Renúncia de Nacionalidade Portuguesa

Gostaria de relatar uma situação.

O Português nascido em 1909  veio para o Brasil , casou-se em 1937 com uma brasileira.

Em 1940 se naturalizou Brasileiro e assinou no mesmo ano uma declaração de renúncia da nacionalidade Portuguesa; vi o documento que para mim é inusitado .

Pelo que me informei essa era a legislação da época, esse fato fez com que milhares  de estrangeiros permanecessem no Brasil de forma totalmente irregular, sem qualquer documentação; não se naturalizavam pois perderiam a nacionalidade anterior; tanto é que no final dos anos 60 , inicio da década de 70, foram todos obrigados a comparecerem no antigo Serviço de Estrangeiros para a devida identificação.

Minha dúvida é  a seguinte : a renúncia da nacionalidade do português ocorrida em vida é motivo de impedimento ao pedido de Nacionalidade por parte de seus descendentes?

No caso da cidadania Italiana sei que exigem um documento emitido pela Policia Federal , atestando que o nacional italiano não renunciou a sua nacionalidade, alguns amigos se surpreenderam com essa exigência .

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.