Ajuda para encontrar o registro de assentamento do Avô

Boa tarde a todos

Estou fazendo o pedido de nacionalidade portuguesa para minha esposa, ela é neta de português. Estamos na fase inicial que é a busca de documentos. Queria encarecidamente pedir a ajuda de vocês para encontrar o regusto de batismo do avô da minha esposa em Portugal.

Segue as informações que temos do português:

Nome: [removido]

Data de nascimento: 18 de abril de 1897

Nome do Pai: [removido]

Nome da mãe: [removido]

Caso alguém possa ajudar a encontrar agradeço demais a ajuda!

Comentários

• guimossguimoss Beta
    editado July 2023

@HelenoAndrade

Encontrei vários registros religiosos do Ceará.

É onde o seu antepassado fixou residência?

Se for, eu sugiro vc folhear os livros pelo casamento religioso.

Eles costumam ser mais detalhados e informar a localidade do nascimento dos nubentes, inclusive de estrangeiros.

===

Nesse link de batismo brasileiro, há a menção de um [removido], casado com [removido].

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-BT9Q-T7?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FDW-HP1P

É muito parecido para ser uma coincidência. Será que o avô e o bisavô da sua esposa tinham o mesmo nome?

===

Um dos vários batismos em que um [removido] é casado com [removido]:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939V-BT9Q-T7?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FDW-HP1P

Abraços

• @HelenoAndrade

É possível que haja um "de Castro" no nome do avô português?

No 1° registro acima, consta esse sobrenome adicional.

• @HelenoAndrade

Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

• @guimoss boa tarde

Sim ele fixou residencia no Ceará. Morou em Fortaleza, no bairro montese. Foi policial civil, morreu em 1969 e foi enterrado no cemiterio da parangaba ou porangaba, em Fortaleza

• @HelenoAndrade

Então, é fazer o que eu te sugeri acima.

Se vc conseguir responder as perguntas acima, vc estará mais próximo de encontrar o seu antepassado.

Obs: verifique a sua marcação.

A sua msg não apareceu nas notificações.

Tem que fazer como o indicado acima.

Abraços

• @HelenoAndrade

Se vc colocar o nome de todos os envolvidos, a busca ficará mais fácil.

Coloque do Português até o Requerente, incluindo os oais, cônjuges, lugares e datas.

Só cuidado com dados privados.

• HelenoAndradeHelenoAndrade Member
    editado July 2023

@guimoss

O nome do pai do português é [removido] e a mãe é [removido]. conferimos na certidão de nascimento do pai da minha esposa, creio que foi coincidencia com esses registros religiosos que vc achou

Segue sequencia de nomes para ver se facilita a busca:

Requerente: [removido] ( minha esposa e neta do portugues)

O Português [removido] ficou viuvo e casou com [removido] que Mudou nome para [removido] por volta de 1960 no Ceará. Moravam no bairro Montese em Fortaleza.

Nasceram : [removido] (pai da minha esposa) em 1961, e [removido] (tio da minha esposa) em 1963

O Português faleceu em 1969, foi enterrado no cemiterio da Parangaba, em Fortaleza. Ele foi policial civil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.