É realmente necessário?

Estou tirando minha cidadania de NETO já consegui o batismo de meu Bisavô, avô de minha mãe ( brasileira e que já é falecida)

Essa semana solicitei a certião de minha mãe e a minha (certidão reprografica de ambos)


Pergunto: preciso transcrever algum casamento ?

Meus avós eram portugueses e casaram em Portugal. Mas preciso necessariamente pedir cópia ou transcrever algo por lá, e quanto aos pais ?

«1

Comentários

  • Se sua mãe é filha de portugueses seria melhor ela tirar a cidadania como filha e posteriormente você tira a sua como filho de português.

    Agora se for tirar de neto, pelo o que você relatou, se eles eram portugueses e casaram em Portugal não há nada o que transcrever

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @Gustavolima

    Se os pais eram portugueses, vale o que o @vinisousa4166 disse.

    Não há nada a transcrever, mas vc precisará enviar o assento de casamento português junto do processo de nacionalidade.

    Deve pedir pelo civilonline (se ocorreu apos 1911) ou pelo AD, se ocorreu antes de 1911.

    Peça a REPRODUÇÃO NARRATIVA e Certificada.

    Se não achou, deixe os dafos q alguém acha para vc.

    Abraços

  • @guimoss olá, boa tarde.

    tenho uma situação idêntica ao dono dessa discussão, sou neto de portugueses e minha mãe já é falecida, logo, iniciarei o processo de atribuição por parte da minha avó.

    tenho o assento de baptismo dela, mas não tenho informações o suficiente para conseguir o do meu avô.

    Sei que eles se casaram em Portugal, pois, tenho uma cópia do Bilhete de identidade (RG) dela de PT, e até mesmo na certidão de inteiro teor da minha mãe consta que meus avós eram casados na terra do bacalhau.

    Pedi ao civilonline mas pelo visto não estão conseguindo achar, o senhor ou alguém pode me ajudar a encontrar o assento de casamento dos meus avós?

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Eis aqui todos os dados que até o momento

    Nome da avó: MARIA DA CONCEIÇÃO

    DATA DE NASCIMENTO: 24 DE JUNHO DE 1903

    NATURALIDADE: PORTUGAL

    DISTRITO: VISEU

    CONCELHO: RESENDE

    FREGUESIA: SÃO ROMÃO DE AREGOS

    NOME DOS PAIS: JOSÉ CARDOSO JUNIOR E FRANCISCA DE JESUS

    ASSENTO PAROQUIAL DE NASCIMENTO: Nº15 do ano de 1903, freguesia de São Romão de Aregos, conselho de Resende.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Nome do cônjuge : ANTONIO PEREIRA DA SILVA

    NATURALIDADE: PORTUGAL

    NOME DOS PAIS: MANUEL PEREIRA E EUGENIA DE JESUS

    Infelizmente só tenho esses dados sobre meu vô, se alguém pudesse me ajudar, ficaria eternamente agradecido.

  • Esqueci de salientar que o casamento deles foi em 1918 até no máximo 1938, tenho quase certeza que foi em 1922.

  • @Pedrojorge

    Deixe-me entender o seu caso

    Vc disse isso:

    tenho uma situação idêntica ao dono dessa discussão, sou neto de portugueses e minha mãe já é falecida, logo, iniciarei o processo de atribuição por parte da minha avó.

    Vc quis dizer que é bisneto?

    Porque no caso mencionado, os avós são portugueses.

    Por favor, esclareça a sua linha para podereu poder continuar com a resposta.

    Abraços

  • @Pedrojorge

    Sei que eles se casaram em Portugal, pois, tenho uma cópia do Bilhete de identidade (RG) dela de PT, e até mesmo na certidão de inteiro teor da minha mãe consta que meus avós eram casados na terra do bacalhau.

    Vc sabe o ano da vinda para o Brasil?

    Ou a data da chegada?

    Esses dados, mais o o BI, podem te ajudar a achar o PASSAPORTE português.

    E no processo dele, podem estar anexos o assento de casamento ou o batismo de ambos.

    Continua...

  • @Pedrojorge

    Como o civilonline nao achou, há 3 alternativas:

    1) Erros nos dados;

    2) Erros nos locais;

    3) Não houve casamento civil.

    Tente entrar em contato com o Arquidiciocese de Lamego para olhar os registros religiosos pós-1911.

    Eles tb possuem Arquivos.

    A terceira pode ser a mais plausivel.

    Continua...

  • @Pedrojorge

    Os casamentos dessas freguesias não passam de 1911.

    Vc terá que entrar em contato com o Arquivo Diocesano de Lamego.

    OU

    Vc pode ir no CHF mais perto de vc e procurar pelo óbito dos pais ou outros asssntos de parentes em outras freguesias.

    Se me passar a sua cidade, eu vejo o mais perto para vc.

    No Rio há CHFs em madureira, Barra e Jacarepaguá.

    O link da freguesia:

    https://www.familysearch.org/search/catalog/results?count=20&placeId=135441&query=%2Bplace%3A%22Portugal%2C%20Viseu%2C%20S%C3%A3o%20Rom%C3%A3o%20de%20Aregos%22

    Como tirar as dúvidas sobre os CHFs:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

    Boa sorte!

  • @Pedrojorge

    O nome da mãe do seu avô António não é Eugênia, e sim, Eufemia de Jesus.

    Assento 16, ano 1898, da mesma freguesia da avó (tif 9).

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1148387

  • @Guilherme Moreira @guimoss

    Obrigado pelas informações e principalmente OBRIGADO PELA CERTIDÃO, estava sem dormir achando que não conseguiria encontrar o assento dele.

    Muito obrigado mesmo, serei eternamente grato, se eu conseguir a cidadania, quando me referir a ela citarei a ajuda dos membros deste fórum!!!!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Pedrojorge

    Se eles se casaram em PT, vc ainda terá que achar o casamento.

    É provável que esteja na nesma freguesia do avô que o @Guilherme Moreira achou.

    O guia para o pedido DOS BATISMOS:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Antes de pedir, verifique divergências com as certidões brasileiras e se houver, vc terá que apostilar (verifique os requisitos com o cartório) na PGR Coimbra ou Lisboa.

    Vc pode mandar diretamente do AD para a PGR.

    Eu escolheria Lisboa. Entre no tópico do apostilamento em PT para mais detalhes.

    ===

    SOBRE O CASAMENTO:

    Ele estará no civilonline, se celebrado em PT.

    Veja se é possível usar o crédito do outro pedido, se já foi pago.

    Abraços

  • editado July 2022

    @Pedrojorge

    Abaixo pedido de passaporte dos seus avós nos. 164 e 165 (tif 59):

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411606

    Na página seguinte, suas tias Maria Idalia 14 anos, Maria da Conceição e Maria Carmina (166, 167, 168) - tif 60. Veio também mais uma tia Maria da Natividade com 4 anos.

    Como a Maria Idalia deve ter nascido em 1923, fica bastante provável o casamento dos avós em 1922.

  • @guimoss sim, estou providenciando, pedi hoje ao arquivo distrital a pesquisa do casamento e a emissão da certidão conforme o roteiro, obrigado pelas informações, fique com Deus.

    @Guilherme Moreira Amigo, eu nunca tinha visto uma foto do meu avô, só sabia as características físicas dele por descrição de familiares, estou realmente muito agradecido ao favor que me prestou, quando eu mostrar as fotos das nossas tias e do meu avô aos meus primos, todos com certeza ficarão muito emocionados tal qual estou nesse momento.

    Muito obrigado mesmo!! são pessoas como você que fazem o nosso país melhor.

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Pedrojorge

    O casamento não deve estar no AD, se sua previsão e a do @Guilherme Moreira , pois teria ocorrido após 1911.

    O que vc pode fazer é pedir pelo processo de emissão do passaporte achado pelo Guilherme Moreira.

    Vc pode imprimir pela internet e custa 0,25 euro por página.

    Se acharem, pode ser que haja anexado o casamento do seu antepassado, te dando uma fonte para pedir o casamento civil ou religioso.

    Vc tem que buscar com o Arquivo Diocesano de Lamego, se não houve casamento civil.

    A questão dos arquivos trancados no CHF é algo que eu olharia tb.

    Abraços e boa sorte mo seu caso!

  • @Pedrojorge

    Lembro que vc terá que ver esse pedido no AD do Porto, pois os passaportes eram de lá.

    Eu pesquisaria sobre os procedimentos acima nos Distritos do Porto e Viseu.

    Uma das razões para não terem encontrado no civilonline pode ser sido pelo casamento ter acontecido no Porto.

    Mas, o mais seguro é o processo do passaporte, onde o seu antepassado deve ter provado o estado civil de casado.

  • PedrojorgePedrojorge Member
    editado July 2022

    @guimoss Perfeito, estou escrevendo agora para o AD de Porto, pedirei tanto o processo de emissão do passaporte quanto o processo de pesquisa ( vai que né).

    Encaminharei também um pedido a conservatória de Porto, visto que as vezes o arquivo distrital não tem os livros, e a conservatória sim.

    Também formalizarei um pedido para o Arquivo Diocesano de Lamego, na esperança de um casamento existente pelo menos no religoso.

    Por fim, se não conseguir encontrar por esse métodos, vou até o centro de história da família perto da minha residência, (Moro em São Paulo)

    Obrigado desde já pelo comprometimento em ajudar, se por acaso eu conseguir encontrar o assento, eu falo aqui.

    Abraços

  • @Guilherme Moreira


    Estou com dificuldades de encontrar um processo de passaporte... consegue me ajudar?

  • @mabego

    Mas você não já deu entrada no seu processo?

  • @Guilherme Moreira


    sim... o meu já foi!

    é pra ajudar um amigo. Muita gente me ajudou no meu processo e documentos em Portugal, agora tô sempre ajudando, ou tentando ajudar...

    Gostaria de levantar o processo do passaporte... mas não estou encontrando no FS, pois é "relativamente" recente.

    É de Castelo Branco...

    Casamento dele eu já tenho...


  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @Pedrojorge

    No porto tb deve ter um Arquivo Diocesano.

    É mais um local para as buscas.

    Ou os antepassafos se casaram em uma freguesia diferente do Concelho de Resende, em Viseu OU vc tem que descobrir em qual freguesia se casaram no Porto.

    O casamento no porto explicaria o não achado no civilonline quando vc colocou locais em Viseu.

    Um outro caminho (como última opção), em caso de casamento no Porto, é fazer um pedido pelo civilonline, colocando Concelho e freguesia como "Porto" e informando que não tem certeza da freguesia.

    Mas espere o resultado da pesquisa pelos ADs.

    Abraços

  • @mabego

    Vira a pagina e vc terá o número do passaporte e o local da emissao, provavelmente.

    Aí, vc entra em contato com o AD do local da emissão e pergunta.

    Abraços

  • @mabego

    Os passaportes emitidos pelas Juntas de Emigração não estão digitalizados e nem disponíveis nos ADs do Porto e Lisboa.

  • @guimoss o número do passaporte está na "frente" (ou entendi errado?). No verso, apenas data e navio.

    @Guilherme Moreira obrigada


  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @mabego

    Eu confundi o documento com outro parecido que costuma aparecer no FS.

    Se a informação do @Guilherme Moreira estiver correta, vc tem que pesquisar onde pode encontrar esse passaporte em PT.

    Mas, na improvável hipótese de ele estar errado, eu pesquisaria esse passaporte pelo tombo, na pagina do Distrito de Castelo Branco, Porto ou Lisboa, por segurança.

    ===

    Se vc só quiser o nascimento dele, pode tentar fazer um pedido pelo civilonline, pois esse documento tem todos os dados do nascimento, exceto, talvez, a freguesia.

    Informe que nao tem certeza da freguesia.

    Abraços e boa sorte!

  • oi @guimoss

    o processo em si eu não achei no tombo nem nos arquivos (nos que dá pra consultar) do distrital castelo branco...

    Antes de $$$, a gente sempre quer achar gratuitamente.

    Mas pela data relativamente recente fica difícil, pois só temos arquivos com chavinha no FS...

    Obrigada

  • @mabego

    Se quiser consultar esses arquivos, deve ir presencialmente a um CHF perto de vc.

    Abraços e boa sorte!

  • Finalmente consegui localizar o assento de casamento deles.

    Solicitei o desarquivamento dos pedidos de passaporte e por sorte, junto havia uma certidão de antecedentes criminais da minha tia mais velha Maria Idalia, descobri que ela nasceu em Resende, porém, na Freguesia de Freigil.

    Coincidentemente, o pessoal do civilonline me mandou um e-mail perguntando sobre o andamento da certidão que eu já havia pago porém não encontraram, informei que havia reunido novas informações e que o casamento com quase toda certeza havia sido em Freigil.

    E batata! Foi mesmo, conforme a especulação o casamento aconteceu em 1922.

    Com isso eu termino o trabalho de reunião de documentos para dar entrada no processo.

    Muito obrigado @Guilherme Moreira e @guimoss, a ajuda de vocês foi crucial para encontrar esse documento, muito grato a toda a assistência e apoio prestados, muita sorte na caminhada de ambos.

    Abraços.

  • @Pedrojorge

    Fico feliz por ter sido uma pquena parte no seu processo.

    Se precisar de algo a mais, é so pedir.

    Boa sorte!

  • Olá pessoal

    Dúvidas iniciais por aqui


    Preciso transcrever o casamento dos meus avos e o divorcio deles para iniciar o processo de netos? pergunto pq não tenho boa relação com meu avo, é tudo difícil, mas já achei o assento de nascimento dele, se eu começar o processo só com o assento dele pode cair em exigência em Lisboa? e se por acaso cair em exigência eu teria mais ou menos quanto tempo p sanar o problema? tem algum tempo definido p esse tipo de coisa ou corro o riisco de " perder" todo o processo se o tempo for muito curto se eu não conseguir cumprir no tal prazo? como funciona essas coisas? eles deixam a gente ter mais tempo se precisar, digo se eu informar que estou tratando da exigêngia e pedir um alargamento do prazo é possível?


    Detalhe, o meu avo foi o declarante do nascimento da minha mãe e meu pai foi o meu declarante.

    Nesse caso além da duvida sobre o casamento do meu avo, tenho duvidas se preciso apresentar tb a certidão de casamento dos meus pais,essa ultima parte não me faz sentido pois não necessariamente os pais do requerente serão casados

  • guimossguimoss Beta
    editado August 2022

    @Aramac

    Preciso transcrever o casamento dos meus avos e o divorcio deles para iniciar o processo de netos?

    Depende da nacionalidade dos avós.

    Quem se divorciou foi o português ou o Requerente?

    Se ambos forem portugueses, a transcrição é obrigatória, se o casamento ocorreu no Brasil.

    Como não precisa transcrever o óbito (se vc se referiu a um português), não precisa reconhecer a sentença do divórcio em Portugal.

    Essa pergunta foi diferente (a parte do divórcio). Marquei o @Nilton Hessel e a @Leticialele para confirmarem.

    ===

    se eu começar o processo só com o assento dele pode cair em exigência em Lisboa?

    Se a esposa for portuguesa, sim.

    Se ela for de outra nacionalidade, não.

    Isso, se o casamento ocorreu no Brasil.

    ===

    e se por acaso cair em exigência eu teria mais ou menos quanto tempo p sanar o problema?

    Portugal dá 30 dias uteis + 30 dias úteis para sanar o problema.

    Se precisar de mais tempo, é só comunicar por email (que deve vir com a mensagem da exigência), dizendo que a exigência está em curso de ser sanada.

    Se o processo ficar parado por mais de 180 dias sem manifestação do Requerente, só aí que ele é extinto.

    Obs: Se a exigência for somente a transcrição do casamento, vc pide fazê-la em um Cobsulado e mandar uma imagem do assento por email.

    ===

    Detalhe, o meu avo foi o declarante do nascimento da minha mãe e meu pai foi o meu declarante.

    Se o português, casado com uma não-portuguesa no Brasil, foi o declarante do nascimento do filho, antes deste completar 1 ano de vida, a transcrição é dispensada.

    Não importa quem declarou os demais nascimentos.

    ===

    Nesse caso além da duvida sobre o casamento do meu avo, tenho duvidas se preciso apresentar tb a certidão de casamento dos meus pais,essa ultima parte não me faz sentido pois não necessariamente os pais do requerente serão casados.

    O único casamento necessário seria o do português, para fixar o sobrenome, se o registro de nascimento for de batismo, emitido pelo AD.

    Esses assentos têm o prenome.

    O seu casamento seria necessário, se vc trocou de nome, ao se casar.

    O casamento dos pais do Requerente não é necessário.

    Se precisar fixar o nome, se for um caso de dispensa de transcrição, vc pode usar o passaporte português do seu avô ou o óbito deste.

    Se for um caso de transcrição obrigatória, o assento português de casamento fixa o nome.

    Uma cópia simples dele deve ser enviada no processo e mencionada no campo "outros documentos".

    Deixe a lista completa dos documentos que vc pretende enviar, que o fórum os verifica para você.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.