QUASE LÁ, SOCORROOOO
Olá pessoal, boa noite!
Olha eu aqui outra vez, em busca de ajuda. Como alguns já sabem estou em busca da documentação dos meus bisavós, ambos Portugueses. Manoel Gonçalves Carvalho e Ignez Moraes ( ela com sobrenome com variações).
As informações que tenho até o momento são:
Manoel Gonçalves Carvalho- Data de nascimento desconhecida, falecido em 1923 aqui no Brasil( de acordo com o registro de casamento de um dos filhos) , Nome dos Pais, Francisco Carvalho ( em 1901 já era falecido) e Julia Maria ( Em 1901 estava viva em Portugal). Informações tiradas da certidão de inteiro teor do meu avô( Brasileiro).
Ignez Moraes - Nascimento por volta de 1866 ( Data não confirmada, mas provável, uma vez que ao registro de casamento de um dos filhos, com data de 1926, diz que ela tinha na época 60 anos de idade) - falecimento em torno de 1950/1951( Data que um parente já bem idoso acredita lembrar ), Pai não consta, mãe Regina Roza em 1901 ainda era viva e morava em Portugal.( Informações que consta na certidão de inteiro Teor do meu avô.
Data aproximada do casamento 1891( informação tirada da certidão de inteiro teor do meu avô, o qual nasceu em 1901 e consta na certidão que eles vieram de Portugal casados e naquele ano, faziam 10 anos de casados).
Eu tinha esperança que na certidão do meu avô, viessem sinalizando a Cidade de origem dos pais, mas, só veio dizendo que eram Portugueses.
Já passei dias procurando no site FamyliSearch e não achei mas nenhum informação, procurei na site Tombo.pt e nada, no MyHeritage, apareceu algumas variações, porém , por ter excedido o período de teste gratuito, não me permite visualizar os arquivos. procurei no Arquivo Nacional, olhando navio por navio, levando em consideração o nascimento do primeiro filho conhecido aqui no Brasil e também não achei nada.
Por favor preciso de ajuda, para chegar na Cidade de origem deles. Não sei mas por onde procurar de uma forma gratuita.
SOCORRO!
Comentários
@MimiGugu_2022
Deve ser a emigração da família https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1033350
Nascimento do filho Antônio registro n°37 https://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV26-001-062&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PCHV26-001-062/PT-ADVRL-PRQ-PCHV26-001-062_m0063.jpg
Olá @Kleber Silva Aguiar você hoje fez meu dia muito mais feliz e eu agradeço de verdade, muitíssimo.
Os dados conferem, não temos conhecimento do filho Antônio, acredito que tenha falecido logo depois, e ela tenha engravidado novamente e por isso deu o nome de Antônio ao meu avô,...Acabei de perguntar para um primo distante, que já bem idoso, sobre José, ele acabou puxando na memória e lembrou de algo, o que confirma a informação no link que você me enviou.
Sem querer abusar, mas já abusando, com essas informações que você me ajudou ( Cidade que residiam ) eu consigo buscar as certidões deles? Eu preciso buscar as certidões dos 2 bisavós ou apenas 1 deles? Conseguiria pedir diretamente ao Distrito de Vila real, mesmo sem saber o ano de nascimento ou teria que ser na freguesia, que acho que é Vinhais? Eu vi que eram a mesma Freguesia, mas os nomes dos ´´ bairros´´, eram diferentes e não consegui identificar,...
Desde já quero agradecer muitíssimo, você fez eu dar um salto enorme em minhas pesquisas.
@MimiGugu_2022
O Kleber realmente merece todos os agradecimentos.
Quanto às certidões, entendo que precisa das 3 certidões para não ter nenhuma exigência no processo.
Por enquanto tenho os dados do bisavô Manuel:
Assento no. 3, ano 1863, freguesia Samaiões, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, batismo em 01/03/1863, nascimento em 28/02/1863.
Ainda vamos encontrar o nascimento da bisavó e o casamento.
Oi @Guilherme Moreira , bom dia!
Vocês são mágicos , videntes ou possuem uma bola de cristal?
Eu fiquei super mega emocionada, com as informações de agora.
Antes de conhecer o fórum, eu fiquei igual uma ´´ louca´´, na internet, meio sem rumo, até o momento que o Instagram começou a sugerir posts sobre Cidadania, e eu comecei a chamar e pedir orçamentos, fiz uns 6/7 e todos com valores absurdos, os quais eu não tenho condições nenhuma de pagar, oque me desanimou bastante,... Em uma pesquisa no Google, acabei sendo direcionada à um vídeo no YouTube, onde a pessoa do vídeo, indicou este Fórum, no mesmo instante entrei, li algumas coisas, eufórica e esperançosa, vi aqui no Fórum , uma luz no fim do túnel, não tinha basicamente nada ainda, nem ao mesmo tinha os nomes dos avôs do meu avô, e ainda assim, tiveram pessoas, dispostas a ajudar por empatia, solidariedade,...
Gente, de ontem pra cá eu dei um salto absurdo nas pesquisas e isso, e o mérito é de vocês @Guilherme Moreira e @Kleber Silva Aguiar e também ao @CarlosASP , que me passou informação em outro post que foi super útil, pois com registros dos irmãos dos meus avós, consegui conhecer as variações do nome da bisavó Ignez e alguns familiares, os quais eu não tinha conhecimento, mas pude confirmar a veracidade com um primo,....
Meu avô, teve filho já com 50 anos, e minha tia mais velha, não chegou a conhecer os avós, os primos mais velhos, são de segundo grau, só 2 ainda são vivos, um já com quase 90 anos , não lembra de quase nada e outro com 84, que também não tem boa memória, ambos eram muito novos, um deles nunca viu o Manoel, apenas tiveram algum contato com a Ignez, ... Nenhum dos 2 conheço pessoalmente, falo apenas via WhatsApp, e tive os primeiros contatos agora no mês de março.
Vocês me deram informações sobre a minha família, muito mais do que a minha própria família conseguiu me dar, e estão sendo a base da realização de um sonho, que de ontem pra hoje, ficou muito mais perto de realizar.
Eu só tenho agradecer toda atenção, generosidade, empatia, solidariedade,...
Muito Obrigada @Guilherme Moreira @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP
@Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira Boa tarde, vocês poderiam me ajudar? Gostaria de saber como vocês fazem para pesquisar informações no AD de uma forma tão especifica e muita das vezes certeira. Vocês utilizam somente a "Pesquisa Simples"? Pois busco mais informações dos meus antepassados.
@vinisousa4166
Encontrou sua origem portuguesa? Transcreveu o casamento que teria acontecido no Brasil?
Quanto aos Distritais uso a "Pesquisa Avançada" e o campo "Âmbito e Conteúdo" na maioria das vezes.
@Guilherme Moreira encontrei todos os documentos menos a bendita certidão de casamento. Porém como o português foi o declarante do filho antes de 1 ano, eu irei enviar assim mesmo. Queria encontrar a certidão de casamento mas como não acho eu irei tentar deste jeito. O processo é de neto.
@MimiGugu_2022 eu também fico chocada! Eu tenho certeza que eles são magos rsrsrss
Eu adoro acompanhar os casos, assim como o seu, e sempre me emociono.
@biaamourao hoje estou de folga e estou desde de manhã, grudada aqui no Pc, tentando achar informações e não encontrei nada ainda. Na verdade eu acho que não sei procurar, e aí acabo tento que olhar registro por registro o que leva muito tempo,...
@MimiGugu_2022 eu comecei fazendo minha árvore no familysearch, conforme fui adicionado as pessoas o próprio site foi recomendando documentos para eu analisar, foi aí que eu comecei a achar diversos conteúdos. Aí você acha de um parente, analisa, recolhe os dados, preenche, aí vai aparecendo mais informações. Eu fiquei fascinado e sempre que posso dou uma olhada para procurar novas informações. Meu objetivo agora é achar a certidão de casamento e passaporte