depois de 1911.

    Na verdade, eu não tenho o assento de casamento, sei que eles se casaram em Portugal, pois, tenho o bilhete de identidade (RG) dela de lá, e consta no estado civil que era casada com meu avô.

    Como eu disse, não tenho informações suficientes sobre o meu avô para solicitar a nacionalidade direto por via dele, vou tentar conseguir o assento de casamento deles pelo civilonline, muito obrigado pela informação.

    Mas, supondo que pela falta de informações do cônjuge (só sei o nome completo), eu não consiga localizar o assento, que provisão tomar?

  • Desculpa o tanto de comentário, achei que estava bugado e acabei mandando várias vezes até ler o aviso ;(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.