Problemas em fazer pesquisa de certidão no SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional)

Olá a todos!!

Encontrei por meio desse fórum essa ferramenta do Arquivo Nacional do Brasil que nos permite procurar por certidões no Brasil. Já busquei por tutoriais sobre como usar o portal (que por acaso é bem complicado de desvendar) como este: https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=CBAB4092355AD3AB!10323&ithint=file%2cdocx&authkey=!AC93ipb45IZloRI

Estou buscando a certidão do pai de um amigo que estou auxiliando no processo de cidadania, que acreditamos estar no 5º RCPN do Rio de Janeiro, devido ao fato de ele ter vivido a maior parte de sua infância e adolescência no Leblon. Seu nome é Rubem Marques da Silva, já falecido, e nasceu em 09/05/1941. É filho de Affonso Marques da Silva (que acreditamos ser português) e de Carmelita Cardoso da Silva.

Eu localizei no site do SIAN o que acredito ser o livro onde está seu registro de nascimento, BR RJANRIO 0Z.FLG.LTN.19 - livro de registro civil número 6625 mas quando eu tento abrir o PDF a página não consegue ser acessada!

Já tentei procurar sua certidão no site do DETRAN, e também no DocJud, mas nada.

Algum de vocês também está tendo esse problema com o site do SIAN? O que faço agora para encontrar a certidão sem precisar pagar por uma pesquisa que pode resultar em nada?

Agradeço qualquer ajuda :)

Comentários

  • @pedro_ca

    Também não tenho conseguido entrar nos PDFs do Arquivo Nacional nos últimos dias.

    Isso já aconteceu no passado e voltou ao normal depois de uns dias.

  • @CarlosASP ah bom saber, achei que tava fazendo algo de errado. Vou checar de novo semana que vem se o problema continua

  • Boa tarde, alguém sabe informar se o cartório na Rua Teófilo Otoni 188 centro RJ ainda existe? Pra onde ele foi? Tenho que ir atrás de uma certidão do meu pai mas lá há pouco tempo era loja de camisas. E no Google aparece fechado.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @Rodrigo Brandão Guerra

    Qual cartório vc procura e qual ato vc pretende praticar?

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @Rodrigo Brandão Guerra

    Eu acredito que era a antiga 6a circunscrição. que hoje em dia é o 3 RCPN:

    Localizado em: Edificio Tampico

    Endereço: Av. Graça Aranha, 416 - Sala 601 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20030-903

    Confira no alto da certidão se era 6a circunscrição mesmo. Se não for, coloque aqui qual é e o ano do nascimento para ver qual é o atual RCPN.

  • @pedro_ca

    Olá,

    Eu estava com a mesma dificuldade em encontrar uma Certidão, no meu caso a de óbito do 1º Marido de minha avó.

    Eu só tinha o nome do Falecido, dos pais e a data do casamento.

    Não tinha a data do nascimento e nem do óbito, mas como o 1º casamento foi em 1913, e, minha vó casou novamente em 1930, sabia que o óbito ocorreu nesse período.

    Sou de São Paulo, no Cartório de Santana (www.cartoriodesantanasp.com.br), você pode pedir a busca da Certidão de qualquer estado.

    O prazo da busca é até 5 dias úteis, no meu caso, já tive a resposta em 2 dias.

    O valor da busca não é muito caro, paguei R$ 39,58 pela busca.

    Caso interesse, fica a dica.

    Esther

  • @CarlosASP é isso msm! Obrigado, consegui a confirmação de que esta lá na 3 RCPN. Será que a Certidão de Nascimento do meu pai se encontra na 3 RCPN também? Antigamente se deixava a certidão de nascimento quando a pessoa casava não era assim?

  • @Rodrigo Brandão Guerra

    Não adianta ter "deixado a certidão" em outro cartório. Essa cópia por si só não serve. Mas pode servir para saber onde foi registrado.

    Por 2 razões: tem que olhar o livro original de registro para emitir uma nova certidão. Isso só o cartório original do registro pode ver.

    A outra é que no estado do RJ se fez o colossal erro de permitir que os cartórios incinerassem (sem antes microfilmar) os processos de habilitação de casamento (que é onde se encontraria a certidão de nascimento deixada lá). A grande maioria dos cartórios do estado incinerou tudo. Depois perceberam o erro e, como em outros estados, agora só pode incinerar depois de microfilmar. Mas tarde demais para tudo que já tinha virado cinzas.

    Em outros estados, as pessoas geralmente conseguem "desarquivar a habiltação do casamento". Nisso muitas vezes aparece a cópia da certidão de nascimento. Com os dados dela, aí sim podem pedir a emissão de uma nova.

    Para uns períodos específicos (em geral mais antigos) e algumas freguesias (áreas) do município do RJ, as habilitações de casamento tinham sido enviadas para o Arquivo Nacional antes da fogueira. Nesses casos específicos, se consegue no AN a cópia da habilitação. Mas leva alguns meses; a fila de pedidos é bem grande.

  • gente vcs sabem como é que eu faço pra achar certidões de outras cidades do rio como petrópolis e nova iguaçú no sistema do sian? qual código eu uso em vez do famoso BR RJANRIO...?

  • editado June 2022

    @pedro_ca

    Somente da cidade do Rio de Janeiro que era a capital federal até 1960.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.