Ajuda para encontrar bisavó

Olá a todos!

Antes de qq coisa, muitas vezes as pessoas pedem informações sem ter buscado o básico de pesquisas. Faço breve relato para pedir ajuda e tirar algumas dúvidas existentes:

Procuro bisavós da minha esposa, apenas neta(minha sogra) é viva.

Os avós da minha sogra são Portugueses, ELe e Ela. Achei o assento de batismo DELE, e identifiquei que no assento não possui casamento, assim eles, provavelmente casaram no Brasil. Para o assento dele consegui com ajuda do family search, e depois de 20 dias olhando nas freguesias, páginas por página, encontrei ELE.

Contudo não encontro a esposa, nenhuma pesquisa que fiz, em todos os sites que procuro. Continuo procurando no mesmo concelho dele, Ponte de Lima, porém, ela pode ser de qq lugar de portugal, já que casaram no brasil. Alguém poderia me ajudar nesta busca?

Nome: MARIA AUGUSTA DIAS (pai: Francisco Gomes / Mãe: Patrocínia de Jesus Dias)

Esposo: Manoel Alves de Lima (já encontrado)

E daí surgiram dúvidas:


1 - Foi o PAI portugues (manoel) que perfilhou(declarou a filha) no Brasil, eu terei de transcrever o casamento dele em seu assento em Portugal, já que a esposa também é Portuguesa? Se sim, tem como fazer pedido de transcrição para os 02 registros ao mesmo tempo (para constar no assento dele e dela?)

2 - Quais os passos que devo seguir?

3 conseguir o assento da esposa

4 - solicitar via site do arquivo distrital os assentos autenticados (marca dagua) para receber aqui no br?

5- conseguir a certidão inteiro teor apostilada do casamento deles no brasil? (registraram a filha em Inhauma 11 distrito do Rio de Janeiro,( já liguei lá 50 vezes em 5 telefones, não atendem) :(

6 - com esses 3 documentos, Solicitar a transcrição do casamento em PT?

7 - Copia autenticada do RG do Neta, + requerimento de apostilamento assinado por autenticidade no cartório (não precisa apostilar?)

8 - pagar a taxa de transcrição e encaminhar para uma Conservatória em Portugal. (ponta delgada é mais rápida)?

9 - somente após esta transcrição que posso dar início (pagar a taxa) para iniciar o processo de nacionalidade para a Neta?

Ufaa... agradeço se alguém puder me ajudar.

Comentários

  • editado June 2022

    @Rafags

    Eu acho que Maria Augusta pode ser de Carregal, concelho de Sernancelhe, Viseu. Você não falou que época ela deve ter nascido; veja se esse batismo seria de um irmão dela; TIF 114; último registro número 12 - a mãe aparece apenas como Patrocinia de Jesus:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063006

    Note que o Dias viria do nome do avô materno. Note também que o local (subdivisão de freguesia) é Tabosa - isso vai aparecer de novo em outros registros.

    Aqui o de outro possível irmão, Salvador; TIF 131; número 20

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063006

    Tem mais um registro de filha desse casal no FS; mas precisa destravar o registro (mais sobre isso abaixo):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FF6-DD8L

    Os livros de batismo Carregal só estão online até 1895:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1062977

    E tem registros onde aparece o nome completo Patrocinia de Jesus Dias e Francisco Gomes - aparecem como avós neste batismo no distrito de Viseu. Desconfio que o filho deles seja Antonio Augusto (o do primeiro batismo lá em cima), mas eles podem ser pais da mãe da batizada também:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTZ-ZQFY

    Não ligue muito para o que está escrito na indexação do FS para esse registro; foi feito por computador e isso leva a muitos erros - nas datas, locais, etc. Acho mais provável que a pessoa tenha nascido em Tabosa, Viseu que na Tanzânia.

    Esse batismo deve dizer onde o pai da batizada e filho do casal acima (e possível irmão de Maria Augusta) nasceu - e te confirmaria a freguesia para procurar o batismo dele e dela. Muitas vezes o batismo vai dizer onde os pais se casaram também ("foram recebidos")

    O registro está travado; aqui as maneiras de acessar (se ninguém aqui do fórum tiver outros meios):

    Ou ir num CHF

    https://www.familysearch.org/centers/locations/

    ou seguir isso:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

    Pediria também para destravar esses outros registros onde uma Patrocinia de Jesus Dias é mencionada; às vezes mesmo para os padrinhos se coloca a freguesia de origem; também pode ser uma homônima, mas tem que tentar:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XTZ-R3PC

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FFD-MCXC

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X54-495S

  • RafagsRafags Member

    @CarlosASP


    Meu nobre, você me salvou, estou aqui sem palavras.....


    Só com a sua informação da primeira linha eu a encontrei..... Ela não foi registrada/batizada de Maria Augusta, mas sim só de Maria. É verdade, me esqueci de informar que ela tinha 22 anos em 1913, quando registrou a filha no Brasil, logo de 1891. E ao pesquisar onde me indicou, no primeiro batismo do ano, em 01 de janeiro de 1891, ela foi batizada em Carregal, concelho de Sernancelhe, Viseu, apenas com o nome de "Maria". Não sei se isso será problema nos documentos dela no brasil, se terei de pedir para retificar algo, mas acho que não.

    De qualquer forma, muitíssimo obrigado, e que Deus lhe abençoe!

  • RafagsRafags Member

    @CarlosASP


    Aproveitando de sua expertise e boa vontade, estou buscando no Rio de Janeiro o Registro de Casamento da Maria (augusta lima) e do Manoel Alves de Lima, (para pedir a transcrição no consulado)

    Eles registraram a Filha Gloria de Jesus (lima dias) no cartorio da sétima pretoria de Inhauma em novembro de 1913. Nesta certidão de nascimento, afirma que os dois são CASADOS.

    No FS consegui entrar nos livros de matrimonios do RJ e procurei em praticamente todas as Circunscrições da 03 a 12a, e entre os anos de 1905 a 1913, pesquisei pelo Nome dele na ordem alfabética, e nada!

    Em seguida, consegui os registros da igreja catolica, o religioso, e procurei na paroquia de sao tiago de inhauma entre 1900 e 1913, mas também não tinha estas duas pessoas nas listas (olhei registro por registro pois não tinha índice). Sem sucesso...

    No FS encontrei os 03 Filhos que tiveram além da Gloria, porém nao aparece na busca, certidao de casamento, só de nascimento dos filhos. Estes tres filhos foram registrado em Tres Rios, pois o casal se mudou do RJ para Tres Rios, mas a primogenita foi registrada e batizada em Inhauma, daí meu entendimento que o casamento deles se deu no RJ.

    Se puder me ajudar novamente....rs

  • @Rafags

    Tem os links para a certidão de nascimento e batismo de Gloria e outros filhos? Ali não fala onde casaram? Coloca aqui que às vezes uma outra pessoa nota um detalhe que passou desapercebido.

    Se tiver feito a árvore no FS (altamente recomendado, ajuda você a organizar tudo - e ajuda os outros a te ajudar), deixe o link também. É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Normal só ter um prenome no batismo. A fixação do nome completo (prenomes mais sobrenomes escolhidos) se dará com a certidão de casamento ou óbito da pessoa. Aí esse nome "fixado" tem que bater com as certidões das gerações seguintes.

  • RafagsRafags Member

    @CarlosASP

    Sim, eu adicionei 3 dos 4 filhos dela no FS

    Encontrei essa pessoa no FamilySearch:

    Gloria de Jesus Lima (avó da minha esposa) (1° filho dos portugueses)

    https://www.familysearch.org/tree/person/G88T-XRQ

    Encontrei essa pessoa no FamilySearch:

    Rosa Da Conceição (2 Filho dos portugues)

    Encontrei essa pessoa no FamilySearch:

    Avelino Roque ( 3 filho dos portugueses)


    Mas a Certidão de Casamento...... nada....snif snif

  • RafagsRafags Member


  • @Rafags

    A quarta filha seria Dinorah?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:778X-SJT2

    Mas infelizmente nesse registro de nascimento também não fala onde os pais casaram.

    Você conseguiu achar quando Manoel e Maria Augusta chegaram no Brasil? Para ver se isso realmente elimina a possibilidade de eles terem se casado ainda em PT. É só uma especulação: Gloria nasceu no fim de 1913. Os pais poderiam ter se casado em 1911-1912 - e se isso foi ainda em PT, já seria na era do registro civil (pós 1911 em PT); os registros não estariam mais nos Arquivos Distritais, mas no civilonline.

    Notei que no batismo de Gloria de Jesus (nome do registro civil, mas que foi batizada como Maria da Gloria) aparece explicitamente que os pais eram "unidos civilmente":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KV9S-ZL?i=178&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X82-58P4

  • RafagsRafags Member

    @CarlosASP

    Carlos, rapaz, sim é a Dinorah, a filha 4. Então, eu tinha feito pesquisas nas hospedarias e no vapores que chegaram, também no arquivo nacional, que ainda nao me respondeu. Sua sugestão de terem casado em PT é uma possibilidade. Eu havia descartado pois nos assentos de nascimento não há nenhuma informação/notificação que eles casaram. Eu tinha presumido que a comunicação do casamento em portugal seria um procedimento normal, do tipo que ao casar em determinada freguesia, o registro seria enviado para constar no assento de nascimentos dos nubentes. De todo modo, eu me cadastrei aqui no CivilONLINE e fiz a solicitação (só aceitam de até 100) anos coloquei 1922 e observei que era de 1911 a '1913. Enfim, vamos ver no que dá... tomara. Se eles casaram em PT, será uma vantagem pois aí eu não precisaria transcrever o casamento, concorda?

  • @Rafags

    Olha, seu raciocínio faz sentido, mas em 1911 não sei se a coisa funcionava tão bem assim - quanto mais por ser o período de mudança de registro religioso para civil. Por isso coloquei como especulação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.