Emissão do cartão de cidadão/CC

A cidadania portuguesa do meu pai já saiu (graças a ajuda espetacular desse fórum).

E já temos dúvida:

Ele deve aguardar a transcrição do casamento dele ficar pronta para tirar o CC? Poderiam nos esclarecer o próximo passo agora?

Obrigada!!

Comentários

• @larissa_erm

Para fazer a sua nacionalidade, basta o assento impresso.

Ele só precisa fazer CC e PEP se tem intenção de usá-los para viajar pelo mundão, ou para "se sentir português".

Ele precisa transcrever o casamento se:

• pretende dar continuidade, e fazer a nacionalidade da esposa;
    • pretende fazer o CC e PEP (porque o estado civil vem na carteira, ainda que não mude de nome)
    • se ele (agora português) não foi o declarante de sua certidão de nascimento, ou se ambos, pai e mãe são portugueses, (ou se seu pai teve mais de um casamento, sendo sua mãe casada com ele)

Se seu pai foi o declarante na sua certidão de nascimento antes de 1 ano de idade (é na maioria dos casos), e se casou com sua mãe, ou nunca se casou com sua mãe, para sua nacionalidade, você não depende de transcrição do casamento, nem de seu pai fazer CC e PEP.

Seu pai pode fazer o CC e PEP sem transcrever o casamento. Como o nome do marido não muda no casamento, teria pouco impacto. Mas se fizer a transcrição depois de fazer o CC, o estado civil vai continuar como "solteiro" até trocar o CC.

• Desculpe a intromissão. Mas o estado civil não vem impresso no cartão físico do CC.

O estado civil não pide ser mudado via leitor de cartão depois???

• editado June 2022

@Rafael Barbosa

No caso de não mudar de nome (geralmente o homem), basta alterar o dado.

Mas não sei como se daria essa alteração. De qualquer maneira é um aborrecimento extra, que pode ser evitado.

Eu não sei dizer, porque eu fiz na ordem certa, e nunca precisei alterar essas coisas, nem mesmo endereço.

Imagino que teria que levar ao consulado para alterar.

• @gandalf e @Rafael Barbosa

Eu vi relatos de algumas conservatórias pedindo o CC do português para fazer a transcrição do casamento. Por isso, assim que ficou pronta a nacionalidade dele, eu entrei com o agendamento para o CC.

Porem, agora me veio essa dúvida quanto ao estado civil… Realmente não consta o estado civil no CC físico, mas como ele faria então para alterar esse dado depois de feita a transcricao do casamento? Se for o caso apenas de esperar a transcrição é melhor…

De todo jeito, acho que vou junto com ele no dia agendado pra emitir o CC e perguntar o que é melhor a se fazer então.

Muito obrigada pelas respostas! Vocês são 10000!

• editado June 2022

@larissa_erm

Não precisa esperar o dia. Eu lhe digo agora. O melhor é fazer antes, se for possível, e se 120€ +docs não for lhe apertar.

Dependendo do estado onde mora, a transcrição pode ser rápida. Veja no site do seu consulado português pq muda para cada um.

Em BH e Brasília precisa agendar antes, mas você leva os documentos, eles fazem a transcrição, e vc sai com o documento na mão. Caso esteja com CC agendado, eles fazem na hora a transcrição antes de emitir o CC.

No Rio e em Santos, vc pode mandar os docs por SEDEX, a transcrição sai em 2-3 semanas, e vc recebe pelo correio. Depois faz o CC separado.

• Te digo o que fiz. Antes de solicitar o CC fiz a minha transcrição de casamento também.

Se tem que fazer, sugiro que faça na ordem certa.

Mas creio que através de um leitor de cartões, da mesma maneira que você pode atualizar o seu endereço, também seja possível alterar o seu estado civil.

• Fiz dois no CG do Rio de Janeiro e recomendo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.